Joinville recebe a 16ª Feira do Livro a partir de sexta-feira

Com programação variada, evento vai até o dia 16 de junho com entrada gratuita.

A 16ª Feira do Livro de Joinville inicia nesta sexta-feira (7) e segue até o dia 16 de junho. Com o tema “Literatura: aproximando corações”, o evento vai muito além de uma oportunidade de folhear e comprar livros de todos os segmentos e para todas as idades. A feira abre às 9h, no Expocentro Edmundo Doubrawa, com 42 expositores e 21 livrarias, enquanto a programação começa a partir das 10h, no Teatro Juarez Machado com o encontro com a escritora portuguesa Mafalda Milhões, que vai falar sobre “O que as histórias nos fazem, além de pensar?”.

A cerimônia de abertura está marcada para as 19h, com homenagem a Portugal, país no qual a feira destaca a cultura e literatura, tendo parceria com Camões — Instituto da Cooperação e da Língua, Governo dos Açores e Embaixada de Portugal. Estão confirmadas as presenças do Embaixador de Portugal no Brasil Jorge Cabral e do Cônsul Honorário de Portugal em Santa Catarina Dr. André Lipp Pinto Basto Lupi. Além de Mafalda Milhões, a Feira também traz o escritor português Nuno Costa Santos.

Na Feira do Livro de Joinville é possível aproximar leitores e autores. Quem passa pela feira pode conversar com muitos escritores locais, regionais e nacionais sobre suas obras e temas diversos. Até o dia 16 de junho o público poderá participar de palestras, painéis, bate-papos, sessões de autógrafo, apresentações teatrais e de corais, contação de histórias, encontros com autores, lançamentos, mini-curso, concursos, oficinas, workshops, desfile e muito mais.

Outros autores marcam presença nesta edição. Uma das escritoras mais respeitadas e reconhecidas do Brasil, Marina Colasanti retorna a Joinville para mais uma edição da Feira do Livro, desta vez com a proposta de debater “A fantasia que existe em todos nós”. A temática da fantasia está sempre presente nos textos de Marina, que tem como uma das suas vocações escrever para o público infantojuvenil.

Quem volta também é a escritora Thalita Rebouças, destaque no cenário infantojuvenil. Lázaro Ramos vem para lançar seu livro infantil “O Caderno Sem Rimas da Maria”.

Raphael Montes, Léo Cunha, Tino Freitas e tantos outros escritores premiados e renomados em nosso país estarão em Joinville para esse grande encontro literário.

“Trazemos para Joinville os autores que podem fazer a diferença na leitura do livro e da vida, e eles falam normalmente de tantos lugares, para tantas áreas, que, em qualquer momento, vale a pena ouvi-los”, destaca Sueli Brandão, presidente do Instituto da Cultura e Educação.

A Feira do Livro de Joinville é uma realização do Instituto da Cultura e Educação, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Eletrobras/Eletrosul e Governo Federal. Tem o patrocínio da Celesc, Philco, Britânia, Neogrid, Univille, Unisociesc, Católica de Santa Catarina, Fiesc, Colégio Bonja, Sicoob São Miguel, Ciser, Educação Adventista, Ambiental, Acredicoop, Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Döhler. Apoio Cultural do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Governo dos Açores e Embaixada de Portugal. Apoio Institucional da Associação Brasileira de Recursos Humanos de Joinville (ABRHSC), NSC TV, Join.Valle, Enjoy Events e Sesc.

Concurso

Os textos vencedores do concurso “Um(a) português(a) na minha vida”, ação que ocorre junto à 16ª edição da Feira do Livro de Joinville já foram selecionados. A comissão julgadora formada por três especialistas escolheu o trabalho inscrito de professores de escolas da cidade. Laura Meireles Gomes de Moura, da Escola Municipal Profª Karin Barkemeyer foi a grande vencedora e receberá 10 obras da língua portuguesa e R$ 1 mil. A premiação será feita durante a Feira do Livro, no dia 8 de junho, às 10h, em solenidade especial.

Com o objetivo de reconhecer e incentivar a promoção da leitura e da escrita desenvolvida pelos docentes de Joinville, o concurso visa mostrar à comunidade o envolvimento dos professores com a leitura de um escritor (ou escritora) português. A ação integra a programação da Feira do Livro e conta com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil.

País homenageado: Portugal

Portugal foi o país eleito para ser homenageado na 16ª Feira do Livro de Joinville. As comemorações irão incluir logo na solenidade de abertura uma homenagem com a interpretação de trecho do Memorial do Convento, de José Saramago, com Dora Guimarães, e a presença dos escritores portugueses Mafalda Milhões e Nuno Costa Santos; minicurso para professores: O casamento entre texto e a ilustração, com Mafalda Milhões, que também terá outros momentos no evento: “Minha trajetória – de leitora a escritora e ilustradora, livreira e editora” e “O que as histórias nos fazem, além de pensar?”; entrega dos prêmios do concurso “Um(a) português(a)  na minha vida”; lançamento e sessão de autógrafos do livro: “Pecador, me confesso – O holocausto do século XXI”, de Afonso Rocha – Portugal; encontro com o autor Nuno CostaEntrelaçando atividades em torno da literatura; “Minhas histórias de Portugal”, encontro com o autor José Santos; painel: O intercâmbio literário entre Brasil e Portugal, com o professor Francisco Tropa, Universidade do Porto/Portugal – Assessoria Internacional Univille.

Outras vertentes

A Feira é multi. Serão diversos temas abordados em painéis e oficinas, comprovando que atuamos nas mais variadas formas de compartilhamento de informação que vai além da leitura em si. Neste ano, teremos um painel sobre Fake News – notícias falsas que circulam e muita gente acredita. Você sabe por quê?. O assunto será debatido por Domingos Aquino – NSC, Maria de Lourdes Bello Zimatt e Norival Raulino da Silva Junior, da OAB Joinville.

Outro tema importante é a palestra “Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a mulher”, com Erica Paes e Cristina Machado. Erica é ex-lutadora de MMA e ensina mulheres a se defenderem de assédio ou violência. Nesta mesma linha, haverá o Painel: “Feminicídio e violência contra mulher”, com Erica Paes, Cristina Machado, AB Mulher, Polícia Civil, Dra. Maria Elisa Máximo e convidados.

Leandro Antunes Berti, Coordenador de Tecnologias Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação do Brasil vem a cidade para ministrar a palestra “A Nanotecnologia e seu impacto no empreendedorismo inovador”. “Exploraremos as bases dessa maravilhosa tecnologia que possui uma enorme contribuição nos dias de hoje para garantir nosso futuro sustentável”.

Atrações convidadas/confirmadas:

Entre os escritores convidados figuram nomes que já passaram em outras edições da Feira e outros que vêm pela primeira vez ao evento. Estão confirmados até agora os seguintes escritores:

Barbara H. Schmitt: roteirista e escritora de livros infantis

Bernadéte Costa: escritora, coordenadora Pedagógica, proprietária da Manuscritos Editora

Celso Gutfriend: professor, médico e psiquiatra, articulista, contista e poeta

Deonísio da Silva: professor, pesquisador, ensaísta e ficcionista

Érica Paes: lutadora e treinadora de MMA, fundadora  o projeto social “Eu sei me defender”

João Marcos Parreira Mendonça: escritor, pesquisador e criador de HQ

José Santos: escritor, grande pesquisador da cultura e da literatura portuguesas, é o organizador da exposição sobre Portugal, a ser realizada ainda em 2019 pelo SESC-SP

Jura Arruda: escritor e cronista

Lázaro Ramos: ator, escritor e embaixador da Unicef

Leandro Berti: escritor e coordenador de Tecnologias Estratégicas (CGTE), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações do Brasil

Leo Cunha: escritor, tradutor e jornalista, autor de mais de 40 obras infantis e juvenis, além de crônicas e traduções

Lorena Tárcia: jornalista, mestre em educação e pós-doutora em comunicação, consultora e palestrante em comunicação

Luiz Antônio Aguiar: escritor, redator, roteirista de histórias em quadrinhos, tradutor, instrutor de oficinas de leitura e criação literária e professor

Mafalda Milhões: convidada que vem de Portugal, dedica-se à ilustração, mas também é editora, livreira, autora e mediadora de leitura

Marco Haurélio: poeta popular, professor, folclorista e editor

Marina Colasanti: jornalista, artista plástica, poeta, contista e cronista, escreve tanto para crianças quanto para adolescentes

Marlete Cardoso: professora, escritora e membro fundadora da Confraria do Escritor e Associação das Letras

Nuno Costa Santos: convidado que vem de Portugal, guionista para cinema, dramaturgo, autor de programas radiofónicos e televisivos

Padre Ezequiel: padre, cantor, escritor e compositor

Raphael Montes: advogado, escritor e colunista

Roberto Crema: psicólogo, antropólogo, mestre em Ciências Humanas e Sociais, criador do enfoque da Síntese Transacional

Thalita Rebouças: jornalista carioca, escritora e apresentadora do programa The Voice, da Rede Globo.

Tino Freitas:  jornalista, músico, produtor cultural, escritor de livros infantis, e também mediador de leitura

Wlange Keindé: escritora, poeta e contista

 

Programação para o dia 7 de junho:

10h – TEATRO JUAREZ MACHADO: “O que as histórias nos fazem, além de pensar?” encontro com a autora MAFALDA MILHÕES – PORTUGAL

11h – PRAÇA DE AUTÓGRAFOS: Sessão de autógrafos – MAFALDA MILHÕES

14h – ALFREDO SALFER: Minicurso para professores: O casamento entre texto e a ilustração com MAFALDA MILHÕES – PORTUGAL

19h – PALCO PRINCIPAL: SOLENIDADE DE ABERTURA

HOMENAGEM A PORTUGAL

Interpretação de trecho de Memorial do Convento, de José Saramago  – DORA GUIMARÃES

Presenças confirmadas: Embaixador de Portugal no Brasil sr Jorge Cabral,  Cônsul Honorário de Portugal em Santa Catarina Dr. André Lipp Pinto Basto Lupi e escritores Mafalda Milhões e Nuno Costa Santos – Portugal.

A programação completa pode ser conferida no site da feira clicando aqui.

Redação

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *