As Melhores Trilhas Sonoras de 2014

Reunimos os sete melhores discos-tema que embalaram longas-metragens neste ano

O ano está quase acabando e está na hora de o Previamente oferecer aos seus leitores várias listas. A primeira delas é esta. O cinema é uma arte audiovisual e a parte sonora dela costuma ser marcante. O que seria de Psicose, por exemplo, sem aquela trilha que gera uma grande tensão? O que seria de Frozen – Uma Aventura Congelante se não fosse “Let It Go”? Pensando nisso, resolvemos listar alguma das melhores trilhas sonoras do ano.

Garota Exemplar (Gone Girl) – por Trent Reznor & Atticus Ross

[spotify id=”spotify:album:3RP0tRQ51HVC57O8q9jCw2″ width=”300″ height=”380″ /]

A dupla responsável pelas trilhas dos filmes recentes de David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres e A Rede Social) trabalham com maestria ao compor para o cinema. Nas notas da dupla encontra-se um clima de mistério, soturno, como se o perigo estivesse logo ali. Em outros momentos, se encontra um caminho suave, calmo, que tranquiliza a alma, mesmo que seja algo passageiro e que mascara a realidade vivida no filme. O tom de suspense da trilha casa perfeitamente com a narrativa do longa-metragem. Além disso, os caminhos percorridos no filme e na trilha sonora são imprevisíveis e deixam um gosto agridoce.

Faixas de destaque: “Sugar Storm”; “The Way He Looks at Me”; “Consummation”.

Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay – Part 1) – por vários

[spotify id=”spotify:album:1zqJjrivIbOT5E96taosj9″ width=”300″ height=”380″ /]

Com Lorde no papel de curadora da trilha sonora, as músicas presentes no disco tiveram mais em comum do que nas trilhas anteriores. As letras trazem elementos da franquia e as seleções musicais são harmoniosas, com melodias eletrônicas uniformes, não tendo diferenças discrepantes umas das outras. As escolhas são condizentes com o que se propõe o filme e Lorde mostra que tem talento como produtora também.

Faixas de destaque: Lorde – “Yellow Flicker Beat”; The Chemical Brothers – “This is Not a Game (feat. Miguel)”; Tove Lo – “Scream My Name”.

Boyhood – Da Infância à Juventude (Boyhood) – por vários

[spotify id=”spotify:album:6gVaSasSnh85NVEoAUCqbQ” width=”300″ height=”380″ /]

Não há nada de novo na trilha de Boyhood. Apesar disso, ela vale muitíssimo a pena. Isso porque, assim como os 12 anos filmados, a trilha acompanha o passar dos anos em suas faixas. Desde o primeiro sucesso de Coldplay, passando por Vampire Weekend e Cobra Starship, terminando em Gotye e Arcade Fire. A seleção é fantástica, assim como é o longa.

Faixas de destaque: Coldplay – “Yellow”; Arcade Fire – “Deep Blue”; Bob Dylan – “Beyond the Horizon”.

A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars) – por vários

[spotify id=”spotify:album:7bXOViTvx6EHXuYFuI2yfj” width=”300″ height=”380″ /]

Este é um clássico exemplo de como uma trilha sonora pode ser melhor do que o próprio filme. Com artistas da nova geração musical (Ed Sheeran, Lykke Li, Jake Bugg, Birdy e Charlie XCX), o disco é basicamente carregado de baladinhas, com melodias agradáveis e letras fofinhas (o que não é nenhum desmérito), misturando faixas lançadas previamente e inéditas. Ótima pedida para tocar durante uma noite romântica.

Faixas de destaque: Birdy – “Tee Shirt”; Charlie XCX – “Boom Clap”; Lykke Li – “No One Ever Loved”.

Interestelar (Interstellar) – por Hans Zimmer

[spotify id=”spotify:album:7a78GiEowpaCa7ZJs44xUU” width=”300″ height=”380″ /]

A belíssima trilha sonora de Hans Zimmer transporta o espectador para os lugares mais distantes da galáxia junto com a trama de Interestelar. Se Christopher Nolan tem o poder de nos fascinar com a viagem ao espaço, a descoberta de novos horizontes e trazer a emoção de um pai sobre seus filhos, Zimmer é quem dá o tom a partir de sua trilha discreta, com notas que nos remete ao mistério, à grandiosidade do espaço e um toque emocional. É só botar pra tocar e viajar junto com ela.

Faixas de destaque: “Cornfield Chase”; “Message From Home”; “I’m Going Home”.

Wish I Was Here (Wish I Was Here) – por vários

[spotify id=”spotify:album:0AxHVLIktz0Mt3f8qz2kZZ” width=”300″ height=”380″ /]

O filme não tem data de estreia no Brasil e nem título em português, além de ter sido arduamente criticado pela crítica nos EUA. Ainda assim, isso não tira o brilho da sua trilha com um pé e meio na melancolia, que inclui canções de Bon Iver, Paul Simon, Coldplay e Cat Power.

Faixas de destaque: Paul Simon – “The Obvious Child”; Cat Power & Coldplay – “Wish I Was Here”; The Shins – “So Now What”.

Mesmo Se Nada Der Certo (Begin Again) – por vários

[spotify id=”spotify:album:0ZQkueWQFxBrCsfkhxc4jg” width=”300″ height=”380″ /]

Dirigido por John Carney, diretor do maravilhoso Apenas Uma Vez, Mesmo Se Nada Der Certo também tem como um de seus protagonistas a música. Novamente, ele toma extremo cuidado com as canções que são expostas em sua película, fazendo com que as letras e o roteiro sejam homogêneos, funcionando uniformemente. O resultado são faixas adoráveis, apaixonantes e de cortar o coração. Quem dera se o Adam Levine colocasse um pouco mais de música boa assim nos discos recentes do Maroon 5.

Faixas de destaque: Adam Levine – “Lost Stars”; Keira Knightley – “Tell Me If You Wanna Go Home”; Adam Levine – “A Higher Place”.

Por Rodrigo Ramos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *