Rolê Cultural pela Recoleta

Nossa correspondente na Argentina fala sobre um dos passeios culturais mais atrativos de Buenos Aires

Um dos passeios mais culturais para se fazer em Buenos Aires é conhecer um pouco do bairro Recoleta. Considerado um dos pontos turísticos da cidade esse rolê vai lhe render muitas fotografias e uma bagagem cultural enorme. A sua primeira parada é: o cemitério da Recoleta. Pode parecer estranho, mas este cemitério é um pouco diferente do que estamos acostumados. Construído em 1822, é o primeiro cemitério público da cidade, um dos pontos mais visitado e simplesmente incrível. Onde os principais protagonistas da história da Argentina estão enterrados, o túmulo mais concorrido é o de Evita Perón.

As principais famílias da cidade competiam na construção dos mausoléus onde muitos desses eram projetados por importantes arquitetos. O cemitério parece uma pequena cidade de tumbas com ruas estreitas e enfeitadas por mármore e esculturas. A arquitetura tornou-se tão importante que mais de 90 delas foram declaradas Monumento Histórico Nacional. O passeio pode ser feito com um guia turístico, oferecido pelo próprio cemitério.

cemiterio recoleta 3

A Basílica Nossa Senhora de Pilar encontra-se ao lado do cemitério. Inaugurada em 1732, é a igreja mais antiga da cidade conservada em seu estilo original barroco. O local conserva muitas peças originais que estão à mostra logo na entrada, além de um tour pelo primeiro claustro.

O Centro Cultural da Recoleta dá continuidade à história religiosa do bairro. O local era o convento dos monges Recoletos, de onde sai o nome do bairro. Construído no mesmo ano da Basílica, passou para as mãos do governo em 1822, que acabou fazendo diversos usos do local. Em 1859 tornou-se um abrigo para mendigos e outros pavilhões foram construídos. Sua função como Centro Cultural tomou início em 1978.

Hoje funciona com 27 salas, um cinema, um auditório e um anfiteatro. Recebendo importantes exposições em todos os segmentos artísticos, recitais, teatro e eventos. Além de oferecer cursos e oficinas contém um laboratório de pesquisa e produção musical. Vale a pena sempre conferir o que está rolando por lá, já que a maioria das exposições são gratuitas. Depois de passar pelas galerias de uma volta na parte externa do centro, onde você encontra uma cafeteria e um grande pátio com uma vista linda para o resto do bairro.

A Praça Francia percorre todo este trajeto. Nos finais de semana artesões de Buenos Aires e outros lugares do mundo realizam uma feira com diversos tipos de artesanato. A maioria dos artesões estão por lá quase todos os fins de semana, mas alguns estão apenas de passagem. Portanto, não perca a oportunidade de levar uma lembrança única para casa. Quando há sol, como de costume, o centro da praça fica povoado por cachorros, rodas de amigos e alguns músicos que levam seu violão e microfone para alegrar o dia e tirar alguns trocados.

Previamente (3)
Imagens: Eliza Doré

Sua próxima parada é o Palais de Glace, que entre 1911 e 1921 era uma pista de patinação no gelo e depois virou um local para bailes. Nos anos 20 era onde os porteños bailavam el tango por toda la noche. Existe uma história de que quando Carlos Gardel saia de uma milonga, levou um tiro por defender seu amigo de um tumulto, e por toda a sua vida o projétil ficou alojado no pulmão esquerdo.

O espaço funciona como exibição de arte argentina e recebe o Salão Nacional de Artes, um dos mais importantes do país. Para quem ficar mais tempo pela cidade, vale a pena conferir a programação de filmes e documentários, sempre organizados por algum tema. Todas as atividades são gratuitas.

Para finalizar o tour: o Museu de Belas Artes. Com certeza este é um lugar que merece um dia reservado apenas para ele. É um dos museus mais importantes da América Latina e possui a maior coleção de arte argentina do país, além de obras de El Greco, Van Gogh, Jackson Pollock, Picasso, Renoir, Rembrand e muitos outros.

A gastronomia vai estar presente em todo o seu passeio. Ao redor da praça as opções de restaurantes com comidas típicas são inúmeras. Mas se estiver procurando algo mais alternativo você encontra a hamburgueria Dean and Dennys, Hard Rock Café e McDonald’s, além das opções para o final de tarde como a sorveteria Freddo e as cafeterias Starbucks e Pani.

Por Eliza Doré

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *