Joinville sedia festival de cultura coletiva neste fim de semana

(IN)Consciente Coletivo volta ao palco da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e comemora sua 10ª edição.

Com o tema #somostodosum, o (IN)Consciente Coletivo chega a Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, em Joinville, para celebrar sua 10ª edição, consolidando-se como um Festival da Cultura Criativa. O local escolhido é também o primeiro espaço público a receber o Programa Lixo Zero, que já fez parte da sétima edição do (IN)C, realizada justamente na Casa da Cultura, quando seus responsáveis puderam conhecer os benefícios do programa. O (IN)C – Festival da Cultura Criativa – ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro, das 11h às 19h, com entrada gratuita. O evento está sendo organizado em parceria com a Associação de Amigos da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr.

Em suas nove edições itinerantes, o (IN)Consciente Coletivo já reuniu mais de 200 nomes de diversas áreas como design, moda, arte, música, gastronomia, entre outras. O objetivo é difundir a economia criativa, colaborativa, inovadora e empreendedora não só de Joinville, mas de todo o estado, já que o evento recebe expositores de diversas regiões de Santa Catarina, muitas vezes extrapolando divisas. E de carona, com uma vasta programação, estimular a valorização da cultura regional com a participação de músicos e demais artistas trazendo o melhor de suas raízes criativas.

Nesta edição, a organização contou com convidados especiais para fazer a curadoria tanto da parte dos expositores quanto do Palco (IN)C, que vai reunir os músicos desta edição. Participaram da curadoria de produtos a expositora Ana Maria Minácio, destaque da 9a edição, e Miguel Cañas, arquiteto e sócio da Metroquadrado Arquitetura e Atlas. Já a curadoria musical foi feita em parceria com o Firma Coletivo de Bandas e Ações Autênticas.

“Iniciativas como o (IN)Consciente Coletivo se afirmam como alternativa para um novo cenário, que promove e incentiva talentos, conecta criadores e público, propõe a ocupação de espaços públicos, desenvolve e valoriza a produção cultural, e apresenta a criatividade como ferramenta de desenvolvimento cultural, social e econômico”, destacam as organizadoras Ana Carol Carvalho, Bruna Starling e Sarah Pinnow. “Esta será uma edição especial e comemorativa, afinal são 10 edições e mais de quatro anos de trabalho junto a muitas pessoas, marcas, artistas, coletivos, fornecedores, parceiros, apoiadores e todos que fizeram parte desta história. Muitos talentos foram revelados, amizades conquistadas e parcerias firmadas. Não chegamos até aqui sozinhos. Desde a primeira edição, muitas pessoas participaram e contribuíram para que esta iniciativa fosse viável. Crescemos e crescemos juntos, porque somos um coletivos feito de muitas mãos e muitos corações”, complementam as organizadoras. Para comemorar e agradecer, a organização está preparando um cerimonial #somostodosum, uma pequena homenagem que ocorrerá no domingo – 4 de dezembro – às 15h, no palco principal do evento.

Pra quem, acima de tudo, já é fã do evento, a organização terá um espaço para venda das camisetas com a logomarca do (IN)C. E, como a criatividade é a mola propulsora de toda essa engrenagem, o Instituto Serafim estará presente com um estande para customizar estas camisetas na hora, para que o público possa se sentir ainda mais integrado à toda a proposta do (IN)Consciente Coletivo.

Programa Lixo Zero

Mais uma vez o Programa Lixo Zero é destaque no (IN)Consciente Coletivo. Ele possui como diretriz a racionalização dos recursos naturais por intermédio de melhorias na destinação dos resíduos e mudanças cotidianas no ambiente e cultura da organização – a aplicação do programa consiste em mudanças físicas, mas principalmente no comportamento dos envolvidos com a nova cultura que será desenvolvida com base no plano de educação inspirado no Conceito Lixo Zero. O objetivo principal é fazer com que todos os resíduos gerados tenham um reaproveitamento ambientalmente correto e sejam desviados do aterro sanitário.

“A Casa da Cultura é o primeiro espaço público a receber o Programa Lixo Zero, todos os professores, colaboradores, alunos passarão por treinamentos para aprenderem a executar o programa no dia a dia. A meta é que somente 10% do que é gerado de resíduos seja encaminhado para o aterro sanitário. Os resíduos orgânicos gerados na Casa da Cultura serão compostados no local, gerando adubo para uso interno ou distribuídos para alunos, professores e colaboradores”, explica Gustavo Ritzmann, da RASTRO Soluções Sustentáveis, responsável pelo programa. Segundo Gustavo, haverá ainda um ponto de coleta de resíduos eletrônicos de pequeno porte permanente na Casa da Cultura.

Programação Cultural

Nesta edição, o público vai poder conferir uma Feira de Arte, Feira de Impressos e, claro, o Palco (IN)C, onde os músicos da região batem ponto animando a galera em dois dias de muita diversidade cultural. Haverá ainda uma banca coletiva organizada pelo Firma Coletivo de Bandas e Ações Autênticas onde o público poderá adquirir os CDs e álbuns dos músicos participantes do evento e de outros músicos e bandas locais.

Intervenção

Circo Jequitibá

Projeto sócio-ambiental Mulheres de Mafra

Exposição – Galeria Municipal de Arte Victor Kursansew

Exposição dos alunos da EAFA – cerâmica, pintura e desenho

Feira de Arte – Exposição Coletiva

Andreia Bertolli Artes; Gôri; Loe Mata; Regina Marcis e Spia Fotografia Artesanal.

Feira de Impressos

Aleksander Schoeffel + Julia Kobus; Coletivo A3; Fe Sponchi + Igor Tiogo; Instituto Schwanke; Marc Engler; Micatarina; Predominant e Rosha Illustration.

Palco (IN)C

Dia 3 (sábado)

– 14h, Banda Nave Blues

– 16h, Sonora Parceria: Tatiana Cobbett e Marcoliva

– 18h, Gorilla Grip

Dia 4 (domingo)

– 13h, Milton Neto

– 15h, Cerimonial #somostodosum

– 17h, François Muleka

– 18h, Jesus Lucas e Banda

Workshops e Palestras

Reforçando o caráter colaborativo e didático do evento, o (IN)C conta também nesta edição com workshops e palestras, abertos ao público, com inscrições 15 minutos antes de cada programação ou antecipadas pelo site www.inc.art.br/10. Para anotar na agenda:

Dia 3 (sábado)

– Das 14h às 15h, sala 23, gratuito.

Universo Quadrado

– Das 14h às 17h, sala 23, gratuito.

Infinitus – Universo Humano

– Das 15h às 16h, sala 24, inscrição R$12, pagamento na hora.

Oficina de Fanzine

– Das 15h às 16h, jardim, gratuito.

Círculo de Empreendedorismo Consciente

– Das 17h às 18h, sala 24, gratuito.

Palestra Joinville Trend Day

Dia 4 (domingo)

– Das 14h às 15h, sala 23, gratuito.

Universo Quadrado

– Das 14h às 15h, sala 24, gratuito.

Um Jardim na Cozinha

– Das 15h às 16h, jardim, gratuito.

Vidança Fitness Holístico

– Das 16h às 17h, sala 24, inscrição R$12, pagamento na hora.

Oficina de Fanzine

– Das 17h às 18h, sala 23, gratuito.

Música Esparsa

Serviço

{(IN)Consciente Coletivo}

Tema: #somostodosum

Dias 3 e 4 de dezembro

Das 11 às 19 horas
Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, rua Dona Francisca, 800

Entrada Gratuita

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *