Conheça os filmes deste fim de semana do Festival Internacional Lume de Cinema

Festival está em cartaz em Balneário Camboriú entre os dias 2 e 8 de março, no Teatro Municipal Bruno Nitz.

A mostra competitiva do IV Festival Internacional Lume de Cinema, em Balneário Camboriú, continua neste fim de semana com mais quatro longas-metragens. Com foco no cinema autoral de diversas partes do mundo, neste sábado (4) e domingo (5) teremos duas obras francesas, uma brasileira e outra macedônia.

O sábado abre, às 19h, com o francês Coma Seus Mortos (Eat Your Bones em inglês, e Mange tes morts no original), premiado com o troféu de melhor filme no Festival de Torino (Itália) e no tradicional Prêmio Jean Vigo, em atividade desde 1951, que costumeiramente premia jovens diretores. O drama conta a trajetória de Jason Dorkel, jovem de 18 anos pertencente à comunidade de viajantes. Enquanto se prepara para seu batismo, seu meio-irmão Fred retorna após uma longa passagem pela prisão. Ambos, ao lado do irmão violento e impulsivo, Mikael, e de um primo ativista cristão, saem em busca de uma carga de cobre em meio ao universo dos “gadjos”.

Seguindo a programação, às 21h é a vez do cinema nacional dar as caras. Jovens Infelizes ou Um Jovem Que Grita Não é Um Urso Que Chora (conhecido também como Jovens Infelizes ou Um Jovem Que Grita Não é Um Urso Que Dança), do cineasta Thiago Brandimarte Mendonça, mistura comédia, drama e musical em sua película, abordando um grupo de artistas que vive reunido em uma pequena casa. Por conta da situação financeira precária do grupo, eles tentam criar uma verdadeira arte revolucionária, capaz de enfrentar o sistema e libertá-los da opressão do governo. As tentativas deles falham e, diante do fracasso, eles tomam medidas extremas. Este é o primeiro longa de ficção do diretor, que possui em seu currículos diversos documentários, entre curtas, longas e para a TV. A película foi indicada ao prêmio de novos talentos do Festival de Hamburgo (Alemanha).

No domingo, a programação inicia com o longa Amok, da Macedônia, a partir das 19h. O filme teve sua esteia em outubro, no Festival de Chicago (EUA), passando em novembro pelo Eastern Neighbours Film Festival, focado nos lançamentos de filmes do leste e sudeste europeu, e pelo Festival de Braunschweig (Alemanha). Em suas primeiras exibições, a obra recebeu diversos elogios, e chegou a ser descrito como o Cidade de Deus macedônio.

A trama narra uma cruel sequência de eventos que transforma um garoto quieto e introvertido de um desolado Centro de Adoção em um feroz líder de um grupo de jovens cruéis e implacáveis, que decide se vingar do mundo que não tem oferecido nada a eles a não ser mal.

Fechando a noite de domingo, às 21h, será exibido o francês Still Life (Gorge coeur ventre) [foto]. O longa já passou por alguns festivais, tendo sido premiado no Festival de Locarno (Suíça) e no Prêmio Louis-Delluc (França), além de ter disputado o Lumiere Awards (França) e o AFI Fest (EUA). A sinopse é extremamente misteriosa e diz o seguinte: “Os animais chegam à noite. Eles intuem. Eles resistem. Um jovem os leva para a morte antes do amanhecer. Seu cachorro descobre um mundo assustador que parece que nunca irá acabar”. Ou seja, para saber realmente sobre o que se trata o longa, o jeito é ir ao Teatro Municipal Bruno Nitz conferir o festival.

Ingressos e local

As sessões acontecem às 19h e às 21h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) por sessão e poderão ser adquiridos direto na bilheteria do Teatro Municipal, localizado na Avenida Central, esquina com a Rua 300, no Centro de Balneário Camboriú. A produção local é do Cineramabc, com apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú e da Pousada Estaleiro Village.

Por Rodrigo Ramos

Publicado originalmente no jornal Página 3.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *