Stakes – Adventure Time | Crítica

Marceline é a salvadora de Ooo em spin-off de A Hora da Aventura

Stakes - Adventure TimeCom o início da sétima temporada de A Hora da Aventura (Adventure Time) no dia 2 de novembro, os produtores da série — que é hoje uma das de maior audiência do canal fechado Cartoon Network –, resolveram trazer um spin-off em forma de minissérie especialmente voltada para a vampira Marceline, que acompanha os personagens de A Hora da Aventura desde a primeira temporada. Denominada Stakes, a minissérie de oito capítulos se passa dentro do contexto que inicia a sétima temporada e primeiramente já traz aos fãs a surpresa de ouvir  Marceline narrando o tema de uma nova abertura para o desenho que diz respeito à sua própria série.

Em Stakes, Marceline resolve abandonar sua vida de vampira e se tornar humana, mas para isso recorre à ajuda da Princesa Jujuba, que deve desenvolver um antídoto para o vampirismo. Ainda exilada de seu reino, agora governado pele Rei de Ooo, Jujuba não tem acesso ao seu antigo laboratório, o que faz com que seu antídoto saia errado e tenha efeitos colaterais em Marceline. A vampira começa a ter vislumbres do passado enquanto no presente animais aparecem misteriosamente mordidos aos arredores de Ooo. Por meio das lembranças de Marceline, percebe-se que desde que foi abandonada por Simon a garota dedicou grande parte de sua vida erradicando de Ooo outros vampiros e protegendo os últimos humanos do reino, tornando-se assim a última vampira de Ooo. Porém, com seus poderes retirados e quase humana, os vampiros que Marceline matou retornam e querem vingança. Assim começa a jornada de Marceline para aceitar novamente quem ela é afim de salvar seus amigos e encontrar a si mesma.

Stakes - Adventure Time (1)

Para os fãs da série animada, Stakes é para ser assistida de uma só vez e não deixa a desejar. Com a temática do mundo dos vampiros em foco, os produtores exploram toda a cultura vampiresca existente e apresentam situações clássicas do tema (como um vampiro ter que ser convidado para entrar em uma casa ou ser vulnerável a alho), e as adaptam para a inconfundível realidade do desenho e do mundo de Ooo, gerando releituras hilárias. Além disso, Marceline encontra vários personagens ao longo dos oito episódios, como o Rei Gelado e a Princesa Caroço, que, além de Finn, Jake e Jujuba, também a ajudam em sua caçada aos vampiros que retornaram. Por meio das lembranças de Marceline tem-se ainda momentos da história de Ooo até então não revelados, como a aparição dos últimos humanos a viverem naquelas terras, um fato curioso e que ainda não havia sido explorado na série.

Vale ressaltar ainda que elementos comuns do desenho se fazem presentes nos momentos certos da minissérie dando aquele ar curioso e ousado que só Adventure Time tem. Há momentos clássicos como as caras de pavor de Jake, Jujuba totalmente despreocupada com a morte de seus companheiros de viagem, Finn acreditando em qualquer um que diga ser bom, mesmo com um passado de vilão e, claro, as músicas de Marceline expressando suas dúvidas e questionamentos sobre abandonar o que a torna diferente por uma vida incerta como humana.

Stakes - Adventure Time (5)

Por fim, para dar continuidade à série, as ações de Marceline na minissérie causam mudanças importantes em Ooo que serão percebidas mais adiante nos próximos episódios da série regular. Com a minissérie pode-se talvez ter uma noção melhor do posicionamento dos produtores e de sua preocupação em se manter fiel aos personagens e ao enredo que envolve o desenho, independente de seu formato, fator muito importante para quem aguarda o primeiro filme de A Hora da Aventura, confirmado este ano pelo Cartoon Network.

Stakes
EUA, 2015 – 8 episódios
Animação | Aventura | Comédia

Criado por:
Kent Osborne, Pendleton Ward, Jack Pendarvis, Adam Muto
Elenco:
Olivia Olson, Jeremy Shada, John DiMaggio, Hynden Walch, Kyle Kinane, Steve Little, Maria Bamford, Dee Bradley Baker

4.5 STARS

Stakes - Adventure Time (3)
Imagens: Cartoon Network
Por Leonardo Costa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *