Escritora catarinense lança livro em que reflete sobre o lugar do erotismo

Travessia de Salomé – Escrever o Erotismo, o primeiro livro de Louise Salomé, está disponível nas plataformas digitais.

Travessia de Salomé – Escrever o Erotismo é “uma jornada em que tese acadêmica, escrita poética, diário de viagem, prosa ensaística e literatura erótica se mesclam sem atrito ou conflito”. Este trecho escrito por Rubens Rewald, cineasta e professor da USP, é o mais legítimo convite para você entrar nesta travessia, que é livro de estreia da autora catarinense Louise Salomé.

Em seu percurso, Louise Salomé perpassa toda uma reflexão sobre o lugar do erotismo. A obra não segue uma ordem obrigatória e não é dividida em capítulos, mas, sim, em quatro livros, que transitam da morte ao gozo, passando pelo desejo e a angústia.

O Livro 1 traz a Morte como uma falta de presença em si mesma, filosofando em uma conversa entre autores, passando por Hegel, Freud, Nietzsche, Paul B. Preciado, Platão, Lacan e muitos outros. O Livro 2, o Desejo, mostra-se um exercício de cura ao transformar em palavras o desejo da escrita, e a escrita do desejo, sempre faltante e inacabado. No Livro 3, a Angústia, vem a criação da personagem escritora, desta vez escrito em fragmentos, contos, auto ficção e em um diário de bordo da travessia. O Livro 4, o Gozo, é de contos e poemas, finalizando a jornada.

Nascida em Balneário Camboriú (SC), a escritora é bacharel em Filosofia e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Lança seu primeiro livro aos 35 anos, num mergulho de palavras, com sensibilidade e profundidade. Mostra que escrever é também um ato erótico.

O projeto foi financiado pelo Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes, edição 2019.

O livro contou com a edição de Fábio Brüggemann. A capa, o projeto gráfico e a editoração são do Estúdio Semprelo. A imagem da capa e as ilustrações são da artista Camila do Rosário, com manuscritos de Louise Salomé. A produção é de Thais Alemany, da Expancine Produções, e a foto da quarta capa é de Letícia Ichnaz.

Devido à pandemia, o lançamento do livro foi realizado online, no último domingo (6), domingo, no Instagram, onde estão sendo disponibilizados vários tipos de arte tendo o texto do livro como matriz.

 O livro está à venda, ao custo de R$ 30,00. É possível obter uma cópia clicando neste link e também pelo número WhatsApp (47) 99985-6303. Se quiser, visite também o perfil do livro no  

Abaixo, um trecho de A Travessia de Salomé – Escrever o Erotismo, página 124.

“Como escrever o erotismo?

Não posso escrevê-lo senão enquanto o excrevo

Porque ele passa em mim

Jorra do meu corpo, num disparo

Não posso escrevê-lo senão enquanto ele se inscreve em mim

Assim como a madeira pode ser desenhada, cavada, talhada

Meu corpo servindo como carimbo de impressão

O que é escrever o erotismo?

Não posso escrevê-lo senão como um grito!

A boca por milênios sufocada

E o desespero abafado

As palavras não são suficientes para dizer o erotismo,

Nem o erotismo se basta em palavras

Fantasia delineada

Preciso de outra língua

Mais molhada”

Por Josie Mendes, com edição de Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *