Provocações Urbanas traz cultura às ruas de Itajaí e Balneário Camboriú

Evento conta com apresentações de artistas catarinenses, chilenos e argentinos.

Acontece nos próximos 15 dias a 3ª edição do Provocações Urbanas. O evento traz para Itajaí e Balneário Camboriú um pouco de arte e cultura para o cotidiano da vida das pessoas.

Durante o festival, participarão das intervenções artistas catarinenses, argentinos e chilenos. Em Itajaí, as ações ocorrem na Rua Hercílio Luz, entre os dias 2 e 8 de agosto. Enquanto em Balneário Camboriú as atividades rolam em diferentes praças da cidade, como Praça Bruno Nitz, Praça Almirante Tamandaré e Calçadão Central, de 10 a 16 de agosto.

Na programação, há vários grupos e artistas itajaienses como Eranos Círculo de Arte, Karma Cia de Teatro, Sandra Coelho, Osmar Domingos e Circo Pirata. Ainda de Santa Catarina também está presente o Cirquinho do Revirado, do município de Criciúma. Os hermanos confirmados são Cia Mestre Lunas, do Chile, e Gabriela Clavo y Canela, da Argentina.

Destaque para a atração “Instantes de Passagem”, que será composto pelos grupos argentino, argentino e o iajaiense Eranos Círculo de Arte. A apresentação, premiada pelo prêmio Iberescena 2017, contém seis caixas lambe-lambe, que convidarão o público a refletir sobre a passagem da vida para a morte.

Confira a programação completa.

Itajaí – sempre no calçadão Hercílio Luz

02/08 – 15h
POR ONDE ANDEI
Leandro Maman (Eranos Círculo de Arte)

03/08 – 15h
DESVIA
Karma Cia de Teatro

04/08 – 15h
ATO PÚBLICO
Osmar Domingos

05/08 – 11h
GARILHANDO
Circo Pirata Show

07/08 – 15h
CIDADE E ALMA
Sandra Coelho (Eranos Círculo de Arte)

08/08 – 15h
INSTANTES DE PASSAGEM – Sexteto lambe-lambe
Cia Mestre Lunas(Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil)

Balneário Camboriú

10/08 – 15h | Praça da Cultura
INSTANTES DE PASSAGEM – sexteto lambe-lambe
Cia MestreLunas(Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil)

11/08 – 15h | Praça Bruno Nitz
DESVIA
Karma Cia de Teatro

12/08 – 15h | Praça Alm. Tamandaré
JÚLIA
Cirquinho do Revirado

13/08 – 15h | Calçadão Central
POR ONDE ANDEI
Leandro Maman (Eranos Círculo de Arte)

14/08 – 15h | Calçadão Central
GARILHANDO
Circo Pirata Show

15/08 – 15h | Calçadão Central
ATO PÚBLICO
Osmar Domingos

16/08 – 15h | Av. Brasil próximo ao Atlântico Shopping
CIDADE E ALMA
Sandra Coelho (Eranos Círculo de Arte)

Detalhes sobre as atrações

POR ONDE ANDEI – Leandro Maman (Eranos Círculo de Arte)

Performance que busca ressignificar a trajetória no espaço urbano. O foco está nos pés e seu contato com a cidade, na busca por pisar em um solo que difere, contrasta e se sobrepõe ao concreto cinza e sem vida.

DESVIA – Karma Cia. de Teatro

DESVIA é a primeira ação compartilhada do projeto Cartografia do Assédio, uma performance urbana em processo, que investiga a presença do corpo feminino na rua e as violências cotidianas a que ele está sujeito a partir da posse machista do território público. Partindo de procedimentos documentais, a ação busca reconstruir a experiência coletiva da rua como espaço simbólico de convivência e conflito, em busca do ato performático como forma de resistência e desconstrução de práticas opressivas.

ATO PÚBLICO – Osmar Domingos

Um musical dividido em três partes (purgatório em Itajaí, dia 04; inferno em Balneário Camboriú, dia 16; e paraíso, online, dia 30), Ato Público acompanha a jornada de Osmar, um personagem que, submetido ao choque de decisões políticas neoliberais fictícias, luta por não se tornar obsoleto na economia (e assim, para não ser inútil na sociedade) ao realizar números urbanos para juntar dinheiro para comprar um microondas de última geração sem ter que fazer crediário.

GARILHANDO – Circo Pirata Show

Dois garis usando a linguagem do Circo com malabarismo, equilibrismo de objetos não convencionais para tratar de um preconceito social devido a invisibilidade pública desses trabalhadores, dando-os um pouco de reconhecimento. Performes:Caroline Voltolini e Emanuel Delgado.

CIDADE E ALMA – Sandra Coelho

Não só a psicoterapia, mas a própria arquitetura, o planejamento urbano, o design e todas as chamadas ciências humanas são atingidas pela percepção da alma no mundo, da cidade como realidade psíquica. O retorno da alma no mundo, como propõe James Hillman, dessubjetiviza o enfoque puramente ecológico e inclui a urbanidade como campo válido de experiências psicológicas. A ação Cidade e Alma propõe a sensibilização de locais patológicos, abandonados, sujos e mau cuidados da cidade, através da ação de desenhar formas delicadas.

INSTANTES DE PASSAGEM – sexteto lambe-lambe

Cia MestreLunas (Chile), Gabriela Clavo y Canela (Argentina) e Eranos Círculo de Arte (Brasil)

Instantes de Passagem é um conjunto de seis caixas lambe-lambe, que trata do instante da passagem da vida para a morte – esse momento privativo e peculiar do último suspiro, em que a vida orgânica cessa. Cada caixa do sexteto trará uma abordagem diferente e particular para esse tema universal. São narrativas inspiradas em histórias íntimas do contato com o instante da passagem de cada caixeiro, contadas em segredo para uma pessoa por vez. O projeto Instantes de Passagem foi premiado pelo edital Iberescena de Co-produção de espetáculos 2017.

JÚLIA – Cirquinho do Revirado

Júlia, uma mulher das ruas, vem chegando. Palheta, seu fiel escudeiro, é quem a conduz. Na bagagem, coisas do mundo, coisas da vida, tantas coisas. Entre realidade e ilusão há uma linha muito tênue, onde uma mulher sem pernas seria capaz de rodopiar. Esta dupla errante gira o mundo ou é o mundo quem os gira? Excluídos pelos excluídos, dizendo-se donos dos restos de um circo incendiado, Júlia e Palheta “se viram”. Não é fácil ter pernas!

Produção: Eranos Círculo de Arte

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *