Simulador de parecerista para artistas que querem se inscrever em editais

Iniciativa visa ajudar projetos culturais a serem bem elaborados, potencializando a aprovação em  editais públicos e privados, além, de disponibilizar um kit com e-books e ferramentas que irão  alavancar projetos de cultura.  

A área cultural e artística é uma das áreas mais afetadas pela pandemia da COVID-19. O fechamento de museus, cinemas, galerias, teatros, shows e feiras expositivas, paralisaram toda a rede de cultura e entretenimento, acometendo milhões de postos de trabalho no país. Com a paralisação das atividades e eventos presenciais, o mercado teve que se adaptar ainda mais  ao mundo online. 

O novo cenário não inibe os artistas de seguirem em busca de recursos para a execução de  seus projetos e tanto as empresas públicas quanto privadas buscam iniciativas para apoiar essa parcela do mercado que representa 2,64% do PIB do Brasil. É cada vez mais nítido que a cultura gera empregos, renda e leva desenvolvimento aos brasileiros.  

Notícia recente é a regulamentação da lei Aldir Blanc, oferecendo auxílios emergenciais para artistas e profissionais da cultura; auxílio para manutenção de espaços impactados pela pandemia; e viabilização de editais de cultura e aquisição de bens por parte das secretarias. 

Pensando em criar soluções e deixar o acesso a esses recursos e incentivos cada vez mais  próximo da realidade dos artistas, as parceiras de negócios e pareceristas de projetos culturais, Alana Menk e Letícia Zucco se uniram para orientar proponentes a terem um projeto bem  elaborado, potencializando a aprovação em editais públicos e privados. 

Como funciona

A Consultoria Projetos Culturais te ajuda de três formas:  

  •  Realizando a simulação de parecerista, ou seja, seu projeto é analisado detalhadamente  por duas parecerista antes do envio do seu projeto pronto;  
  • Conversas de capacitação. Essa modalidade é para você que está com dúvidas em pontos específicos de um projeto; 
  • Kit de ferramentas para você que gosta de fazer tudo por conta própria. As ferramentas também te capacitam a elaborar o seu modelo de projeto do zero, mesmo que você não tenha nenhuma experiência. 

Além disso, dentro do site as consultoras oferecem um teste rápido de maturidade do seu projeto de forma gratuita. 

Você pode saber mais detalhes sobre o projeto e fazer o teste clicando neste link.

Sobre Alana Menk e Letícia Zucco  

Letícia Zucco é formada em Licenciatura em Letras pela UNICID (Universidade Cidade de  São Paulo), atua na área da literatura desde 2016 com o blog Estante LZ e realiza projetos e eventos na área da literatura dentro e fora da região do Vale do Paraíba. Foi analista de atendimento do SEBRAE São José dos Campos e desde então aplica seus  conhecimentos e ferramentas em projetos e iniciativas culturais, realizando trabalhos de  parecerista e criadora de conteúdo na área cultural.  

Alana Menk é formada em Audiovisual pelo SENAC e em Letras pela USP, e possui em MBA em Bens Culturais — Cultura, Economia e Gestão pela FGV.  

Especialista multi-linguagem, Alana ainda é formada em ballet clássico pela Royal Academy, e desde 2012 estuda danças de salão, com foco em samba de gafieira, forró e zouk, além de outros ritmos.  

Desde 2010 atua com projetos e iniciativas culturais, realizando trabalhos como gestora,  desenvolvedora de negócios, analista e parecerista de projetos.  

Do apoio e suporte inicial na elaboração e capacitação do seu projeto de cultura à análise e  avaliação final com simulação de pareceristas experientes.

Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *