Batman vs Superman | O embate entre os estilos dos super-heróis

Comparamos os estilos dos dois personagens da DC Comics para você decidir qual é o seu favorito

Batman vs Superman: A Ordem da Justiça dá sequência à Homem de Aço (2013). No Brasil, o lançamento acontece na próxima semana, no dia 24 de março. Os fãs de histórias em quadrinhos estão aguardando ansiosamente porque essa é a primeira vez que os dois personagens interagem no mesmo filme. No enredo, Superman (Henry Cavill) é uma figura controversa e Batman (Ben Affleck) vê o outro como ameaça à sociedade. É aí que começa o confronto pela salvação da humanidade (como sempre, não é mesmo?). Com a divulgação de vários trailers diferentes, somos deixados com alguns detalhes, dicas e questões abertas sobre a produção dirigida por Zack Snyder. O pouco que pode ser apontado até agora é o toque sombrio do filme (como sempre) e alguns diálogos bem-humorados.

É a primeira vez que Batman e Superman aparecem disputando no mesmo filme. Entretanto, isso já aconteceu várias vezes nas HQs. Em 2003, a DC Comics lançou uma série mensal chamada  Batman/Superman. Antes disso, entre 1941 e 1986, havia o World’s Finest Comics, um lançamento de quatro vezes ao ano em que a mesma situação era apresentada. O engraçado de tudo isso é que os dois personagens são bem diferentes: enquanto Bruce Wayne é um misterioso milionário, Clark Kent é um repórter investigativo. Aqui na redação, cada um de nós tem o seu preferido. E você? Iria preferir cantar os pneus no batmóvel ou ir até o mercado voando? Prefere um look total black ou roupas coloridas? Um pouco mais abaixo estão nossas comparações.

Gadgets caros ou superpoderes? Os dois personagens comparados

Qual é o background dos dois super-heróis? Batman é o cara de Gotham, a cidade onde ele foi criado, viu seus pais serem assassinados e onde ele trabalha como um vigilante contra o crime. Com o Superman, a coisa fica um pouco mais complicada: ele é um alienígena, e vem de Krypton, um planeta completamente destruído. Seus pais adotivos moram em Smallville, onde ele cresceu (e onde a série de 2001, com o mesmo nome da cidade, foi filmada), e a cidade onde ele opera é Metropolis.

Os nomes verdadeiros desses dois heróis são Bruce Wayne e Clark Kent. Em um trailer, os dois trocam palavras de maneira pouco amigável em uma festa, enquanto o vilão Lex Luthor tenta acalmar os ânimos. Na ocasião, o milionário Bruce Bruce está super formal, de terno e gravata, mas Superman parece não se importar com isso e desfila tranquilo com seus óculos mega grossos. O primeiro usa carros e mordomias para se esquecer do próprio passado tortuoso. O segundo parece nunca descansar e sempre acha tempo para continuar com suas investigações.

Outra grande diferença entre os dois é que Superman pode confiar nos próprios superpoderes, mas Batman é apenas um ser humano normal. Ele possui bastante dinheiro e é famoso por seus gadgets e equipamentos super modernos, o que, de acordo com o figurinista Michael Wilkinson, faz o personagem ficar ainda mais forte.

Neste filme, a roupa do Batman está um pouco desgastada, você percebeu? É que ele tem lutado contra o crime por bastante tempo. Uma curiosidade é que há uma clara referência às origens de Superman em suas roupas: existe uma frase de Krypton inscrita nelas (que na verdade é um texto escrito pelo mitologista Joseph Campell: “Where we had thought to stand alone, we will be with all the world”). No que concerne ao figurino dos personagens, uma coisa já pode ser dita: nenhum deles estará usando cuecas em cima das calças dessa vez. Isso é coisa do passado. Confira mais detalhes no infográfico.

Mais segredos de Batman vs Superman

Mas Batman e Superman não são os únicos personagens que estamos ansiosos em ver. O filme marca o debut de Aquaman na telona, por exemplo. E além disso, é claro que não podemos nos esquecer das personagens femininas, especialmente a Mulher-Maravilha. Ela com certeza vai carregar seu escudo e sua espada no filme para se proteger dos inimigos. O papel ficou para a modelo e atriz israelense Gal Gadot, que vai interpretar e heroína também no filme solo da personagem, dirigido por Patty Jenkins, a ser lançado em 2017. Gadot explicou que o filme não se baseia em um personagem masculino e não tem nenhuma história de amor. Em um dos trailers, vemos Diana Prince ficando cada vez mais perto Bruce Wayne. Aparentemente, os dois irão ser engajados em duas missões rivais, mas Ben Affleck disse em entrevista ao Entertainment Weekly que Batman é o melhor detetive do mundo. Se ele suspeita de Diana, ele pode se inspirar.

Outra personagem feminina no filme é Lois Lane – o amor secreto Clark Kent e uma repórter do Daily Planet.

Quais são os segredos o filme? Quem irá ganhar essa disputa? O que irá ameaçar a humanidade e qual é o papel dos dois protagonistas na disputa? Vamos descobrir logo logo.

POR STYLIGHT

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *