Oscar 2016 | O que esperar da premiação

O Regresso? A Grande Aposta? Mad Max: Estrada da Fúria? Analisamos o cenário e demos nossos palpites sobre quem levará uma estatueta dourada para casa

Neste domingo (28) acontece a 88ª edição do Oscar. Em 2016, a premiação chega com uma grande polêmica: a ausência de negros, pelo segundo ano consecutivo, nas categorias de atuação (ator e atriz principais, ator e atriz coadjuvantes). A falta de diversidade não é de hoje já que em 88 anos somente 15 vezes um interprete afro-americano conquistou o troféu.

Após várias reclamações e algumas mudanças propostas pela Academia, Chris Rock, o apresentador da cerimônia, deve carregar sua apresentação com piadas (ácidas) referentes ao assunto.

Quanto à disputa pelos prêmios, O Regresso, de Alejandro González Iñárritu, lidera a corrida, com 12 indicações, incluindo melhor filme, direção e ator. Logo atrás está Mad Max: Estrada da Fúria, de George Miller, com 10 nomeações, incluindo melhor filme e direção.

Apesar do franco-favoritismo aparente, dificilmente um dos dois vencerá o prêmio mais cobiçado da noite. Isso porque ambos não receberam uma indicação a melhor roteiro. Em 87 anos de premiação, somente dois longas venceram o troféu de melhor filme sem uma nomeação a roteiro: A Noviça Rebelde (em 1966) e Titanic (em 1998). A façanha de ganhar sem uma menção nas categorias de roteiro não é impossível, mas parece improvável.

Costumeiramente, os prêmios dos sindicatos ajudam a nortear quem será o grande campeão da noite, mas este ano a atenção está dividida. O SAG Awards (Sindicato dos Atores) concedeu o prêmio de melhor elenco (uma espécie equivalente à melhor filme) para Spotlight – Segredos Revelados. Enquanto isso, o PGA Awards (Sindicato dos Produtores) deu o troféu de produção/filme do ano para A Grande Aposta. Por sua vez, o DGA Awards (Sindicato dos Diretores) premiou O Regresso com melhor direção.

Hoje, qualquer um dos três poderia vencer o maior prêmio da noite. Em retrospecto, o prêmio do Sindicato de Atores é o que menos acerta. Em 20 anos, somente metade dos seus ganhadores conquistaram o Oscar de melhor filme. O Sindicato dos Direitos, em 67 anos, acertou o vencedor da categoria de direção no Oscar em 60 oportunidades (um total de 90% de aproveitamento), e em 54 vezes o vencedor também levou o troféu de melhor filme no Academy Awards pra casa (81% de aproveitamento).

Quanto ao prêmio do Sindicato dos Produtores, nos seus 26 anos, em 19 oportunidades seus ganhadores conquistaram também o Oscar de melhor filme (73% de aproveitamento). Este sindicato não erra o grande vencedor do Academy Awards há oito anos, por isso é mais seguro apostar nele e esperar uma vitória de A Grande Aposta. Porém, não se surpreenda caso O Regresso triunfe.

Por ter vencido o prêmio do Sindicato dos Diretores, Alejandro G. Iñárritu (O Regresso) é o favorito para levar pelo segundo ano consecutivo o troféu de melhor diretor – no ano passado, ele venceu por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância). Caso aconteça, ele será apenas o terceiro diretor a vencer por dois anos consecutivos a estatueta. Enquanto isso, George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria) corre por fora.

Nas categorias de atuação, Leonardo DiCaprio deve ter uma briga fácil para finalmente conquistar sua tão esperada estatueta dourada como melhor ator por O Regresso. Brie Larson (O Quarto de Jack) briga com a duas vezes oscarizada Cate Blanchett (Carol) pelo prêmio de melhor atriz, mas o troféu deve ficar com a novata.

Entre os coadjuvantes, a Academia deve optar por reconhecer o trabalho emocionante de Sylvester Stallone em Creed: Nascido Para Lutar, em que ele interpretar pela sétima vez Rocky Balboa, personagem que o lançou ao estrelato. Entre as mulheres, Alicia Vikander deve conquistar seu primeiro Oscar por seu papel em A Garota Dinamarquesa. Sua principal concorrente é Kate Winslet (Steve Jobs), que já ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA, porém Vikander conquistou o prêmio do Sindicato.

Spotlight e A Grande Aposta são os favoritos a conquistar os prêmios de roteiro, já que ambos conquistaram os títulos de melhor roteiro original e roteiro adaptado, respectivamente, no WGA Awards (Sindicato dos Roteiristas).

O filme brasileiro O Menino e o Mundo concorre na categoria de melhor animação, mas dificilmente derrotará o favoritíssimo Divertida Mente.

O Oscar 2016 acontece às 22h, horário de Brasília. No Brasil, a premiação será transmitida na íntegra pelo canal fechado TNT e, depois do Big Brother Brasil, na Rede Globo. Abaixo, confira a lista completa de nossos palpites.

Melhor Filme
Quem deve ganhar: A Grande Aposta
Quem pode ganhar: O Regresso

Melhor Diretor
Quem deve ganhar: Alejandro González Iñárritu – O Regresso
Quem pode surpreender: George Miller – Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Atriz
Quem vai ganhar: Brie Larson – O Quarto de Jack

Melhor Ator
Quem vai ganhar: Leonardo DiCaprio – O Regresso

Melhor Atriz Coadjuvante
Quem vai ganhar: Alicia Vikander – A Garota Dinamarquesa

Melhor Ator Coadjuvante
Quem deve ganhar: Sylvester Stallone – Creed: Nascido Para Lutar
Quem pode ganhar: Mark Rylance – Ponte dos Espiões

Melhor Roteiro Original
Quem vai ganhar: Spotlight – Segredos Revelados

Melhor Roteiro Adaptado
Quem vai ganhar: A Grande Aposta

Melhor Animação
Quem vai ganhar: Divertida Mente

Melhor Filme Estrangeiro
Quem vai ganhar: O Filho de Saul

Melhor Documentário
Quem vai ganhar: Amy

Melhor Edição
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhores Efeitos Especiais
Star Wars: O Despertar da Força

Melhor Direção de Arte
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Trilha Sonora
Os Oito Odiados

Melhor Figurino
Cinderela

Melhor Edição de Som
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Mixagem de Som
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Maquiagem e Cabelo
Mad Max: Estrada da Fúria

Melhor Fotografia
O Regresso

Melhor Canção Original
“Til It Happens to You” – The Hunting Ground

Melhor Curta de Documentário
Body Team 12

Melhor Curta-Metragem
Ave Maria

Melhor Curta de Animação
Sanjays Super Team

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *