Ivo Müller ministra oficina de atuação em Balneário Camboriú

A oficina “O Ator e o Audiovisual – Cinema, Televisão e Internet” acontece nos dias 22 e 23 de julho, na Gestalt.

Acontece neste fim de semana a oficina O Ator e o Audiovisual — Cinema, Televisão e Internet, ministrada pelo ator Ivo Müller. Entre os dias 22 e 23 de julho, o artista irá abordar técnicas de atuação no meio audiovisual, dos aspectos teóricos aos práticos.

O público alvo são pessoas interessadas na área, profissionais (atores, diretores, roteiristas, escritores) ou não. O curso, que terá o total de 12 horas (das 10h às 13h e das 14h às 17h, nos dois dias), tem um custo de R$ 200 por aluno, com descontos para associados à Cineramabc Arthouse.

As inscrições podem ser feitas até o dia 22. O pagamento pode ser realizado através do site Sympla ou in loco na Cineramabc Arthouse. Após a transação, é necessário enviar um email para o endereço residencia@cineramabc.com com informações básicas como nome completo, data de nascimento, número de documento (RG ou CPF), telefone, email para contato, currículo, fotografia e comprovante de pagamento.

A oficina acontece na Gestalt Coworking, localizada na Rua 902, 975, em Balneário Camboriú.

Sobre a oficina e a metodologia

A primeira parte da oficina será uma aula sobre questões técnicas do trabalho do ator nos meios audiovisuais e questões relacionadas ao tema: Cinema x Televisão x Internet e também a relação com o Teatro. Haverá tempo para perguntas e respostas dos alunos.

Depois partirá para exercícios práticos com ênfase nos seguintes pontos: o olhar, a relação e o conflito. O primeiro exercício será gravado e servirá como material de estudo para preparação de cena, também a ser gravada. Depois serão abordados alguns passos e tópicos para o ensaio com um trabalho de técnica aliada à intuição, que abre caminho para que os personagens sejam críveis, humanos e consigam contar suas histórias. Não é obrigatório fazer os exercícios práticos, ou seja, alunos que não sejam atores, se preferirem, podem assistir toda a oficina como ouvintes.

O trabalho será desenvolvido a partir de experiências do ator e professor, que é atuante no mercado profissional, em filmes, peças e séries de televisão. Também fará uso de referências de cursos e grupos de estudos no Brasil e nos EUA.

Sobre o ministrante

Ator, professor e escritor, estuda o ofício do ator no cinema. Integrou o Centro de Pesquisa Teatral, do diretor Antunes Filho e trabalha com regularidade com o Grupo Tapa. Nos Estados Unidos, estudou as técnicas dos professores Susan Batson e Clark Middleton.

Foi premiado recentemente como Melhor Vilão pelo filme O Diabo Mora Aqui e indicado como melhor ator coadjuvante pelo mesmo filme no Festival FilmQuest, nos EUA.

Como ator de cinema, atuou em coproduções internacionais como: Tabu, do diretor português Miguel Gomes (premiado no Festival de Berlim, em 2012) e La Muerte de Marga Maier, filme argentino de Camila Toker. Em cinema e televisão, trabalhou com Hector Babenco, Felipe Hirsch, Michel Tikhomiroff, Chico Faganello, Marina Person, André Gevaerd, Dante Vescio e Rodrigo Gasparini, além de ter atuado em mais de 20 curtas-metragens.

Lista de filmes sugeridos para a oficina

• A Falecida, direção de Leon Hirszman, baseado na peça de Nelson Rodrigues.
• Terra em Transe, direção Glauber Rocha
• São Paulo S/A, de Luiz Sérgio Person
• O Anjo Azul, de Joseph von Sternberg
• Sindicato de Ladrões, direção Elia Kazan
• Era uma Vez em Tokio, direção Yasujiro Ozu
*não é necessário conhecimento prévio da filmografia dos diretores citados. As cenas serão escolhidas pelo professor, de acordo com os alunos inscritos.

Por Rodrigo Ramos & Cineramabc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *