Grandes diretores de cinema são tema da segunda edição da oficina Cine Odisseia

Balneário Camboriú sedia as aulas da oficina, que vão até o final de maio. Entre os estudados estão Alfred Hitchcok, Andrei Tarkovsky, Ingmar Bergman e Pedro Almodóvar. 

Um grande estudo cinematográfico está começando em Balneário Camboriú.  A oficina Cine Odisseia chega em sua segunda edição, apresentando grandes diretores do cinema. Com duração de três meses, todas às quartas-feiras. Tudo começa pela aula teórica ministrada por Fabiana Mansur, com início às 19h até 21h30. Em seguida, o Cine Clube entra em cena às 22h com entrada gratuita e apresenta o filme do diretor recém estudado, sempre no Lote84.

A primeira aula, experimental e aberta ao público, rolou na quarta-feira passada (15). Na ocasião, foi estudado o diretor russo Sergei Eisenstein, seguido da exibição de O Encouraçado Potemkin. Hoje (22), é dia de estudar o cineasta russo Andrei Tarkovsky, seguido pela exibição do longa O Espelho.

Os demais diretores a serem estudados são Ingmar Bergman, Stanley Kubrick, Akira Kurosawa, Nick Cassavetes, Pedro Almodóvar, David Lynch, Federico Fellini, Alfred Hitchcok, e Samira Makhmalbaf. As aulas vão até o dia 31 de maio.

O Cine Odisseia

A oficina Cine Odisseia surgiu da necessidade de compartilhar, debater e absorver o cinema como retrato de nossa época. Sua maior intenção é desenvolver a análise crítica, aumentar o repertório de referências, desconstruir cenas analisando suas mensagens plásticas (cor, composição e estrutura) e mensagens icônicas (signos); e se aprofundar nos movimentos cinematográficos que influenciaram e influenciam o cinema contemporâneo.

A ministrante

Fabiana Mansur Tansini é sócia e coordenadora de produção da empresa Pogo Filmes. Estudou produção audiovisual e é formanda em Comunicação Social — Publicidade e Propaganda pela Univali. Em 2013, residindo em Curitiba, trabalhou em seu primeiro set de filmagem. Em 2015, acreditando na importância da cultura de cineclubismo, promoveu o Cine Clandestino em Balneário Camboriú e Itajaí. Ela estuda a teoria cinematográfica e é colecionadora de filmes e livros do gênero, encontrando no cinema sua forma de expressão e compreensão do mundo.

Investimento

As aulas podem ser assistidas individualmente pelo valor de R$ 50,00 ou o pacote do curso completo R$ 600 à vista, ou parcelado em três vezes. Para mais informações, os contatos do Lote84 são o email estudiolote84@gmail.com, o Facebook e o telefone (47) 99902-3235.

O Lote84 fica situado na Rua Cruz e Souza, nº 84, Praia dos Amores, em Balneário Camboriú.

LOTE84

O centro de ocupação artística Lote84 trabalha de forma independente em Balneário Camboriú, envolvendo-se com as mais variadas vertentes da arte, o local é parte fundamental para o crescimento da cultura, por dar voz e vez a ebulição artística regional e nacional.

Por Eliza Doré

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *