Principais corpos hídricos de Balneário Camboriú são mapeados em pesquisa

Livro com levantamento fotográfico que documenta as transformações dos rios, córregos e lagoas do município faz parte do projeto.  

Identificar, reconhecer e valorizar os corpos hídricos (córregos, lagoas, regiões de várzea, ribeirões) do município é o objetivo do projeto “Um olhar para os Córregos e Lagoas de Balneário Camboriú”. A iniciativa, que tem o patrocinado da Fundação Cultural de Balneário Camboriú por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), também pretende analisar a relação destes corpos com a paisagem urbana e o processo de desenvolvimento ocupacional destes espaços.

A primeira etapa do projeto foi o desenvolvimento de uma pesquisa, realizada em 2017, onde foram levantados documentos fotográficos históricos, além da realização de entrevistas com antigos moradores e visitas aos principais corpos hídricos, que ao longo do desenvolvimento da cidade, sofreram maior impacto na sua paisagem chegando a atual inexistência. Com este material a pesquisa apresenta o antes e depois destes corpos, onde é possível constatar as mudanças e interferências das ações do homem nestas paisagens.

Como forma de registro e disseminação do conteúdo pesquisado, o projeto irá lançar um livro que pretende auxiliar na reflexão de como estamos lidando com nossos rios, lagoas e ribeirões. Para reforçar a difusão destas informações, o projeto realizará algumas palestras em escolas da rede municipal de ensino do município e distribuirá alguns exemplares para os alunos.

Conheça mais sobre o projeto no blog: corregoselagoasbc.wordpress.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *