Zootopia | Crítica

Crítica social e boas risadas marcam a recente animação da Disney.

Zootopia pôsterMais um filme bobo de animais antropomórficos. Esse é o primeiro pensamento que vem à mente após o primeiro contato com um trailer de Zootopia. O que não se imaginava é que as pessoas estariam redondamente enganadas.

Aventura, ação, comédia, um pouquinho de drama, e até – pasmem – um toque de realidade estão presentes na película. Na verdade, apesar de parecer o oposto, Zootopia é um filme que retrata muito bem o mundo real.

Logo no início do filme o público é apresentado à coelha Judy Hopps (Ginnifer Goodwin/Mônica Iozzi), ainda criança, contando seu sonho de ser policial e sendo motivo de chacota. No mundo apresentado no filme, ser policial não era tarefa para animais pequenos e fofos. No entanto, Judy tem o objetivo de quebrar as barreiras do preconceito e se tornar, sim, uma policial de respeito. Para tanto, ela, que mora no interior, precisa se mudar para a cidade grande: Zootopia.

Zootopia 01

Judy encara mais dificuldades em seu caminho do que imaginava encontrar. Tem que provar incessantemente para todos o seu valor. Em Zootopia, percebe que tem muita gente ruim e trapaceira na cidade grande. Mas mesmo assim, não quer desistir de seu sonho.

O filme trabalha o tempo todo com a questão do preconceito e retrata diversas situações que acontecem em base diária no mundo. Animais que criam vantagem de parecerem bonzinhos para ser pilantras, a coelha Judy tendo que reafirmar o tempo inteiro que é capaz. Através de animais, a Disney conseguiu passar uma mensagem muito legal sem envolver minorias reais, o que certamente revoltaria parte do público.

Ao lado do raposo Nick (Jason Bateman/Rodrigo Lombardi), Judy encara diversos desafios ao longo da narrativa. Alguns com dose de mistério, outros de ação. O espectador é apresentado a cenas tensas e que prendem a atenção – mesmo sendo um filme voltado para o público infantil.

Zootopia 02

Outro ponto alto do filme é a comédia. A película provoca inúmeras gargalhadas, mais que o comum para filmes engraçadinhos de animação. A discrepância de tamanho dos bichos – que possuíam escalas similares às reais – era tratada de forma divertida e criativa em várias cenas. É comum nos filmes de animais antropomórficos que os bichos tenham – sejam elefantes, leões ou coelhos – tamanho de ser humano. Em Zootopia, os animais são tão grandes quanto seus correspondentes na realidade, o que torna várias cenas engraçadas. Os personagens Benjamin Garramansa (Nate Torrence/Rodrigo Andreatto) e Gazelle (Shakira) se destacam esse aspecto.

Zootopia é gostoso de assistir, não entedia, faz rir, e ainda passa uma mensagem completamente atual e necessária para a sociedade contemporânea. O que parecia ser um filme bobo de animais acabou se mostrando uma grande contribuição da Disney para o universo cinematográfico e para a própria sociedade. O filme supera todas as expectativas, e é embalado por “Try Everything”, canção original de Shakira, que no filme é interpretada pela divertidíssima diva pop Gazelle.

ZOOTOPIA – Pictured (L-R): Nick Wilde, Judy Hopps. ©2016 Disney. All Rights Reserved.
Imagens: Disney

Zootopia
Estados Unidos, 2016 – 108 min
Animação | Aventura

Direção:
Byron Howard, Rich Moore
Roteiro:
Jared Bush, Phil Johnston
Elenco:
Ginnifer Goodwin, Jason Bateman, Idris Elba, J.K. Simmons, Jenny Slate, Nate Torrence, Tommy Chong, Octavia Spencer, Bonnie Hunt, Don Lake, Shakira
Elenco no Brasil:
Mônica Iozzi, Rodrigo Lombardi, Ramon Campos, Mauro Castro, Jussara Marques, Rodrigo Andreatto, Glauco Marques, Cecília Lemes, Isabel de Sá, Leonardo Camilo, Shakira

4 STARS

Por Paulo Henrique Testoni

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *