Verão Teatral reúne programação com peças, leituras dramáticas e documentário em Joinville

Festival teatral acontece entre os dias 10 de fevereiro e 26 de março, com apresentações todos os finais de semana.

A partir desta sexta-feira (10), acontece em Joinville a quinta edição do Verão Teatral. Promovido pela Associação Joinvilense de Teatro (Ajote), a programação, que vai até o dia 26 de março, reúne peças de teatro, leitura dramática e exibição de documentário.

Serão nove espetáculos de grupos de Joinville, um de Florianópolis e outro de Canelinha — ou seja, todos catarinenses. Abre o festival na sexta (10), às 20h, a peça A Luva e a Pedra, do grupo Teatro em Trâmite, da capital. As apresentações ocorrem entre sexta e domingo, sempre no Galpão do Ajote, em anexo à Cidadela Cultura Antarctica. Os ingressos antecipados custam R$ 20 e R$ 25 na hora da exibição, com direito a meia-entrada.

Haverão quatro apresentações gratuitas durante o festival teatral. A leitura dramática A máquina de abraçar, de José Sanchís Sinisterra, no dia 17 de fevereiro; SETTE COMMEDIE ITALIANE, uma série de sete comédias italianas, com diálogos inteiramente em italiano, no dia 10 de março; a leitura dramática do texto Après moi, le déluge (Depois de mim, o dilúvio), de  Luïsa Cunillé, no dia 17 de março; e o espetáculo Menor Aprendiz, no dia 24 de março.

Além das peças, também haverá a exibição em pré-estreia nacional do documentário Para Além dos Seios. O longa do diretor Adriano Big Soares aborda questões relacionadas à luta dos direitos das mulheres como o feminismo, a ditadura da imagem, o aborto, o empoderamento feminino, entre outros temas.

“Proporcionar mais uma edição do Verão Teatral busca representar e auto afirmar a  produção cultural da cidade nesses meses de fevereiro e março. Oportunizar a cidade no ver e sentir o teatro, prestigiando a arte local e os convidados do Estado de SC.”, diz Samira Sinara, presidente da Associação.

Mais informações podem ser obtidas no site Teatro em Joinville. Ingressos antecipados podem ser adquiridos no site do Enjoy Events ou no Capitão Space, ponto físico de venda.  Tickets também serão comercializados no local das peças, uma hora antes do início de cada apresentação.

Confira abaixo a programação completa do festival teatral, com todos os detalhes.

Espetáculo: A Luva e a Pedra
Grupo: Teatro em Trâmite
Cidade: Florianópolis
Data: 10 de fevereiro
Horário: 20 horas
Classificação: 14 anos

Sinopse: A Luva e a Pedra conta a história de Nelson Santos e fala da sua memória de uma época passada: o interior da França, onde viveu, seu ambiente, seus valores, anedotas sobre o que aconteceu com ele, deixando-nos conhecer uma série de personagens que influenciaram a vida do nosso protagonista. Em um momento da sua trajetória, encontramos André, que será fundamental para o futuro do Nelson e para a conclusão da sua história. A Luva e a Pedra faz uma reflexão sobre destino e liberdade, lançando mão dos questionamentos que todos nós já nos fizemos um dia: Nós escolhemos nosso futuro? Ou apenas viajamos um caminho já traçado?

Espetáculo: Fadas
Grupo: Essaé Cia
Cidade: Joinville
Data: 11 e 12 de fevereiro
Horário: 20 horas
Classificação: Livre

Sinopse: Fadas conta a história de uma menina que é recompensada com um dom de expelir pedras preciosas e diamantes através de suas doces palavras. O espetáculo fala de julgamentos, escolhas, sonhos e as dificuldades que podemos encontrar ao longo dos caminhos. Apropriando-se da linguagem do teatro de objetos, Fadas apresenta um pouco do sonho de cada um.

Leitura dramática: A máquina de abraçar, de José Sanchís Sinisterra
Grupo: La Trama e Cia Vai
Cidade: Joinville
Data: 17 de fevereiro
Horário: 20 horas
Classificação: 14 anos
Ingressos: Gratuitos – distribuídos uma hora antes da leitura no local da apresentação.

Sinopse: A peça A máquina de abraçar, escrita por José Sanchís Sinisterra, conta a história de Iris, uma jovem com transtorno de comportamento que supera os limites descritos nos manuais de psicologia e sua relação com Miriam, sua psicoterapeuta, uma mulher incapaz de ir mais além dos ditames da razão.

Espetáculo: Para: Fábio
Grupo: Dionisos Teatro
Cidade: Joinville
Data: 18 e 19 de fevereiro
Horário: 20 horas
Classificação: 18 anos

Sinopse: Por cartas, Karen conta sobre sua jornada em busca de si mesma, pelo fim de uma vida simulada. Fábio encontra essas cartas ao chegar em casa.

Exibição de documentário: Para Além dos Seios (Pré-estreia nacional – 75 min. Brasil, 2016)
Direção: Adriano Big Soares
Produção: Adriano Big Filmes, Obá Cacauê Produções, Prisma Vídeo e La Nave – Núcleo de Audiovisual e Empreendedorismo.
Data: 3 de março
Horário: 20 horas
Classificação: 16 anos

Sinopse: Através de entrevistas diretas e de depoimentos aprofundados, o documentário aborda, com sinceridade e objetividade, toda uma gama de questões em voga na sociedade dos dias de hoje, relacionadas diretamente à luta aos direitos das mulheres como o feminismo, a ditadura da imagem, o aborto, a marcha das vadias e o empoderamento feminino, entre outros temas cruciais para o debate.

Espetáculo: Mal-amados, ou essa dor que me devora o coração
Grupo: Cia. Rústico Teatral
Cidade: Joinville
Data: 4 e 5 de março
Horário: 20 horas
Classificação: 18 anos

Sinopse: Transmitido diretamente do Bar Caetité, o famoso programa da rádio brasileira O que é o amor? nos conta histórias de amores e desamores do povo. Dosado entre a realidade e a ficção, o bar oferece ao público gostos de cachaça e amendoins. Pingado de boa música, o programa revela nossas literaturas íntimas e públicas. Venha passar uma noite agradável.

Espetáculo: SETTE COMMEDIE ITALIANE
Grupo: TESTITZA
Cidade: Joinville
Data: 10 de março
Horário: 20 horas
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuitos – distribuídos uma hora antes do espetáculo no local da apresentação.
Sinopse: Sete comédias Italianas: Al Bar – La Scuola di Geografia – La Scuola di Matematica – Il Mondo Vuoto di Gente – La Lettera Anonima – La Rapina – Le Moglie dei Mafiosi
* Espetáculo apresentado em língua italiana.

Espetáculo: Mãe-criada
Grupo: Dionisos Teatro
Cidade: Joinville/SC
Data: 11 e 12 de março
Horário: 20 horas
Classificação: 14 anos

Sinopse: Como se dá a gestação e o nascimento de uma mãe? Através de uma conversa cênica, a atriz/mãe expõe neste espetáculo-solo os conflitos do surgimento de uma mãe criada, talvez malcriada, talvez ainda por ser inventada. A linha do trabalho segue o trajeto da barriga ao bebê e investiga o que sobra da mulher por trás dessa tarefa que lhe é atribuída pela humanidade.

Leitura dramática: Texto: Après moi, le déluge (Depois de mim, o dilúvio), de Luïsa Cunillé Tradução: Marcio Meirelles
Grupo: La Trama e Cia Vai!
Cidade: Joinville
Data: 17 de março
Horário: 20 horas
Classificação: 12 anos
Ingressos: Gratuitos – distribuídos uma hora antes da leitura no local da apresentação.

Sinopse: Um homem e uma mulher se encontram num quarto de hotel de Kinshasa, a capital do Congo. Ele trabalha para uma companhia sul-africana que faz a extração e a comercialização do coltan, um mineral descoberto nos últimos anos essencial para o desenvolvimento de novas tecnologias. Ela há anos está hospedada no hotel, onde trabalha como intérprete para executivos que ali se hospedam. São dois europeus que em algum momento da sua vida descobriram a fascinação pela África e a converteram em seu refúgio. Ao longo da conversa, a crua realidade do mundo que os rodeia, marcada pela injustiça e o roubo, torna-se cada vez mais presente dentro do aparente isolamento do quarto do hotel, apesar de todos os esforços para fechar os olhos e a alma.

Espetáculo: Amor de Palhaço
Grupo: Circo Lúdico
Cidade: Joinville
Data: 18 e 19 de março
Horário: 20 horas
Classificação: Livre

Sinopse: Merreca sempre sonhou ser uma grande bailarina, desejava dançar igual aquelas bailarinas de “tutu prato” nas pontas dos pés, girando e girando… Mas ela era muita desastrada e ao invés de atrair aplausos do público davam-lhe boas gargalhadas! É quando o inusitado acontece: ela ouve a música que procurava! Ao encontrar com Pirulito estes dois palhaços descobrem de maneira lúdica e divertida o sentimento chamado amor!!! Pirulito, através das artes do circo, ensina Merreca a não ser igual a ninguém, mas acreditar em si e buscar o seu melhor. Um casal diferente compartilhando uma vida com muita arte! Um espetáculo repleto de música, dança, tecido acrobático, malabarismos com diversos objetos e até monociclo…. além de inusitadas trapalhadas e é claro muito romance!!! A emoção da arte do circo preenchida com a leveza do amor!

Espetáculo: Menor Aprendiz
Grupo: Cia. Rústico Teatral
Cidade: Joinville
Data: 24 de março
Horário: 20 horas
Classificação: 16 anos
Ingressos: Gratuitos – distribuídos uma hora antes do espetáculo no local da apresentação.

Sinopse: A Cia. Rústico Teatral apresenta ao público uma pesquisa em andamento. O grupo tem se dedicado a investigar as pessoas e suas relações no ambiente de trabalho empresarial, onde há um certo número de funcionários subordinados, com vistas ao atingimento de metas e que se adequam a normas internas de comportamento e parâmetros de qualidade do produto. O objetivo inicial é verificar qual ambiente é criado a partir destas relações e o seu impacto na formação do jovem participante do projeto conhecido como “Menor Aprendiz”.

Espetáculo: (Des)pertencimento
Grupo: Cia Andante Produções Artísticas
Cidade: Canelinha
Data: 25 e 26 de março
Horário: 20 horas
Classificação: 12 anos

Sinopse: Duas pessoas que andam de lugar em lugar levando consigo seus objetos revestidos de afetos e carregados de memórias, pela simples necessidade de lembrarem suas identidades: de onde vieram, quem são, o que buscam… Delicadamente, eles tocam na saudade, que é deles, mas que também é do público. Escavam memórias de si próprios e oferecem aos espectadores por meio de objetos remanescentes de suas trajetórias pessoais, que ganham vida própria e se misturam com as do espectador – as que ainda estão guardadas e as que já se perderam.

Foto: Marcus Maglia

Por Rodrigo Ramos, com informações de Taísa Rodrigues

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *