Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú abre inscrições para edição de 2017

Filmes podem ser inscritos até dia 30 de setembro. O CineramaBC tem data prevista para ocorrer entre novembro e dezembro deste ano.

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Festival de Cinema Internacional de Balneário Camboriú — Cineramabc. Elas podem ser efetuadas diretamente no site do festival — www.festivalbc.com. A data limite para se inscrever é dia 30 de setembro de 2017, então é bom ficar de olho no prazo.

Para participar do festival, os filmes podem ser inéditos e não-inéditos, de longa, média e curta-metragem, e também obras audiovisuais e inovadoras realizadas em diferentes formatos de produção e destinadas a variadas formas de exibição. Produções de diretores estreantes e veteranos são bem vindas.

As obras selecionadas para o festival serão anunciadas a partir do dia 15 de outubro e as exibições ocorrerão durante o evento, que tem data prevista para acontecer entre 23 de novembro e 4 de dezembro de 2017.

Os filmes selecionados serão avaliados pelo Júri Oficial e premiados com a Coruja de Ouro nas categorias: Melhor Filme, Diretor, Fotografia, Arte, Montagem, Ator, Atriz e Filme de Curta-metragem. As produções também serão premiadas pelo Prêmio do Público. Na edição de 2016, os grandes vencedores foram o suíço Lar Doce Lar, e o iraniano O Apartamento, que veio a ser o vencedor dos prêmios de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro e no Oscar de 2017.

O festival ainda pode contemplar uma produção de longa-metragem com o Prêmio Cineramabc de Distribuição, que garantirá a distribuição do filme no circuito comercial brasileiro de cinema.

Anualmente, o festival leva à Santa Catarina diversos cineastas, profissionais e artistas que participam das atividades junto ao público e contribuem para a formação de cinéfilos, profissionais e pensamento crítico. Também serão oferecidas atividades de mercado, encontro de coprodução, foco país, homenagens, residência artística, oficinas, palestras e debates.

“A cada ano, o Cineramabc se torna um festival mais completo, sem se esquecer jamais de dar visibilidade a cada filme selecionado. Foram muitos os encontros entre o público e profissionais de diferentes países que possibilitaram a consolidação de novas coproduções”, afirma André Gevaerd, fundador e diretor do festival. Para a curadora, Barbara Sturm, o objetivo é “mostrar o melhor do cinema de arte atual em produções nacionais e internacionais e colocando os diretores para interagir junto ao público e à imprensa.”.

Um evento com formato inovador que se consolidou como um acontecimento de grande importância para o desenvolvimento do Turismo Cultural da região, tornando-se parte oficial do calendário anual dos grandes festivais de cinema.

Em seis anos, importantes convidados como os diretores Carlos Sorín, Frederike Jehn, Helene Klotz, Hanna Doose, Beto Brant, Renato Ciasca, Sérgio Machado, Rubens Velloso, Patrícia Moran, Francisco Garcia, Chico Faganello, David Schurmann, o artista Hans Op de Beeck, as atrizes Bianca Byington, Paula Braun, Djin Sganzerla, Christiane Tricerri, os atores Marcos Azevedo e Ivo Muller, o crítico Rodrigo Fonseca, entre muitos outros, marcaram presença e tiveram contato direto com o público.

Conheça as diferentes sessões do festival

Internacional é a principal janela do festival onde são exibidos filmes brasileiros e estrangeiros que fazem sua estreia internacional ou nacional. São aceitos filmes de curta e longa-metragem, brasileiros e estrangeiros, que participam de uma competição. A curadoria busca apresentar filmes de diretores estreantes ou consolidados que estimulem diferentes tipos de sensibilidade.

Vivo aberta a novas manifestações da linguagem audiovisual através de novos meios de produção e diferentes suportes de exibição. Cinema expandido, cinema ao vivo, instalações e formatos que ultrapassam as possibilidades da sala escura.

Catarina irá projetar filmes realizados por diretores catarinenses ou que possuam alguma relação – diretor, produtor, elenco, equipe, locação, outros – com o estado de Santa Catarina.

Noturna abre uma janela para o cinema fantástico em sessões noturnas.

Corujinha traz programação para todas as idades, formando jovens cinéfilos.

Mais informações no site www.festivalbc.com

Por Rodrigo Ramos & CineramaBC

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *