Onde assistir no cinema O Irlandês, novo filme de Martin Scorsese, no Brasil

O filme da Netflix tem sessões garantidas em Curitiba, Fortaleza, Salvador, entre outras cidades a partir de 14 de novembro.

O Irlandês, novo filme de Martin Scorsese, é um dos projetos mais queridos e ambiciosos do diretor. Depois de finalizado, o roteiro esperou 10 anos para conseguir ter o financiamento para bancá-lo. No caso, a única empresa disposta a se arriscar a criar um filme de três horas e meia e com orçamento de US$ 159 milhões foi a Netflix.

O longa-metragem teve garantida sua estreia nos cinemas antes de entrar no catálogo da Netflix, o que acontecerá dia 27 de novembro. Nos Estados Unidos, a estreia ocorreu na última sexta-feira (1), em apenas oito locais. No Brasil, a estreia está prevista para a próxima semana, no dia 14 de novembro, e deve, curiosamente, contar com mais salas do que no país de origem.

Faltando menos de 10 dias, poucas informações acerca da distribuição e exibição no circuito brasileiro foram divulgadas. Até segunda-feira (4), a Netflix afirmava que ainda não tinha informações sobre o longa nos cinemas. No entanto, nossa reportagem levantou alguns detalhes sobre a estreia de O Irlandês no Brasil.

Imagem
Foto: Netflix

O debute do longa-metragem de Martin Scorsese está garantido em pelo menos sete cinemas no país: Cine Passeio, em Curitiba (PR); Cinemas Teresina, em Teresina (PI); Cine Cultura Palmas, em Palmas (TO); Circuito Saladearte Cine Daten Paseo, em Salvador (BA); Cine Arte UFF, em Niterói (RJ); Cineteatro São Luiz e Cinema do Dragão do Mar, em Fortaleza (CE). O número final, no entanto, deve ser bem maior.

A O2 Play é a distribuidora do filme no país. Procurada, disse que todas as informações são fornecidas somente via Netflix e que um release da empresa de streaming com todas as salas de cinema deve ser disponibilizado até, mais tardar, na quinta-feira (7).

O que se sabe é que O Irlandês não deve ter apenas sessões únicas no dia 14. Segundo apuração, parte dos cinemas selecionada para exibir o filme poderá mantê-lo em cartaz normalmente na programação semanal. O mesmo não ocorreu com Roma (também da Netflix), por exemplo, que teve apenas sessões únicas. Acredita-se que a grande diferença aqui é que nesta ocasião os cinemas terão exclusividade por duas semanas antes de o longa-metragem debutar no serviço de streaming.

Suzana Argollo, diretora financeira e de programação do Circuito Saladearte, em Salvador, confirma que O Irlandês terá sessões diárias e que provavelmente deve permanecer durante três semanas em cartaz, ainda que somente com uma sessão por dia, às 19h10, devido à longa duração da película. O Cine Cultura Palmas, em Palmas, publicou em sua página no Facebook que as exibições ocorrerão diariamente, durante 21 dias, entre 14 de novembro e 4 de dezembro, sempre às 19h.

No Cine Passeio, em Curitiba, o filme também ficará na programação semanal, em horário a definir. Enquanto isso, Cinemas Teresina, em Teresina, terá sessões diárias em dois horários, às 17h e às 21h.

Imagem
Foto: Netflix

Na capital cearense, o filme terá duas sessões exclusivas de pré-estreia no Cineteatro São Luiz, na quinta-feira, dia 14. Conforme Duarte Dias, curador do cinema do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, O Irlandês terá exibição às 14h e às 18h. O cinema, que serve de monumento histórico na cidade (foi fundado em 1958), tem capacidade para 1050 pessoas e vem sendo lembrado para pré-estreias (especialmente por ser o cinema público com maior média de espectadores por sessão no Brasil), como ocorreu inclusive com Roma.

Duarte também informa que o Cinema do Dragão do Mar, em Fortaleza, irá exibir O Irlandês, mas em sua programação normal, a partir de sexta-feira, dia 15. A informação foi confirmada após conversa com a O2 Play e Pedro Azevedo, programador do Cinema do Dragão do Mar. Ambos os estabelecimentos da capital cearense citados pertencem à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Via sua conta no Twitter, o Cine Arte UFF, de Niterói, anunciou que porá o longa-metragem de Martin Scorsese em cartaz, mas não fez especificações. Nossa reportagem tentou contato via telefone e redes sociais, porém não obteve respostas até o fechamento da matéria.

A venda de ingressos ainda está para ser definida. Ela promete ser iniciada até o fim desta semana e deve acontecer por meio de um site escolhido pela distribuidora O2 Play e a Netflix. Essa decisão é devido ao tipo de distribuição da Netflix. Como foge do modelo tradicional, os acordos não são iguais aos de uma empresa comum do meio. Neste caso, conforme três exibidores entrevistados, o serviço de streaming aluga o espaço para a exibição.

Nos próximos dias, atualizaremos esta matéria com todas as salas que irão exibir o filme, conforme forem divulgadas pela Netflix.

[Atualização às 11h25, do dia 08/11] A O2 Play divulgou a relação completa de cidades que receberão o filme. Segue abaixo:

SÃO PAULO
• Petra Belas Artes – 15h30 e 19h30
Qui, Sex e Sab também às 23h30
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-SaoPaulo
________
RIO DE JANEIRO
• Estação NET RIO – 14h, 16h30 e 20h20
• Estação Gávea – 14h, 16h30 e 20h20
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-RioDeJaneiro
________
BELÉM
• Cine Líbero Luxardo
________
BRASÍLIA
• Cine Cultura Liberty Mall – 15h e 19h
________
CURITIBA
• Cine Passeio – 19h (exceto segunda)
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-Curitiba
________
FLORIANÓPOLIS
• Cinemulti – 20h15
• Paradigma CineArte – 20h30
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-Florianopolis
________
FORTALEZA
• Cineteatro São Luiz – 14h e 18h
• Cinema do Dragão do Mar – 14/11 às 14h e 18h
15 a 21/11 às 14h e 18h
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-Fortaleza
________
NITERÓI
• Cine Arte UFF – 14/11 (16h10), 15/11 (15h40), 16/11 (19h10), 17/11 (16h40), 18/11 (19h10), 19/11 (14h40), 20/11 (16h40)
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-Niteroi
________
PALMAS
• Cine Cultura Palmas – 19h
Venda de ingressos somente online: bit.ly/Palmas-OIrlandes
________
PORTO ALEGRE
• Guion Center Cinemas – 14h, 17h30 e 21h10
________
RECIFE
• MovieMax Rosa e Silva – 15h20 e 20h50
Venda de ingressos na bilheteria do cinema
________
SALVADOR
• Circuito Saladearte Cine Daten Paseo – 19h10
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-Salvador
________
SANTOS
• Roxy Pátio Ipiranga – 14h45 e 18h45
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-Santos
________
TERESINA
• Cinemas Teresina – 17h e 21h
Venda de ingressos somente online: bit.ly/OIrlandes-Teresina
________
VITÓRIA
• Cine Sesc Glória
Venda de ingressos na bilheteria do cinema [Fim da atualização]

O Irlandês é uma saga épica sobre o crime organizado nos Estados Unidos pós-guerra. Contado através da perspectiva do veterano da Segunda Guerra Mundial Frank Sheeran, um assassino profissional que trabalhou ao lado de algumas das personalidades mais marcantes do século 20, o filme aborda um dos grandes mistérios da história americana – o desaparecimento do lendário líder sindical Jimmy Hoffa – e se transforma em uma jornada monumental pelos corredores do crime organizado: seus mecanismos, rivalidades e associações políticas.

O elenco conta com Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci, Harvey Keitel, Jesse Plemons, Bobby Cannavale, Anna Paquin, Jack Huston, Kathrine Nurducci, Ray Romano, Stephen Graham, entre outros.

Errata: Inicialmente, este artigo continha a informação de que o Cinema Dragão do Mar, em Fortaleza, teria somente uma sessão do filme, no dia 14, dada pela gerência do estabelecimento, o que foi corrigido no dia 6 de novembro, às 12h02.

Por Rodrigo Ramos

2 thoughts on “Onde assistir no cinema O Irlandês, novo filme de Martin Scorsese, no Brasil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *