Festival Literário de Itajaí segue até sábado

Evento, que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, conta com feita de livro, lançamentos, oficinas e muito mais. 

A terceira edição do Festival Literário de Itajaí (FLI) começa nesta quinta-feira (7) e segue até sábado (9) com várias atrações, incluindo feira de livros, lançamentos, oficinas, contações de história, roda de conversa, shows, mesa redonda e palestras.

Nesta quinta-feira, o dia começou com oficina ministrada por Telma Scherer e Milu Leite, dedicada para formação  de escritores, produtores, editores e fãs de literatura. A partir das 11h, a feita se abre, com sete editoras de quatro estados brasileiros. A feira fica aberta até as 19h nos três dias do festival.

Ao meio dia, rola pocket show com a banda Siri na Lata, seguida pela contação de história de Édina Calegaro. Às 14h30, o público contará as “Memórias do Mundo”. Às 16h, acontece uma roda de conversa com Mafê Probst, Martha Wibbelt, Samuel da Costa e Nilson Weber, com o tema “A Cena Literária de Itajaí”.

A partir das 18h, cinco autores itajaienses (Martha Wibbelt, Leonardo Teixeira, Nilson Weber, André Pinheiro e Anderson Bernardes) lançam seus livros (Pela Contramão, Liberdade Cativeiro, Tábua de Marés, Num Copo de Blues Bebo Poesia, Não Arranquem Os Vermes de Mim), com direito a apresentação deles e sessão de autógrafo.

Por último, acontece palestra com Cristóvão Tezza, vencedor do Prêmio Jabuti, a partir das 19h. O tema do evento será “Literatura Liberta”. Ingressos serão distribuídos gratuitamente uma hora antes do evento.

Segundo dia

Na sexta-feira (8), o dia começa com oficinas de gestão de carreira literária, com Andressa Tabaczinski, e oficina de conto com Daniel Osiek, a partir das 8h30. Quem tiver interesse me participar, precisa se inscrever através de formulário que você encontra clicando aqui.

Haverá poesia de rua às 12h, contação de histórias às 14h30, show com Chico Preto e banda às 17h, além do lançamento de livros de autores de fora de Itajaí às 18h. São eles: Cláudio Schuster, Daniel Osiecki, Glória Kirinus, Isadora Krieger, Paulo Gaiger, Rosa Maria Mariotto, Saíle Bárbara Barreto, Telma Scherer e Vilmar Carneiro. Haverá também apresentação das obras e sessão de autógrafos.

Entre 19h e 21h, ocorre uma mesa redonda com Eduardo Lacerta e Flávia Iriarte, com o tema “Editora Independentes e Bibliodiversidade”.

Terceiro dia

O último dia de evento, no sábado (9), conta com duas oficinas, uma de artes integradas com Marcoliva, e outra sobre romance e criação literária com Vera Saad, a partir das 8h30. Novamente, é necessário preencher formulário para participar — clique aqui.

No domingo, a feira de livro funcionará das 9h às 18h. Às 9h, haverá show infantil com Willian Goe, Bárbara Damásio e Ricardo Domingues. Às 10h, rola contação de história, às 11h tem lançamento de livros infanto-juvenis.

Acontece uma mesa redonda às 14h30, sobre literatura para a infância, com Glória Kirinus e Renato Moriconi. Às 16h30, tem poesia no sarau “Liberte Seu Imaginário”. Mais tarde, tem lançamento de livros. E o dia fecha com a última mesa redonda do festival, com tema “Literatura Negra”, com Eliane Debuss e Plínio Camilo.

O festival, por fim, se encerra com o show O Som da Palavra, com Marcoliva Quinteto, no Mercado Público de Itajaí, às 20h30.

Para saber mais informações, o telefone da Fundação Cultural de Itajaí é (47) 3349-1516. Você pode conferir a programação completa com mais detalhes sobre os participantes clicando aqui. Caso opte por um guia mais simples e direto, confira abaixo a arte.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *