Filme catarinense ganha exibição em festivais na França, Venezuela e Alemanha

O curta-metragem Valentina, de André Gevaerd, foi filmado em Balneário Camboriú e Bombinhas e teve sua premiere no Festival de Cannes.

O cinema catarinense está sendo representado mundo a fora através do curta-metragem Valentina, dirigido por André Gevaerd. O filme teve sua primeira exibição durante o prestigiado Festival de Cannes (França), no dia 26 de maio, em sessão do Short Film Corner, parte do Marchê du Film. Até o início de julho, a película também será exibida em festivais na Venezuela e na Alemanha.

O curta conta a história através da perspectiva de Valentina, uma menina de 6 anos que acaba de perder a mãe. Para enfrentar a ausência materna, ela cria um planeta fictício no jardim da casa de sua vizinha, Cecília. Seu mundo é abalado com a chegada de Francisco, um garoto argentino de 15 anos, neto de Cecília. O encontro entre os dois acaba despertando ciúmes no pai de Valentina, Antônio, e trazendo à tona discussões sobre temas importantes como a vida e a morte.

O filme foi filmado em Balneário Camboriú e Bombinhas, locais que remetiam a infância do diretor André Gevaerd. “[…] Chegamos a um roteiro que tivesse elementos fortes que remetiam a minha infância que foi vivida em Balneário Camboriú, local onde nasci, e Bombinhas, onde passava as férias em família”, conta o cineasta. O script utilizado na produção é de Filipe Domiano.

Além do curta

Segundo o diretor, o curta faz parte de um projeto transmídia e será desdobrado em um telefilme e um longa-metragem. Após conseguir o lançamento destes, o plano é trabalhar em cima de uma série de tevê, explorando o mesmo universo narrativo.

O curta tem produção da Cineramabc Filmes em coprodução com a argentina Cruz del Sur e a londrinenses Filmes do Leste. Estão no elenco Ivo Müller, Bruna Froehner, Marta Giovannoni e os jovens Lucas Kweller, de 16 anos, e Ana Clara de Castro Theiss, de oito anos. A trilha sonora é composta por músicas da cantora Céu, pelo músico argentino Nico Sorín e a equipe catarinense de profissionais formada por Kauê Zilli, Ana Resner, Natalia Poli, Sabrina Haenish, Silvia Reinert, entre outros.

Exibição nos festivais

Depois da parada na 70ª edição do Festival de Cannes, o curta será exibido no 7º Festival de Cine y Audiovisual Infantil y Juvenil, na cidade de Mérida, na Venezuela, entre os dias 28 de maio e 4 de junho. Depois, a última parada é no 4º Festival Internacional de Curtas de Berlim, que ocorre entre os dias 29 de junho e 3 de julho.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *