Balneário Camboriú recebe festival internacional de cinema em março

O IV Festival Internacional Lume de Cinema exibirá longas e curtas-metragens inéditos no país em mais de 10 cidades brasileiras. 

Balneário Camboriú irá sediar a quarta edição do Festival Internacional Lume de Cinema durante o mês de março. Durante uma semana, o evento irá exibir 18 produções inéditas de 15 nacionalidades entre longas e curtas-metragens.

O festival acontece simultaneamente em 12 municípios brasileiros, entre os dias 2 e 8 de março. Em Santa Catarina, duas cidades irão recebê-lo: Balneário Camboriú, no Teatro Municipal Bruno Nitz, e em Florianópolis, no Paradigma Cine Arte. Na capital do turismo catarinense, a produção local fica por conta do CineramaBC e o apoio da Fundação Cultural e Pousada Estaleiro Village.

Serão exibidos ao todo sete longas e 11 curtas inéditos no território nacional, de 15 países, entre eles Macedônia, França, Holanda, Rússia, Bulgária, além do Brasil. Para o produtor local do evento, André Gevaerd, trazer o festival para Balneário é uma oportunidade de formar novas plateias e democratizar o cinema autoral nacional e internacional.

Com foco no cinema autoral e independente, o festival tem uma proposta semelhante ao Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú (CineramaBC). Em nota de divulgação, os responsáveis pelo evento dizem que as escolhas da curadoria se baseiam na qualidade artística, na inovação e na diversidade dos filmes e temas abordados em tela.

As exibições ocorrerão no Teatro Municipal Bruno Nitz, localizado na Avenida Central, esquina com a Rua 300, no Centro de Balneário Camboriú. Os ingressos custarão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) por sessão e poderão ser adquiridos direto na bilheteria do local.

Contrapartida

Em contrapartida para a prefeitura, o CineramaBC fará duas ações paralelas a programação do festival. A primeira delas é uma parceria junto ao Conselho Municipal da Mulher em comemoração a Semana da Mulher. A segunda é a realização de exibições para crianças do ensino público do município.

Outras cidades

Além de Balneário e Florianópolis, outras cidades pelo país recebem o festival. São elas:  Rio de Janeiro (RJ) – Cine Jóia; Niterói (RJ) – Cine Arte UFF; Búzios (RJ) – Gran Cine Bardot; Porto Alegre (RS) – Cinemateca Capitólio; Salvador (BA) – Sala Walter da Silveira; Maceió (AL) – Centro Cultural Arte Pajuçara; João Pessoa (PB) – Cine Bangüe;  São Luís (MA) – Cine Lume; Teresina (PI) – Cinemas Teresina; Belém (PA) – Cine Líbero Luxardo.

Seleção dos filmes

O festival divulgou a relação completa dos filmes a serem exibidos durante os sete dias de exibição. Ainda não há programação com horários e datas das projeções, que deve ser revelada na próxima semana. Confira abaixo os selecionados.

Longas-metragens:
– AMOK de Vardan Tozija (MACEDÔNIA) [foto da matéria]
– MANGE TES MORTS — TU NE DIRAS POINT (EAT THE BONES) de Jean-Charles Hue (FRANÇA)
– JOVENS INFELIZES OU UM JOVEM QUE GRITA NÃO É UM URSO QUE CHORA de Thaigo B. Mendonça (BRASIL)
– LESTE OESTE de Rodrigo Grota (BRASIL)
– GORGE COEUR VENTRE (STILL LIFE) de Maud Alpi (FRANÇA)
– NIMA (THREAD) de The Boy (GRÉCIA)
– RANENYY ANGEL (THE WOUNDED ANGEL) de Emir Balgazin (CAZAQUISTÃO/ALEMANHA)

Curtas-metragens:
– AQUELA RUA TÃO TRIUMPHO de Gabriel Carneiro (BRASIL)
– AINDA SANGRO POR DENTRO de Carlos Segundo (BRASIL)
– ECPLIPSE SOLAR de Rodrigo de Oliveira (BRASIL)
– O HOMEM QUE VIROU ARMÁRIO de Marcelo Ikeda (BRASIL)
– THE GIFT de Sophie Perrier (SUÍÇA)
– L’ INFINI de Lukas Dhont (BÉLGICA)
– IMPORT de Ena Sendijarevic (HOLANDA)
– OVER de Jorn Therfall (HOLANDA)
– RETURN TO ERKIN de Maria Guskova (RÚSSIA)
– THE SON de Hristo Simeonov (BULGÁRIA)
– TO LIGHT de Nora Sarak (LETÔNIA/LATVIA)

https://vimeo.com/203501588

lumecartaznacional

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *