Game of Thrones | Livro sobre a série decreta oficialmente a morte de um personagem

Qual personagem cuja morte ficou em aberto no final da 5ª temporada de fato morreu?

[Este texto contém spoilers para quem não está em dia com a série]

O final da quinta temporada de Game of Thrones deixou muitos pontos de interrogação no ar. Entre eles, destacam-se as mortes de dois personagens em questão: Jon Snow (Kit Harington) e Stannis Baratheon (Stephen Dillane). É aquela coisa, na saga criada por George R.R. Martin ninguém está morto até ter seu atestado de óbito oficial.

Como Martin disse que nos livros Stannis ainda permanece vivo, o que fez pairar no ar a dúvida se o personagem teria morrido de fato na série. Isso porque, no último episódio da quinta temporada, a participação de Stannis termina com Brienne (Gwendoline Christie) prestes a dar o golpe de misericórdia nele, porém não o vemos na tela, o que acabou criando a teoria de que, por algum motivo, ele teria sobrevivido.

stannis-dies

O mistério, no entanto, chegou ao fim. Isso porque o editor-chefe do site Watchers on the Wall notou que na sessão de Baratheon, no livro Game of Thrones: The Noble Houses of Westeros Seasons 1-5, o parágrafo que fala sobre o personagem conclui com a seguinte frase: “Stannis foi morto fora de Winterfell por Brienne de Tarth, que jurou vingar a morte de Renly”.

GOT-Houses-Stannis

Colocando o último prego no caixão de Stannis está o parágrafo que fala sobre Brienne, que se conclui da seguinte maneira: “Brienne matou Stannis”.

GOT-Houses-Brienne

A HBO confirmou a informação. Porém, anteriormente, o diretor do episódio, David Nutter, já havia confirmado a morte de Stannis e disse que o único motivo pelo qual não mostraram a cena derradeira do personagem foi porque teria sido uma cena “gratuita”, como se a série não fosse conhecida por exibir violência e sexo sem nenhuma necessidade.

Outro fator que colaborou para a confirmação da morte de Stannis foi a escolha do artista Robert Ball para retratar a sua arte do finale, que faz parte do projeto “Beautiful Death” (ou “Bela Morte”, em português), uma espécie de guia de episódios da série retratando as mortes mais icônicas. O que chama a atenção foi ele ter escolhido Baratheon ao invés de Jon Snow, um personagem bem mais adorado pelo público. Seria essa mais uma pista sobre a sobrevivência de Lord Snow?

Ainda no livro Game of Thrones: The Noble House of Westeros Seasons 1-5, Snow também ganha um parágrafo só seu. “Ele foi assassinado em Castle Black por seus próprios homens, incluindo Alliser Thorne e Olly”. Será que assassinado, no mundo de Game of Thrones, significa mesmo estar morto? Vamos ter que esperar um pouco mais para descobrir, infelizmente.

GOT-Houses-Jon-Snow

O livro em questão será lançado nos EUA no dia 8 de dezembro, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

Game of Thrones, agora vencedora do Emmy de melhor série dramática, retorna para sua sexta temporada em abril de 2016, pela HBO.

Por Rodrigo Ramos

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *