Cineasta pernambucano lança livro e documentário sobre a experiência de fazer um filme

Assinada por Jura Capela, a obra literária Como Não Fazer um Filme pode ser adquirido a partir desta quinta, enquanto o doc pode ser assistido no Cine Odeon, nesta sexta

livro_jardel_capa.inddAcontece nesta quinta-feira (3), na Livraria Cultura Cine Vitória, às 18h, o lançamento do livro Como Não Fazer um Filme (ed. Letra Imagem, 160 págs., R$ 20), cujo autor é o cineasta pernambucano Jura Capela. Narrado em primeira pessoa, a obra traz a experiência do diretor durante a realização da película Filme Jardim Atlântico, de 2012.

A publicação esmiúça os bastidores da criação do filme com abordagem quase didática baseada em sua experiência. O livro relata as decisões tomadas em cena, conflitos, erros e acertos situados do direto ao longo de cinco anos que ele levou para conceber seu primeiro longa-metragem de ficção.

Na sexta-feira (4), acontece o lançamento do documentário Jardim Atlântico, com entrevistas e registros de bastidores das filmagens do longa de ficção. A exibição acontece na sessão especial do Cachaça Cinema Clube, no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, onde também será exibido o filme Viola Chinesa: Meu Encontro com o Cinema Brasileiro, de Julio Bressane (1977) e Agrippina é Roma Manhattan, super-8 de Hélio Oiticica (1972).

Sobre o cineasta

Jura Capela nasceu em Recife em 1976. Integrou grupos artísticos como Canal 03 (fotografia e vídeo) e Telephone Colorido. Em sua filmografia, soma a codireção do média-metragem Schemberguianas (2005), a direção do curta experimental Copo de Leite (2004) e a direção de dois longas-metragens: Paranã-Puca – Onde o Mar se Arrebenta (2010, sobre as artes plásticas em Pernambuco, vencedor do Prêmio Novos Rumos Festival do Rio, em 2010) e o musical Filme Jardim Atlântico (2012), produzido e distribuído pela Jura Filmes. Como Não Fazer Um Filme é sua primeira obra literária.

Serviço

Lançamento do livro Como Não Fazer Um Filme de Jura Capela
Quando: 3/9 (quinta-feira), às 18h com sessão de autógrafos
Local: Livraria Cultura Cine Vitória  (Rua Senador Dantas, 45, Centro)
Informações: (21) 3916-2600

Lançamento do documentário Jardim Atlântico
Quando: 4/9 (sexta-feira), às 20h30
Onde: Cachaça Cinema Clube – Cine Odeon (Praça Floriano, 7, Cinelândia)
Informações: (21) 2240-1093

Por Rodrigo Ramos, com informações de Tatiana Diniz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *