Livro fotográfico que conta história do Hotel Fischer tem lançamento em Balneário Camboriú

O projeto intitulado Hotel Fischer: Fotografias & Memória tem evento de lançamento aberto ao público nesta sexta-feira (20), no Sesc. 

O projeto Hotel Fischer: Fotografias & Memória apresenta ao público o livro que constrói e preserva a história do primeiro hotel de luxo de Balneário Camboriú, revelando a importante contribuição do empreendimento para o desenvolvimento da cidade. O lançamento da obra acontece nesta sexta-feira (20, no Sesc de Balneário Camboriú, às 19h30, em evento aberto ao público.

O projeto, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú, foi desenvolvido entre janeiro e dezembro de 2016 pela equipe do Núcleo Catarinense de Fotografia e colaboradores. Os ex-proprietários do hotel, Klaus e Claudio Fischer, participaram intensamente da pesquisa, cedendo entrevistas e acompanhando a digitalização do acervo.

Mais de 500 fotografias relacionadas ao empreendimento, além de documentos complementares, foram utilizados como material de pesquisa para a construção da obra, que leva o mesmo nome do projeto, ‘Hotel Fischer: Fotografias & Memória’. A distribuição do livro será gratuita e a versão digital ficará disponível para download no blog do projeto.

O Hotel Fischer foi inaugurado no dia 15 de dezembro de 1957, na Barra Sul de Balneário Camboriú, e é considerado um dos empreendimentos mais famosos do município, sendo um marco da arquitetura, da hotelaria e do turismo no Brasil. Ao longo dos seus 52 anos de atividade, recebeu hóspedes renomados, como os ex-presidentes da república João Goulart e Juscelino Kubitschek. Em 2009, o Hotel Fischer encerrou seus trabalhos e foi demolido em 2012.

O Sesc de Balneário Camboriú fica localizado na Avenida Central, nº 360, no Centro.

Por Eliza Doré

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *