Espetáculo ‘Plano Sobre Queda’ inicia sua temporada em SC nesta quarta-feira

A peça, que conta com Camila Márdila (Que Horas Ela Volta?) e Pedro Lamin (Justiça) no elenco, passará por Itajaí, Joinville e Balneário Camboriú.

Com direção de Miwa Yanagizawa e estrelado por Camila Márdila (do filme Que Horas Ela Volta?), Liliane Rovaris e Pedro Lamin (do seriado Justiça, que substitui Breno Nina, da montagem original), o espetáculo Plano Sobre Queda desembarca em Itajaí, nesta quinta-feira (7), para uma série de apresentações no estado após duas temporadas, no Rio de Janeiro (Espaço SESC) e em São Paulo (SESC Consolação).

As duas primeiras sessões ocorrem em Itajaí, no Teatro SESC da cidade (Avenida Coronel Marcos Konder, nº 888, Centro), nos dias 7 e 8 de dezembro (quarta e quinta-feira), às 20h30. Nos dias 9 e 10 de dezembro (sexta-feira e sábado), o espetáculo vai até Joinville, onde será exibido no Teatro SESC do município (Rua Itaiopolis, nº 470, América), às 20h. A temporada acaba em Balneário Camboriú, no Teatro Bruno Nitz (Av. Central, esquina com a Rua 300, nº 50, Centro), com duas sessões no dia 12 de dezembro (segunda-feira), às 19h e às 21h. Todas as exibições serão com entrada gratuita, com retirada dos ingressos disponível uma hora antes de cada apresentação.

A história

Com dramaturgia de Emanuel Aragão, a peça do AREAS Coletivo de Arte narra a história de Cléo e Antônio. Ela descobre que vai morrer e, a caminho de casa, se aproxima de Isabela, garçonete que serve seu café todas as manhãs, e que passa a fazer parte da rotina dela e do marido. Na tentativa de contar a alguém de sua morte iminente, a protagonista propõe ao seu cônjuge e à amiga que esta a substitua em sua ausência.

A ideia para a peça veio de uma cena do filme Minha Vida Sem Mim, de 2003, dirigido por Isabel Coixet, com produção de Pedro Almodóvar e estrelado por Sarah Polley e Mark Ruffalo, e partiu de Camila e Liliane, que queriam trabalhar juntar novamente — previamente, dividiram o palco no espetáculo NADA — uma peça para Manoel de Barros.

“A peça busca entender como aquelas três pessoas que o público vê em cena chegaram até ali, fazendo um paralelo da nossa relação com o outro, além do eterno duelo entre a vida e a morte. Quais foram os pontos determinantes e irreversíveis? Onde, como e por que os afetos se deram dessa maneira? O que foi dito e o que esquecemos de dizer?”, explica Camila, vencedora do prêmio de melhor atriz, ao lado de Regina Casé, no Festival de Sundance em 2015, pelo filme Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert. “Entre reflexões, narrativas e cenas que buscam entender os pontos nevrálgicos e determinantes no percurso de cada um, os encontros se confundem em tempo e espaço que fogem ao suposto controle da situação, gerando um campo de tensões entre o confiável e o duvidoso, a estabilidade e o desconhecido”, completa.

O coletivo

O AREAS Coletivo de Arte foi fundado em 2012 por Miwa Yanagizawa, Liliane Rovaris e Maria Silvia Siqueira Campos a partir do espetáculo Breu, de Pedro Brício. A peça ganhou melhor espetáculo, direção e luz no Prêmio Questão de Crítica, prêmio de melhor cenário pela APTR e teve indicação de melhor atriz pelo Prêmio Shell.

O espetáculo Plano Sobre Queda é sua terceira produção, iniciando sua primeira temporada em novembro de 2014, no ESPAÇO SESC, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Em 2015, no mês de julho, fez uma temporada de cinco semanas no SESC Consolação, em São Paulo, em novembro do mesmo ano fez parte da programação de inauguração do Centro Compartilhado de Criação, também em São Paulo, e em dezembro participou do XI Festival de Teatro de Fortaleza. Em 2016, fez parte da programação do SESC Campinas. Antes de passar por território catarinense, a peça foi exibida nos municípios paranaenses de Curitiba, Antonina e São José dos Pinhais, entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro. A temporada em Santa Catarina e Paraná está sendo realizada através do Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2015.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *