Cinéfilo reúne a última e a primeira cenas de centenas de filmes em vídeos

Montagens mostram a relação existente entre o início e o final dos filmes e a beleza por trás dos takes

A internet nos surpreende a cada dia, mas nem sempre positivamente. Este é um caso em que a web nos recompensa e, de certa forma, nos dá uma aula cinematográfica. O editor, cinéfilo e cineasta Jacob T. Swinney resolveu fazer uma série de vídeos intitulada “First and Final Frames”, ou “Primeira e Última Cenas”. Em seis meses, ele fez duas edições, reunindo 55 filmes no primeiro e mais 70 no segundo.

Swinney traz filmes de todas as épocas de Hollywood, alguns estrangeiros, entre clássicos, cults e blockbusters. No primeiro, as escolhas vão de Birdman, 12 Anos de Escravidão e Garota Exemplar até Náufrago, 12 Macacos e 2001: Uma Odisseia no Espaço. Já no segundo, as escolhas são ainda mais variadas, passando pelos recentes Ex Machina, Mad Max: Estrada da Fúria e O Jogo da Imitação até os clássicos OldboyLaranja Mecânica e Gladiador.

Há alguns filmes que não se importam em conectar seu término com o início tão intimamente como outros, isso é verdade. Mas não há como não vislumbrar a beleza de quando há. Os dois vídeos podem ser meramente contemplativos como também servem para mostrar como o cinema é uma das mais belas artes existentes. Confira o resultado logo abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *