Espetáculo sobre a vida cotidiana da população negra ganha sessão dupla em Balneário Camboriú

A performance Preta-à-Porter acontece neste sábado, às 18h e 21h, no auditório do SESC BC.

Chegou a vez de Balneário Camboriú receber a performance Preta-à-Porter, do Coletivo NEGA, de Florianópolis, com produção da Plasticine Produções Artísticas e Culturais. Após passagem por Itajaí, em março, o espetáculo encontra espaço para duas sessões neste sábado (10), às 18h e às 21h, no auditório do SESC de Balneário Camboriú.

A performance retrata histórias e conflitos enfrentados na vida cotidiana da população negra, partindo da vivência particular de pessoas que participam e já participaram do coletivo.  Em especial, destaca-se a vivência das mulheres negras.

Já são cinco anos de performance, que vai se modificando de acordo com a formação do elenco. Segundo o coletivo, mais de 20 atores passaram pelo espetáculo e deixaram alguma contribuição. A performance não é engessada, sendo modificada quando necessário.

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local uma hora antes da apresentação. Após as performances, haverá debate com as atrizes do coletivo.

O SESC de Balneário Camboriú fica situado na Av. Central, 360, no Centro.

Para mais informações, entrem em contato com a produção através do fone (47) 99915-7790 ou pelo email plasticineproducoes@gmail.com.

Sobre o Coletivo NEGA

O Programa NEGA – Negras Experimentações Grupo de Artes foi criado em 2011 pelo Departamento de Artes Cênicas e Direção de Extensão do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Esse programa de Extensão dá suporte aos trabalhos de formação, criação e apresentação do Coletivo NEGA, um grupo de artistas afro-descendentes cuja prática teatral contemporânea se fundamenta em expressões e manifestações culturais de origem africana.

O coletivo recebe formação permanente em interpretação teatral, danças populares e de origem africana e percussão afro-brasileira e latina. A partir dessa formação, cria e apresenta performances e espetáculos.

Sobre a Plasticine Produções Artísticas e Culturais

Fundada na cidade de Camboriú/SC, a Plasticine Produções Artísticas e Culturais surgiu da vontade de fazer com que arte e cultura estejam cada vez mais acessíveis à população em geral. Fomentar cultura e arte, viabilizar a produção e a apresentação de espetáculos, números artísticos e performances que possam ser apreciadas por pessoas de todas as idades, desenvolver consciência artística e incentivar vocações, promover eventos e atividades que venham a contribuir para com a formação de novos talentos e complementar os saberes de alguns dos artistas já em atividade em nossa região são alguns dos nossos projetos enquanto propósitos.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *