Univali sedia feira de marketing no campi de Balneário Camboriú

Feira acontece na quinta-feira (30) e irá comercializar produtos feitos pelos acadêmicos de Design Gráfico, como adesivos, patches, sketchbooks, buttons e pôsteres. 

Nesta quinta-feira (30), o campi da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) de Balneário Camboriú sedia a terceira edição da Feira de Marketing. O evento faz parte de um trabalho interdisciplinar feito pelos alunos do terceiro período do curso de Design Gráfico. Com funcionamento durante os três períodos (matutino, vespertino e noturno), das 9h às 22h, a feira será aberta ao público em geral e irá comercializar produtos feitos pelos próprios acadêmicos, como adesivos, patches, sketchbooks, buttons e pôsteres.

A feira conta com a participação direta de 30 alunos. O projeto é trabalhado logo no início do terceiro semestre do curso, sendo concebido primeiramente na disciplina de Marketing, lecionada pelo professor Carlos Davi. Segundo ele, a feira tem por objetivo “fazer os alunos sentirem na prática um planejamento de lançamento do produto passando por todas as fases e promover o empreendedorismo”. Ainda de acordo com Davi, este trabalho realizado com os estudantes vem mostrando resultados na vida profissional deles. “Hoje temos vários alunos que participaram da feira e empreenderam seus negócios”, afirma.

Além de Marketing, fazem parte do projeto interdisciplinar as disciplinas de Identidade Visual e Branding.

Uma das marcas criadas para a feira foi a Sixters, que irá comercializar adesivos e patches (bordados autocolantes para personalizar roupas, bolsas, entre outros itens). A criação partiu do grupo formado por Giovanna Guerra, Desiree Bordignon, Bruna Brehmer, Isabella Gorges, Fernanda Beier e Natalie Demetriou. Segundo elas, a decisão de vender tais produtos veio da facilidade de produção e seu baixo custo. Quanto aos patches, a ideia veio por eles nunca terem sido comercializados previamente na feira e por se tratar de um produto escasso, porém em alta no mercado.

Da concepção até a execução e finalização do projeto, foram quase seis meses de trabalho, o que exigiu bastante dos alunos. Para as mulheres da Sixters, a maior dificuldade foi conciliar todas as opiniões dentro do grupo, e coordenar seu funcionamento, por se tratar de uma equipe com seis integrantes, havendo diversidade de gostos e personalidades.

Outra dificuldade encontrada, num primeiro momento, pelo sexteto feminino foi o fato de não haver nenhum homem dentro do grupo, tornando a tarefa de descobrir como atingir o público masculino mais árdua. Contudo, a dificuldade se tornou um desafio e as incentivou. “Com o tempo, percebemos que temos que sair da nossa zona de conforto e de nossas tribos sociais para poder atingir o máximo de clientes, e fazer com que todos que entrem em contato com a marca se identifiquem de alguma forma com o que vê”, comenta Giovanna, uma das integrantes da Sixters.

Confira abaixo as criações da Sixters para a feira.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *