Oficina revela o processo de montagem no documentário em Balneário Camboriú

A oficina ocorre entre os dias 5 e 6 de janeiro, no LOTE84.

O cineasta premiado Lufe Bollini realiza a oficina Imersão, Conflito e Desejo: Processos de Montagem do Documentário nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de janeiro. A oficina pretende criar uma imersão nos processos de construção cinematográfica documental de seus dois últimos curta-metragens, analisando os possíveis caminhos sugeridos pelo material, a relação do som com as imagens, a ontologia do cinema, os conflitos durante a construção e as concepções narrativas cristalizadas pelo desejo que se ramificam na ilha de edição serão alguns dos temas abordados durante a oficina.

A oficina será realizada no Lote84, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú. O material bruto trabalhado será o de seu último curta filmado na estrada por quatro artistas gaúchos que transitaram entre a Argentina, Bolívia e Peru, no total de 23 dias de filmagens e gravações sonoras que não pretendem ser um tratado etnográfico sobre a cultura Andina e tão pouco um vídeo turístico sobre o exótico e a beleza natural. Este material dará as primeiras coordenadas das possibilidades narrativas do filme. O realismo, o cinema poético, o documentário subjetivo e o musical serão as bases para o desenvolvimento dos desejos de linguagem.

Serão dois encontros de quatro horas, das 19h às 23h, e de uma forma bem propositiva será exercitado todo o processo clássico de montagem, sendo que nesse projeto não há roteiro pré determinado, o que trará maior relevância para o trabalho de montagem nessa caminhada.

O investimento é de R$ 40. O Lote84 fica situado na Rua Cruz e Souza, nº 84, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú.

Confira abaixo alguns dos trabalhos do diretor Lufe Bollini.

Trailer do curta Confissões de Um Ex-Astro Mirim (2012)

Curta feito no celular Toda La Puta Vida Igual (2013)

Vídeo Auspicioso (2014)

Desejo De Ruptura (2015)

https://www.youtube.com/watch?v=ANKoUuvaEVM

Trailer do curta Fantasma Da Saudade No Vale Da Morte, premiado melhor curta underground no Lisbon Internation Film Festival e melhor curta internacional no Festival de Cinema da Fronteira – 2016

Por Eliza Doré

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *