Mostra Panorama Cine Arte exibe 15 filmes com entrada gratuita em Florianópolis

As Boas Maneiras, Nos Vemos no Paraíso, Uma Mulher Fantástica, Você Nunca Esteve Realmente Aqui, Deixe a Luz do Sol Entrar são algumas das obras a serem exibidas entre os dias 17 e 28 de outubro.

Entre os dias 17 e 28 de outubro, Florianópolis sedia a segunda edição da Mostra Panorama Cine Arte. Durante o período, serão exibidos 15 filmes em 22 sessões gratuitas no Cine Show e no Cinema do CIC (sessões acessíveis).

Entre comédia, drama, animação e ficção, os títulos a serem exibidos são de 17 países diferentes, incluindo França, Brasil, Chipre, Coreia do Sul, Reino Unido, Alemanha, Argentina, entre outros. Todos eles são filmes recentes, que estrearam no circuito comercial brasileiro nos últimos 12 meses. Estão na lista obras como o vencedor do Oscar Uma Mulher Fantástica, As Boas Maneiras, Nos Vemos no Paraíso (foto), Você Nunca Esteve Realmente Aqui, o vencedor do Globo de Ouro Em Pedaços e Deixe a Luz do Sol Entrar.

“A ideia da mostra é colaborar para formação do ‘olhar de cinema’ dos espectadores catarinense através de um pequeno panorama do cinema mundial. Possibilitar às pessoas o acesso gratuito a títulos contemporâneos que obtiveram premiações importantes em grandes festivais e que trazem temáticas relevantes para a reflexão sobre o momento em que vivemos em todo o globo”, destaca Tailor Morais, um dos idealizadores do projeto.

Além das sessões abertas as público, a Mostra Panorama Cine Arte realizará cinco sessões fechadas para estudantes de escolas da Rede Municipal de Educação e duas (02) exclusivas para pessoas com deficiência visual e auditivas, com LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Legenda Descritiva e Audiodescrição.

Completam a programação duas rodas de conversa com convidados e interação com o público e uma formação para educadores com a professora Ally Collaço, Mestre em Educação, com ênfase no trabalho com cinema na educação.

As sessões são gratuitas e os ingressos de cada sessão estarão disponíveis para retirada na bilheteria do cinema uma hora antes de cada sessão. A Mostra Panorama de Cinema conta com o apoio cultural do Beiramar Shopping e Cinema do CIC – MIS-SC, a promoção da Itapema FM, a Coordenação da Marte Inovação Cultural e o patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O Cine Show fica localizado no Beiramar Shopping, situado na Rua Bocaiúva, 2468, no Centro. O Cinema do CIC encontra-se no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, bairro Agronômica.

Confira a programação completa no site, na página do Facebook e também logo abaixo.

SESSÕES ABERTAS AO PÚBLICO – CINE SHOW DO BEIRAMAR SHOPPING 

Data: 17/10 (quarta-feira)  – 20h

Título: Uma Mulher Fantástica (Chile, Alemanha, Espanha, EUA) ** Sessão com Cinedebate

Direção: Sebastián Lelio

Gênero Drama  – Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. O problema é que, após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total.

 

Data: 18/10 (quinta-feira) – 20h

Título:  Zama (Co-produção Argentina, Espanha, França, EUA, Holanda, Brasil, Portugal, México)

Direção: Lucrecia Martel

Drama – Não recomendado para menores de 16 anos

Sinopse: No fim do século XVIII, Don Diego de Zama (Daniel Gimenez Cacho) é um oficial da Coroa Espanhola que deseja partir para Buenos Aires. Ele se junta a um grupo de soldados para caçar de um perigoso bandido e explora terras distantes habitadas por índios selvagens.

 

Data: 19/10 (sexta-feira) – 20h

Título: Você Nunca Esteve Realmente Aqui (Reino Unido, França, EUA)

Direção: Lynne Ramsay

Suspense/Drama – Não recomendado para menores de 16 anos

Sinopse: Um homem, veterano de guerra, ganha a vida resgatando mulheres presas em cativeiros trabalhando como escravas sexuais. Após uma missão mal sucedida em um bordel de Manhattan, no entanto, a opinião pública se torna contra ele e uma onda de violência se abate na região.

Data: 20/10 (sábado) – 16h

Título: O Motorista de Taxi (Coréia Do Sul) – Título original: Taeksi Woonjunsa

Direção: Hun Jang

Ação – Não recomendado para menores de 16 anos

Sinopse: Em maio de 1980, um taxista de Seul recebe uma proposta de um repórter estrangeiro que consiste em transportá-lo para Gwangju e depois voltar para o local de origem por uma bagatela que cobrirá meses de seu aluguel pedente. No local, o taxista descobre uma realidade que ainda não conhecia: a ditadura militar na Coreia, quando centenas de civis foram massacrados pelo governo.

Data: 20/10 (sábado) – 18h

Título: Nos vemos no Paraíso (França) (Foto 01)

Direção: Albert Dupontel

Comédia dramática – Não recomendado para menores de 16 anos

Sinopse: Em novembro de 1918, alguns dias antes do Armistício de Compiègne, Édouard Péricourt (Nahuel Pérez Biscayart) salva a vida de Albert Maillard (Albert Dupontel). Os soldados franceses não têm nada em comum, a não ser a guerra e o ódio pelo vil Tenente Preadelle (Laurent Lafitte), e são obrigados a se unir para sobreviver – uma firme parceria marcada por farsas e lealdade.

Data: 21/10 (domingo) – 16h

Título: A Raposa Má (França) – Título original: Le Grand Méchant Renard et autres contes

Direção: Benjamin Renner, Patrick Imbert

Animação – Classificação Livre

Sessões Escolares: 15, 16, 22 e 23 /10

Sinopse: Um grupo de agitados animais está em crise de identidade: a raposa pensa ser um frango, o coelho está certo de que é uma cegonha e o pato passa os dias sonhando em substituir o Papai Noel. O campo nunca esteve tão distante da paz e da tranquilidade que todos almejam quando vão tirar férias por lá.

Data: 21/10 (domingo)  – 18h

Título: Deixe a Luz do Sol Entrar (França, Bélgica) – Título Original: Un Beau Soleil Intérieur

Direção: Claire Denis

Comédia / Romance – Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: Artista plástica parisiense, Isabelle (Juliette Binoche) é uma mãe divorciada que está à procura do amor de sua vida na romântica capital da França e passa por poucas e boas entre encontros, casos, transas, brigas e desilusões. Amar e ser amada é complexo.

Data: 23/10 (quarta-feira) – 20h

Título: Em pedaços (Alemanha, França) / Título original: Aus Dem Nichts

Direção: Fatih Akin

Drama / Suspense – Não recomendado para menores de 16 anos

Sinopse: Após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci (Numan Acar) leva uma vida amorosa e tranquila com a esposa Katja Sekerci (Diane Kruger) e o filho Rocco na Alemanha. Certo dia ele e o menino estão no escritório e morrem vítimas de uma explosão criminosa, tragédia que deixa Katja sem chão. Ela batalha na justiça pela punição dos culpados, um casal neonazista, e, insatisfeita com o desenrolar do caso, decide pela vingança com as próprias mãos.

Data: 24/10 (Quarta-feira) – 20h

Título: As Boas Maneiras (Brasil, França) ** Sessão com Cinedebate

Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra

Drama/Terror – Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse:  Ana (Marjorie Estiano) contrata Clara (Isabél Zuaa), uma solitária enfermeira moradora da periferia de São Paulo, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos e sinistros hábitos noturnos que afetam diretamente Clara.

Data: 25/10 (sexta-feira) – 20h

Título: O Insulto (co-produção Líbano, Bélgica, França, Chipre, EUA) / Título original: L’Insulte

Direção: Ziad Doueiri

Drama – Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: Beirute. Toni (Adel Karam) é um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda e um dia, acidentalmente, acaba molhando Yasser (Kamel El Basha), um refugiado palestino. Assim começa um intenso desacordo que evolui para julgamento com ampla cobertura midiática e toma dimensão nacional.

Data: 26/10 (sexta-feira) – 20h

Título: Mulheres Divinas (Suíça) / Título Original: Die Göttliche Ordnung

Direção: Petra Biondina Volpe

Drama / Comédia – Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: Suíça, 1971. A jovem dona de casa Nora (Marie Leuenberger) vive com seu marido e seus dois filhos numa pequena aldeia. Até então sua vida era tranquila e não tinha sido afetada com as grandes revoltas sociais e o movimento de 1968, mas, é aí que Nora começa a fazer campanha pelo direito de voto das mulheres.

Data: 27/10 (sábado)- 16h

Título: Praça Paris (Portugal, Argentina, Brasil)

Direção: Lucia Murat

Drama – Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: Rio de Janeiro. Camila (Joana de Verona) é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória (Grace Passô), ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas (Alex Brasil), é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como algo essencial em sua vida.

 

Data: 27/10 (sábado)  – 18h

Título: Antes Que Tudo Desapareça (Japão)

Direção: Kiyoshi Kurosawa

Elenco: Masami Nagasawa, Ryuhei Matsuda, Hiroki Hasegawa mais

Ficção científica – Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: Narumi Kase (Masami Nagasawa) está com uma desconfiança enorme e não faz ideia do que fazer. Isso porque seu marido, Shinji Kase (Ryuhei Matsuda), voltou para casa depois de dias desaparecido e, misteriosamente, parece ser outra pessoa, mais gentil e amável. O que ela nem imagina é que, na verdade, o corpo de Shinji foi assumido por um alienígena que veio anunciar uma invasão à Terra.

Data: 28/10 (domingo) – 16h

Título: A Tartaruga Vermelha (França, Bélgica, Japão)

Direção: Michael Dudok de Wit

Animação – Classificação Livre

Sinopse: Após sobreviver a um naufrágio, um homem se vê em uma ilha completamente deserta. Lá ele consegue se manter, através da pesca, e tenta construir uma jangada que lhe permita deixar o local. Só que, sempre que ele parte com a embarcação, ela é destruída por um ser misterioso. Logo ele descobre que a causa é uma imensa tartaruga vermelha, com quem manterá uma relação inusitada.

Data: 28/10 (domingo) – 18h

Título: O Orgulho (França, Bélgica) / Título original: Le Brio

Direção: Yvan Attal

Drama – Não recomendado para menores de 12 anos

Sinopse: Neïla Salah (Camélia Jordana), moradora do subúrbio de Paris, quer ser advogada e desde o primeiro dia de aula na universidade entra em confronto com Pierre Mazard (Daniel Auteuil), veterano professor conhecido por seus ataques de explosão, preconceitos e arrogância. Filmado pelos alunos fazendo comentários extremamente grosseiros e racistas, ele é desafiado a preparar Neïla para vencer um concurso acadêmico de retórica em troca de uma segunda chance de seus superiores. As diferenças são muitas, assim como é enorme a quantidade de ensinamentos que um pode oferecer ao outro – caso consigam se entender.

SESSÕES ACESSÍVEIS  EM LIBRAS, LEGENDA DESCRITIVA E AUDIODESCRIÇÃO – CINEMA DO CIC

Data: 21/10 (Domingo) – 15h30

Título: Praça Paris (Portugal, Argentina, Brasil)

Direção: Lucia Murat

Drama – Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse: Rio de Janeiro. Camila (Joana de Verona) é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória (Grace Passô), ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas (Alex Brasil), é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como algo essencial em sua vida.

Data: 28/10 (domingo) – 15h30

Título: As Boas Maneiras (Brasil, França)

Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra

Drama / Não recomendado para menores de 14 anos

Sinopse:  Ana (Marjorie Estiano) contrata Clara (Isabél Zuaa), uma solitária enfermeira moradora da periferia de São Paulo, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos e sinistros hábitos noturnos que afetam diretamente Clara.

Por Carla Lins e Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *