Cine Odeon reabre as portas a partir de março

Um dos cinemas mais antigos do RJ, volta às atividades agora como centro cultural

O Cine Odeon, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, reabrirá suas portas a partir de março. No entanto, não será apenas uma sala de exibição de filmes. O estabelecimento foi rebatizado de Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, segundo informações de Ancelmo Góis, colunista do jornal O Globo.

A intenção é transformar o Cine Odeon num palco de diversos eventos culturais, podendo dar espaço para maratonas temáticas de cinema, apresentações de balé, palco de cursos e palestras, além de pré-estreias de filmes importantes.

A empresa responsável pela sala no momento é a Kinoplex, pertencente ao Grupo Luiz Severiano Ribeiro, que está negociando parcerias com entidades como a PUC Rio e a Academia Brasileira de Cinema. O objetivo é entregar o espaço aos cariocas para celebrar os 450 anos da cidade, que faz aniversário em março.

Fechado para manutenção desde junho de 2014, a sala foi inaugurada há quase 90 anos, em 1926. Ela era administrada pelo Grupo Estação e servia como sede de grandes eventos, como é o caso do Festival do Rio. No entanto, foi devolvida ao proprietário após os arrendatários contornarem a crise financeira que ameaçou fechar os cinemas do circuito do grupo.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *