Crie um curta-metragem na oficina de cinema de terror e trash, em Balneário Camboriú

A oficina acontece nesta sexta-feira 13, no Lote84. 

Que o homem inventa a sua própria realidade não é novidade, mas o trash e o terror são temas intrigantes na imaginação coletiva. Nada melhor do que a arte para traduzir essa bizarrice, ainda mais quando o visual é forte como no cinema. E para deixar a coisa ainda pior o Lote84, em parceria com a Octopus Brain Films, vai realizar nesta sexta-feira 13 a oficina de produção de curta-metragem relâmpago, e o tema é tudo-o-que-há-de-ruim, claro.

O trabalho em grupo é o que traz versatilidade o espírito coletivo, e isso é o cinema, nada melhor do que trabalhar e criar trocando ideias com quem gosta da coisa. As inscrições podem ser feitas até às 18h do dia 13, basta um e-mail para estudiolote84@gmail.com.

Nesta oficina, um curta-metragem de terror e trash vai ser produzido desde o comecinho com resumo do cinema trash, o cinema como arte coletiva, criação de elementos de cena, o som e a escrita, desenvolvimento de roteiro, montagem de cenários, gravação e edição.

Para a produção os participantes podem levar roupas e objetos que possam ser utilizados na produção. Também pode ser levado todo tipo de equipamento de filmagem como celulares e câmeras de todo tipo, aqui a baixa qualidade de vídeo é bem vinda.

A oficina tem horário marcado para começas às 22h de sexta, com previsão de finalização até as 18h de sábado (14). O investimento é de R$ 100. O local da oficina é o Lote84, que fica situado na Rua Cruz e Souza, nº 84, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú.

Confira abaixo, passo a passo, todas as atividades da oficina.

22h – Apresentação do desafio

22h30 – Breve resumo do cinema Trash (história, principais diretores nacionais e internacionais)

22h45 – Apresentação de equipamentos (câmeras, luzes etc.) técnicas básicas de fotografia e controle de luz.

22h55 – Resumo das funções dentro de um produção – O Cinema como arte coletiva

• Direção geral
• Produção
• Direção de imagem
• Sonoplastia
• Direção de fotografia
• Direção de arte
• Objetos
• Cenografia

23h10 – Atividade 01 – caça ao objeto – Os participantes devem procurar dentro da casa e nas imediações do Lote 84 possíveis objetos que possam ser usados no curta metragem.

00h25 – Leitura das cenas para o grupo

00h55 – Montagem do roteiro coletivo

02h00 – Decupagem do Roteiro, escolha dos objetos que realmente serão usados, definição do cronograma de gravação, divisão das tarefas, escolha do casting
02h40 – Montagem de cenários, maquiagem, ensaio, testes de câmera

04h00 – Início das gravações

08h00 – Pausa para descanso

14h00 – Retorno das atividades

16h00 – Decupagem das cenas produzidas, dublagens de cena (se necessário)

17h00 – Escolha ou montagem das trilhas e efeitos sonoros

18h00 – Início da edição e montagem do filme

Obs: Os participantes podem levar roupas e objetos que possam ser utilizados na produção.Também pode ser levado todo tipo de equipamento de filmagem (celulares, câmeras e etc).

Por Eliza Doré

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *