Circuito FAM de Cinema traz para Itajaí filmes e curtas premiados em exibições gratuitas

Entre 17 e 24 de junho, 11 obras premiadas no Florianópolis Audiovisual Mercosul serão exibidas na Casa da Cultura Dide Brandão e Auditório IFSC.

Nos dias 17, 18, 19 e 24 de maio, Itajaí recebe a 20ª edição do Circuito FAM de Cinema. No município, serão exibidos nove curtas e dois longas-metragens de documentário ao todo, divididos em dois locais: Casa da Cultura Dide Brandão e Auditório IFSC.

Os filmes exibidos são vencedores do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), que acontece desde 2005 na capital catarinense. Durante a programação do circuito, as obras são divididas em cinco programações diferentes.

As sessões 1 e 2 exibem os documentários vencedores da Mostra-Doc FAM: O Gigantesco Ímã, de Petrônio e Tiago Scorza (72 minutos de duração); e Desculpe pelo Transtorno: A história do bar do Chico, de Todd Southgate (80 min). A sessão 3, com duração de 50 minutos, traz os ganhadores da Mostra Infanto-juvenil. São eles: Tai…ó – Uma aventura na Lagoa, de Mauricio Venturi; Teatro de Sombras, de Andréia Kaláboa e Guto Pasko; e Hasta Siempre, de Alvaro Iparraguirre Bernaola.

Na sessão 4, com duração de 71 minutos, são exibidos os vencedores da Mostra de Curtas Mercosul: O Voo da Borboleta, de Mila Prates; Dona Bilica – Naquele Tempo, de Renato Turnes; Guida, de Rosana Urbes e Capital da Fé, de Gabriel Santos. Por sua vez, a sessão 5, com duração de 57 minutos, traz mais curtas da mesma mostra de curtas: Padre, de Santiago “Bou” Grasso; Feriado, de Alexander Siqueira; e Joaquim Bralhador, de Márcio Câmara.

Itajaí irá receber todas essas exibições a partir desta terça-feira (17). Abaixo, segue a programação completa na cidade.

Dia 17 (terça-feira)
Casa da Cultura Dide Brandão — Sessão 4, às 19h30
Auditório IFSC — Sessão 4, às 18h30

Dia 18 (quarta-feira)
Auditório IFSC — Sessão 3, às 13h15; Sessão 2, às 18h30

Dia 19 (quinta-feira)
Auditório IFSC — Sessão 1, às 18h30

Dia 24 (terça-feira)
Casa da Cultura Dide Brandão — Sessão 5, às 19h30
Auditório IFSC — Sessão 5, às 18h30

A Casa da Cultura Dide Brandão fica localizada na Rua Uruguai, 434, sala 6, Centro. O Auditório IFSC situa-se na Rua Vereador Abrahão João Francisco, 3899, Ressacada.

Além de Itajaí, outras 20 cidades catarinenses irão receber o circuito, totalizando 26 locais de exibição e 87 sessões abertas e gratuitas. O Circuito FAM de Cinema ocorre sempre um mês antes do FAM. Em 2016, o Florianópolis Audiovisual Mercosul acontece entre os dias 17 e 24 de junho, na UFSC. Para mais informações, acesse o site do FAM 2016.

Foto: Trecho do curta “Guida“.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *