Festival gastronômico Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira

Evento em Balneário Camboriú celebra 10 anos nesta edição, trazendo 36 restaurantes participantes e programação paralela. 

O Festival Balneário Saboroso, um dos principais festivais gastronômicos do Sul do país, celebra 10 anos em 2019. A edição de uma década de aniversário inicia nesta quinta-feira (4) e segue até o dia 28 de julho.

Neste ano, serão 36 restaurantes participantes os quais oferecerão menus completos por $54,90 por pessoa. Também acontece, em paralelo, uma programação com workshops, palestras, além de novas adições ao evento como a 1ª Batalha dos Chefes e a campanha solidária “Caloroso Amor“.

Com criações inéditas que prometem resgatar a gastronomia local e a identidade gastronômica do estado, o festival contará com menus com entrada, prato principal e sobremesa. Entre as mais diversas culinárias estão a portuguesa, italiana, japonesa, árabe, tailandesa, australiana e mexicana. Durante o evento, ao juntar três selos em estabelecimentos diferentes o público poderá trocar por um presente exclusivo do Balneário Saboroso.

Programação paralela

Neste ano, o festival trouxe como grande destaque a 1ª edição da Batalha dos Chefes, que contou com a participação de dezenas chefes de toda a região turística Costa Verde & Mar. As criações de pratos tiveram o resgate na cultura gastronômica local, utilizando a tainha como ingrediente principal. Dez chefes disputaram a semifinal e destes dois chefes disputarão a grande final que acontece no dia 3 de julho, às 19h, no BS Hall do Balneário Shopping. Entre as premiações, o primeiro colocado recebe um prêmio no valor de R$ 1 mil, uma bolsa integral de Especialização na Univali, além da medalha e troféu.

A programação paralela do festival traz ainda no dia 11 de julho um workshop com harmonização de cervejas: “Do Grelhado ao Malte”, com o sommelier Samuel Hochino, da Eisenbahn, e participação especial da Cervejaria Barra Sul, a partir das 19h30, no Hotel Sibara.

No dia 18, o Hotel Sibara será palco mais uma vez de um workshop com harmonização de vinhos: “Virtudes e diferenciais do Terroir da altitude” da Pericó Valley, com o sommelier Getúlio Santos da Silva. E no dia 24, a palestra “Marketing no turismo e gastronomia” encerra a programação paralela no Hotel Sibara, às 19h30. Os ingressos estarão disponíveis na sede do BC Convention a partir do dia desta quinta-feira (4), mediante a doação de agasalhos e limitado a dois ingressos por pessoa.

O festival traz ainda como novidade a campanha solidária “Caloroso Amor”. Todos os 36 estabelecimentos participantes do festival servirão de ponto de coleta de agasalhos durante todo o período do festival. As doações serão destinadas a três instituições da cidade, sendo elas: Lar São Vicente de Paula, Casa de Passagem do Migrante e Pastoral da Criança do Bairro dos Municípios.

10 anos

Para a Diretora Executiva do BC Convention, Adriana Both De Pin, a edição comemorativa de 10 anos do Balneário Saboroso chega com grandes novidades para moradores e turistas. “Chegamos à 10ª edição e somos referência hoje em Santa Catarina. Além dos menus exclusivos preparados pelos restaurantes, temos a responsabilidade de estar sempre trazendo novidades que posicionem o Festival como um produto turístico de nossa região no mês de Julho, mês onde nossa cidade comemora seu aniversário”, comenta a diretora. “Buscamos unir o melhor de nossa gastronomia através dos menus exclusivos, a qualificação através de nossos eventos paralelos, a valorização e reconhecimento dos nossos profissionais da gastronomia com a Batalha dos Chefes e para fechar a Campanha Solidária Caloroso Amor que leva a chancela do Balneário Saboroso”, destaca Adriana.

O Balneário Saboroso é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria de Turismo, Eisenbahn, Pericó, Univali e SBT SC, além dos seguintes apoiadores: Balneário Shopping, Sebrae Santa Catarina, Copa Inóx, Loft Store, Supermercado de Angelina, Unimed Litoral e Móveis Brasília.

Restaurantes participantes

Abruzzo Fresh Local Food

Armazém San Miguel

Buddies Boteco Premium

Buddies Smokehouse BBQ

Campano Carne e Fogo

Cedrus Restaurante Árabe

Champagne Restaurante & Bar

Chaplin Restaurante

Comadre Pizzaria

Didge Steakhouse Pub

Dom Amado Restaurante

Dom Rosso Grill Bar

Estaleiro Guest House Bistrô

Farm Fresh Foods (foto, crédito: Luciano Dias)

General Pepper Hamburgueria

Guacamole Cocina Mexicana

Hippopótamus Pizzaria

Hugani Trattoria

King Pizza

Kombina Felice – Passeio San Miguel

Kombina Felice – Brava Mall

La Belle Beach Club

Mad Dwarf Pub

Mangiare Felice

Mister Lucky Bistrô Bar & Restaurante

Mood Restaurante

Papparella Pizzaria

Pecorino Bar & Trattoria

Pizza Bis 3300

Pizza Bis Av Atlântica

Restaurante Drummond

Recanto Ibérico Restaurante e Petiscaria

Soho Restô Bar

Thai Garden Asian

Tribus Bar

Yujin Temakeria

Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *