Mostra de teatro EmCenaCatarina começa a partir desta quarta-feira

Sesc promove espetáculos teatrais em sete cidades catarinenses, incluindo Itajaí e Balneário Camboriú

A Mostra de teatro EmCenaCatarina começa nesta quarta-feira (29) e vai até quinta-feira da próxima semana (7 de maio). Serão três espetáculos apresentados por sete cidades catarinenses. O projeto, do Sesc catarinense, tem por objetivo propiciar que, a cada ano, três grupos de teatro ou dança do estado percorram as unidades do Sesc com suas apresentações, abertas para o público. Em 2015, o EmCenaCatarina completa 15 anos de existência.

Na região do Litoral Norte, as peças teatrais acontecem nos próximos três dias, a partir desta quarta-feira. Em Itajaí, serão três espetáculos, sendo que cada um será sediado em um local diferente da cidade. Hoje, às 20h30, rola o espetáculo Cascaes – Memórias do Homem de Argila Crua, no Teatro Municipal de Itajaí. Amanhã (30), às 18h, acontece na Rua Hercílio Luz, em frente a Casa de Cultura Dide Brandão, o espetáculo Ronin – Luz e Sombra. Por último, na sexta-feira (1), acontece a apresentação da peça La Conquista, na Praça da Beira Rio, a partir das 17h.

Em Balneário Camboriú, irão acontecer duas apresentações. Nesta noite, rola a peça Ronin – Luz e Sombra, a partir das 18h, na Avenida Brasil, 1765 (Loja Yoo). Na quinta-feira, é a vez do espetáculo La Conquista, às 14h30, no Teatro Municipal Bruno Nitz.

Brusque também sedia a mostra ainda nesta semana, começando amanhã com o espetáculo Cascaes – Memórias do Homem de Argila Crua, no Teatro de Azambuja, às 19h30. Nos dias 2 e 3, é a vez das peças Ronin – Luz e Sombra e La Conquista. Elas acontecem, respectivamente, às 17h45 e às 15h, na Praça Sesquicentenário e no Sesc Brusque.

Para saber a programa completa em toda Santa Catarina, acesse o site do Sesc neste link. Abaixo, você confere as sinopses dos espetáculos.

Cascaes – Memórias do Homem de Argila Crua

Sinopse: Francolino realizou milhares de trabalhos. Coletou uma infinidade de histórias e lhes deu forma de desenhos bidimensionais, esculturas confeccionadas em argila crua, composições, esboços, manuscritos, crônicas de seres fantásticos e mulheres metamorfoseadas. Desse mundo de visões exóticas adquirem vida os seres que, com o coração agitado, nos convidam a submergir na obra. Seres com ânsia de amplificar sua voz e suspendê-la no ar. Frankolino deixou sua obra. Ali está! Uma obra que nos sussurra ao ouvido: “Pouca coisa é a vida sem o afã formidável de ampliar suas fronteiras…”

Classificação etária: 12 anos.
Duração: 1 hora


Ronin – Luz e Sombra

Sinopse: Ronin – Luz e Sombra é um evento teatral urbano que acontece em dois capítulos ao entardecer. O primeiro apresentado nos últimos raios de sol e o segundo com a chegada da noite.
Capítulo 1 – O SONHO: Um homem de terno e gravata em sua mesa de escritório é instalado na rua. Ele age em sintonia com os sons cíclicos gerados por uma caixa de som, faça chuva faça sol, sua rotina permanece inalterável. Até que algo acontece e interrompe os ciclos, anunciando o momento de acordar.
Capítulo 2 – O CONFRONTO: O personagem se prepara para mais um dia de trabalho, em seu figurino de samurai-estátua encarna o mito do herói, confrontando as criaturas projetadas na parede que revelam suas paisagens interiores. Neste capítulo, a ação performática se dá entre a relação de projeções digitais manipuladas ao vivo, e o corpo do ator. Corpo e luz se relacionam numa espécie de jogo 
utilizando a arquitetura local como anteparo.

Classificação etária: Livre
Duração: 43 minutos


La Conquista

Sinopse: A Palhaça Pituca da Rosa e O Excêntrico Chico Velazquez trazem para o público “La Conquista”, uma historia de amor e conflitos. Espetáculo cômico circense que, além de possibilitar uma forte participação do público, permite o contato com o universo do palhaço. Com uma comunicação direta, divertem e assombram com habilidades de alto nível. Utiliza malabarismo em dupla, mágica, acrobacias, esquetes clássicos e autorais para a criação da sua arte chistosa.

Classificação etária: Livre
Duração: 50 minutos

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *