Mostra do diretor Akira Kurosawa segue até segunda no Sesc Balneário Camboriú

Entre sexta e segunda-feira, quatro filmes do premiado cineasta japonês serão exibidos gratuitamente.

A segunda parte da Mostra Akira Kurosawa, no Sesc de Balneário Camboriú, inicia nesta sexta-feira (25). Até o momento, foram exibidas duas películas (Rashmon e Os Sete Samurais) do famoso cineasta japonês vencedor de prêmios nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza, do BAFTA e de um Oscar honorário pela carreira. Mais quatro filmes serão exibidos, de sexta à segunda-feira (28).

Na sexta-feira, é a vez de Trono Manchado de Sangue (Kumonosu-jô), de 1957. A narrativa, baseado em Macbeth, de William Shakespeare, conta a história de dois samurais que promovem uma carnificina para chegar ao poder. O filme tem 110 minutos de duração e tem exibição marcada para as 19h.

No sábado (26), o filme do dia é A Fortaleza Escondida (Kakushi-toride no san-akunin), de 1958. O longa-metragem, vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim, conta a saga de dois camponeses que fogem da destruição causada por uma batalha. No caminho, encontram um general que está escoltando a princesa de uma família nobre e suas riquezas para um lugar seguro. A película é uma das principais inspirações de George Lucas na concepção de Star Wars. São 139 minutos de duração, com sessão agendada para as 14h.

No domingo (27), o filme a ser exibido é Yojimbo – O Guarda-Costas (Yôjinbô), de 1961. O longa é um dos maiores filmes de samurai de todos os tempos, tendo sido adaptado e refilmado por Clint Eastwood no clássico do faroeste Por Um Punhado de Dólares. A película, que tem duração de 110 minutos, será exibida às 14h.

Fechando a mostra, será projetado Sanjuro (Tsubaki Sanjûrô), de 1962, que conta a história do samurai do título, que une-se a um grupo de jovens idealistas determinados a acabar com a corrupção em sua cidade. O longa tem 96 minutos de duração. A sessão também começa às 19h.

As exibições são gratuitas e acontecem no Sesc em Balneário Camboriú, localizado na Avenida Central, nº 360, no Centro.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *