Assista ao documentário sobre Fidel Castro barrado pela HBO nos EUA

‘Comandante’, do diretor Oliver Stone, teve sua exibição cancelada no país duas semanas antes de sua estreia. 

O filme nunca lançado de Fidel Castro. É assim que ficou marcado o documentário Comandante. Co-produzido pela HBO, o longa-metragem foi realizado em 2002, durante uma viagem de três dias do diretor Oliver Stone para Cuba, onde conversou com o líder cubano sobre diversos temas, desde sua vida romântica até eleições livres e repressão política.

Em 2003, o doc foi exibido pela primeira vez no Festival de Sundance. Ele estava previsto para estrear oficialmente nos Estados Unidos no mesmo ano, na HBO. Porém, duas semanas antes de ser projetado para os assinantes do canal, Castro executou três sequestradores de uma balsa para os Estados Unidos e prendeu mais de 70 dissidentes políticos.

Em artigo de 2012, do New York Times, Stone disse que ficou de “coração partido”. Com isso, o documentário nunca foi lançado oficialmente, apesar de o diretor estadunidense ter feito outros trabalhos sobre o presidente cubano: Looking for Fidel (2003) e Castro in Winter (2012).

O filme acabou sendo exibido em alguns festivais ao redor do mundo ao longo dos anos, como na Dinamarca, Alemanha, Holanda, França, entre outros países, mas nunca teve grande alcance, como talvez teria se tivesse sido oficialmente lançado pela HBO.

Comandante, contudo, acabou ganhando espaço na internet. Desde o final de 2014, ele está disponível para ser assistido na íntegra (sendo divulgado pela primeira vez pelo site The Film Stage). Além desta, há outra versão do mesmo documentário, com comentários do diretor Oliver Stone. Assista abaixo às duas versões do longa-metragem de 90 minutos, com legendas em inglês.

Fidel Castro morreu na última sexta-feira (25), aos 90 anos. Oliver Stone é um diretor, produtor e roteirista estadunidense, vencedor de três prêmios Oscar, sendo mais conhecido pelos filmes Platoon, JFK – A Pergunta Que Não Quer Calar, Assassinos Por Natureza, Wall Street: Poder e Cobiça, entre outros.

https://vimeo.com/99078224

https://vimeo.com/99088439

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *