Projeto “Em Cena: Arte Sustentável” leva educação ambiental às escolas de Balneário Camboriú nesta semana

A campanha irá atender duas escolas da rede municipal de ensino de BC entre os dias 10 e 14 de agosto

Entre os dias 10 e 14 de agosto, alunos da rede pública de ensino de Balneário Camboriú irão receber mais uma etapa da campanha “Em Cena: Arte Sustentável”. O projeto, idealizado pela multiagência Cultura em Cena (CeC), com apoio do Ministério Público de Santa Catarina e Prefeitura de Balneário Camboriú, tem por objetivo conscientizar crianças, jovens e adultos quanto a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Nesta edição, duas escolas do município serão atendidas, o Centro Educacional Municipal Taquaras, e o Centro Educacional Municipal Giovania de Almeida, totalizando cerca de 400 alunos. Por meio de rodas de diálogos, exibições de vídeos, exposições de artefatos e oficinas, aplicadas de forma divertida e lúdica, alunos do 1º ao 9º e professores terão a oportunidade de conhecer técnicas sobre reaproveitamento de resíduos e sustentabilidade, despertando mudanças de hábitos que facilmente podem ser levadas para dentro de casa.

As três oficinas que integram a programação serão facilitadas pelos bioeducadores Luciana Andrea, ministrando uma oficina de Arte Sucata, e Dheodoro Ermes Silveira Jr., com uma oficina sobre Horta Escolar Orgânica e Energias Renováveis, que conta com a produção de uma cisterna, ou seja, um sistema de captação da água da chuva. Já o engenheiro Ambiental Fábio Vaccaro irá conduzir rodas de diálogo sobre os temas Política de Resíduos e Sujeitus Lixo Zero.

Edições anteriores

Estruturado desde o início do ano, a primeira realização do “Em Cena: Arte Sustentável” junto à rede de ensino municipal de Balneário Camboriú aconteceu no mês de março, quando o projeto atendeu cerca de 700 alunos na escola Caic Ayrton Senna da Silva. Em junho, o Em Cena esteve na Praça da Cultura oferecendo oficinas, palestras, vídeos e exposições para toda a comunidade civil, além de receber alunos e professores do Centro Educacional Municipal Professor Antônio Lúcio totalizando, aproximadamente, 450 pessoas. O projeto ainda inclui: a produção de um documentário abordando o tema sustentabilidade, que será doado à rede de ensino; produção de informativos sobre a temática, divulgados nas rede sociais; veiculação de frases com dicas e medidas sustentáveis nos painéis eletrônicos de Balneário Camboriú, entre outras ações que estão programadas para serem executadas até dezembro de 2015.

Serviço

O que: Campanha “Em Cena: Arte Sustentável” na Rede Pública de Ensino

Quando: 10 à 14 de agosto

Onde: Centro Educacional Municipal Taquaras (Linha de Acesso às Praias Rodesindo Pavan, nº 1048, BairroTaquaras) e Centro Educacional Municipal Giovania de Almeida  (Rua Higino João Pio Praia do Estaleirinho)

Mais informações: www.culturaemcena.com/em-cena

Por Alana Archer

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *