Projeto fotográfico recupera memória de Balneário Camboriú

Sergio Ulber é responsável pelo projeto que será transformado em livro até o final de 2016.

projeto fotográfico bc (3)A história de Balneário Camboriú está mais uma vez ganhando atenção especial pelas mãos do designer e fotógrafo Sergio Ulber que agora constrói a história do Hotel Fischer, empreendimento histórico da cidade. O projeto será apresentado por meio de um livro que irá contar sua trajetória a partir de fotografias.

O processo de construção está sendo realizado por meio de acervos fotográficos públicos e privados, e conta com grande apoio da própria família Fischer. O livro que finalizará o projeto terá distribuição gratuita, e o resultado final será entregue ao Arquivo Histórico Municipal e à família Fischer.

O projeto possui grande relevância para Balneário Camboriú por contribuir com a preservação do patrimônio cultural municipal. A história do Hotel Fischer está intimamente ligada à da cidade por ter sido o primeiro hotel de luxo construído. Depois de ter funcionado durante 52 anos, o estabelecimento foi fechado, sendo demolido em 2012, restando apenas as fotografias e memórias contadas por quem o viveu.

Nesta etapa do projeto todas as imagens do acervo fotográfico da família Fischer foram digitalizadas e impressas, sendo disponibilizadas em um mural com cerca de 7,5 metros para apreciação. Neste passeio imaginário é possível acompanhar as etapas do hotel, desde o terreno vazio até suas instalações internas. A evolução urbana é um dos fatores que mais se destacaram durante o desenvolvimento. Por meio dela é possível analisar o modo como a praia era ocupada e aspectos culturais da época.

O término do projeto está previsto para dezembro deste ano. Ele foi aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, conta com o patrocínio da Prefeitura e Fundação Cultural de Balneário Camboriú e apoio do Núcleo Catarinense de Fotografia.

Para acompanhar o projeto fique de olho no blog oficial do memorial.

Fotos: Núcleo Catarinense de Fotografia.

Por Eliza Doré

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *