Malandro é Malandro e Mané é Mané: 10 anos sem Bezerra da Silva

um dos sambistas mais divertidos de nossa música nos deixou há 10 anos

Lembro-me bem quando tinha lá meus 10 anos de idade e meu tio colocava um sambista com uma voz engraçada pra escutar no seu som preto, com duas caixas de som e um adesivo da Mancha Verde para tocar alto no apartamento dos meus avós. Foi meu primeiro contato com o samba e minha primeira admiração por aquele senhor com sotaque carioca forte e letras engraçadas, que provavelmente no mundo politicamente correto de hoje em dia teria pilhas e mais pilhas de processos dos mais diversos tipos.

José Bezerra da Silva nos deixou faz 10 anos, mais precisamente no dia 17 de Janeiro de 2005. Bezerra, na verdade, é nordestino, nascido em Recife, no ano de 1927, e se mudou para o Rio de Janeiro pra fugir da pobreza e conhecer seu pai. Foi conhecendo Jackson do Pandeiro que começou sua história com a música, mais precisamente cantando o coco de roda, um ritmo da Paraíba com fortes influências africanas.

Após ficar desempregado, o cantor foi acolhido por um terreiro de umbanda depois de tentar cometer suicídio. Foi ali que uma mãe de santo viu em sua mão que seu futuro seria a música. Graças a essa bela mulher, Bezerra seria um dos maiores artistas da MPB. Gravou 28 cds e compôs músicas com outros artistas como O Rappa e Planet Hemp.

Bezerra, antes de falecer, virou cantor evangélico da Igreja Universal, gravando um álbum.

Fica a homenagem do Previamente com as três músicas mais legais do sambista.

http://https://www.youtube.com/watch?v=7NadhdciqiE

Por Dinho de Oliveira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *