Mostra de documentários sobre identidade de gênero acontece em Brusque

III Galo de Gala ocorre no Teatro do CESCB, às 19h, nesta quinta-feira (1).

Brusque sedia nesta quinta-feira (1) uma mostra de documentários certamente ousada. A terceira edição do Galo de Gala, promovido anualmente no curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), traz a exibição de cinco curtas-metragens que têm como tema a identidade de gênero e novas belezas. Em uma cidade tradicionalmente conservadora, abordar tal temática é uma forma de quebrar tabus.

Segundo o coordenador do curso, Rafael Zen, o tema foi sugerido por ele e houve 100% de aceitação do corpo docente. “Percebemos que os discursos publicitários em seus diferentes meios possuem o poder de alterar não apenas os hábitos de consumo da população, mas sua visão sobre o mundo e sua relação com conceitos como beleza, sexualidade, gênero, vivência social e respeito”, argumenta Rafael. “Por isso, acreditamos que um curso superior deva instaurar entre seus acadêmicos uma atmosfera crítica com relação à área de atuação de seus alunos”, completa.

Durante o semestre, os acadêmicos foram transformados conforme iam entrando em contato com os entrevistados, e foi notável a vontade deles em fazer jus às histórias relatadas nos curtas, garante Rafael. “Trazer a questão da identidade à tona é conferir voz e discurso a esse tema que já não deveria ser tabu”, opina.

Os documentários

Serão exibidos ao todo cinco curtas-metragens documentais, com duração entre sete e dez minutos. Toda a produção foi feita pelos alunos do curso, desde a pré-produção, até roteiro, filmagem e edição final. Os filmes são:

Vai Pra Rua e Ahaza (foto) — Entrevista com a drag queen Vicki Bronx e com seu criador Rafael Frena, da cidade de Brusque;

Festa da Bixa Preta — Documentário que investiga a identidade de gênero como manifestação na periferia de Blumenau e a ação do grupo Corpo Livre na Festa da Bixa Preta, em Blumenau;

Inconstante — O filme retrata a experiência de um adolescente de 18 anos que se denomina “sem gênero” e sua relação com a beleza;

Sangue Amargo — A partir da colagem de vídeos retirados da mídia, o documentário experimental se pergunta: o que significa a paz na sociedade contemporânea?

Oi Marina — Nesse filme, Marina narra sua visão de beleza a partir de sua vivência como mulher trans, enquanto seu irmão relata a importância da aceitação pela família.

Além das exibições, acontece também uma cerimônia de premiação aos destaques, que recebem os troféus intitulados de Galitos (o galo é o símbolo do curso de Publicidade e Propaganda). São 11 categorias, entre elas: filme, direção, edição, fotografia e relevância social.

A mostra é aberta ao público e começa às 19h, no Teatro do CESCB, localizado na Rua Pedro Werner, 180, em Brusque.

Confira abaixo os teasers de quatro das cinco obras.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *