Com 455 produções roteirizadas, 2016 foi o ano que mais lançou séries na história

Levantamento foi realizado pelo canal FX e engloba apenas programas lançados na TV aberta, a cabo e serviço de streaming nos Estados Unidos.

Parece clichê dizer, mas a Era de Ouro da TV ainda persiste, tanto em qualidade quanto em quantidade. E o ano de 2016 conseguiu bater mais um recorde. De acordo com um levantamento realizado pelo canal FX, foram produzidos 455 programas originais roteirizados entre tevê aberta (This is Us, How to Get Away with Murder, The Good Place), a cabo (Westworld, Game of Thrones, The Americans, Girls) e serviços de streaming (Stranger Things, BoJack Horseman, Horace and Pete, Transparent) nos Estados Unidos ao longo do ano passado, fazendo dele o ano que mais lançou séries na história.

Segundo o canal, houve um aumento de 8% em relação a 2015, que detinha o recorde anterior. A chefe da pesquisa, Julie Piepenkotter, aponta que em cinco anos o número de programas roteirizados lançados nos EUA aumentou 71%, isso sem contar ainda shows sem roteiro, a exemplo de reality shows.

O estudo mostra ainda a primeira queda de produções de tevê aberta e a cabo em anos. O levantamento mostra um crescimento constante entre 2009 e 2015, até o declínio em 2016.

Destaque para as produções de serviço de streaming, como Netflix, Amazon, Hulu, entre outros, que continuam crescendo. Em 2015, eram 46 shows, contra 93 em 2016. Entre o ano de lançamento da FX, em 2002, até 2016, houve um aumento de 1.450% em seriados de serviços online.

Só a Netflix foi responsável por 600 horas de programação original em 2016, e a intenção é elevar o número para 1 mil horas.

Confira abaixo o levantamento completo realizado pelo canal, em inglês. Clique na imagem para vê-la em alta resolução.

peaktv

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *