Os Clipes Mais Marcantes do Disk MTV | MTV Brasil 24 Anos

Listamos os 24 videoclipes que fizeram história na finada parada musical da emissora

Por Rodrigo Ramos

disk mtv logoNesta semana a MTV Brasil celebra 24 anos de existência. Mais precisamente, ela entrou no ar no dia 20 de outubro de 1990. Um dos principais programas que marcou história no canal foi o Disk MTV, parada musical com os dez clipes mais votados diariamente pelo público. O programa foi extinto no dia 15 de dezembro de 2006, tendo sido apresentado ao longo dos anos pelas VJS Carla Lamarca, Sarah Oliveira, Luisa Micheletti, Sabrina Parlatore, Cuca Lazarotto, as gêmeas Kênya e Keyla Bonaventura e Astrid Fontinelle.

Em homenagem ao aniversário de 24 anos do top 10 diário da Music Television brasileira, nós do Previamente separamos uma lista com os 24 videoclipes mais marcantes que passaram pelo programa. Preparados para a nostalgia? Vamos lá!

Raimundos – “Mulher de Fases” (1999)

O quarteto liderado na época por Rodolfo Abrantes se tornou icônico na história musical brasileira ao ser desbocado e brincalhão. “Mulher de Fases” foi apenas uma das várias canções que ficaram semanas nas paradas do Disk, como também “A Mais Pedida” e “Me Lambe”.

The Calling – “Whenever You Will Go” (2001)

Os caras estouraram com essa canção que tocou até dizer chega nas rádios e na MTV. Sucesso indiscutível, ainda foi sucedido por outros clipes como “Adrienne” e “Our Lives” na parada, mas nunca nem chegando perto do sucesso do seu primeiro hit.

Michael Jackson – “Black or White” (1991)

Pioneiro dos videoclipes, Michael Jackson não podia ficar de fora da parada brasileira. O álbum Dangerous emplacou vários hits, destacando-se “Black or White”, um vídeo multicultural do Rei do Pop, onde podemos vê-lo ficando cada vez mais branco (mas né, tanto faz se é preto ou branco) e uma introdução memorável de Macaulay Culkin.

The Offspring – “Pretty Fly (For a White Guy)” (1998)

O rock zoadinho dos anos 90. Quem não sente falta disso? Pois bem, os Offspring sempre tiveram isso de sobra e “Pretty Fly” foi um grande sucesso, hoje em dia ainda muito querida do público, inclusive pela redação do Previamente.

https://www.youtube.com/watch?v=nzY2Qcu5i2A

Foo Fighters – “Learn to Fly” (1999)

Como quase sempre, David Grohl e sua trupe não curtem levar os videoclipes muito a sério. É quase um cano de escape dos caras da banda. “Learn to Fly” tem uma narrativa engraçadíssima, contando com a participação de Jack Black e Kyle Grass, dupla do Tenacious D.

Skid Row – “Wasted Time” (1991)

Pode parecer um sonho distante, mas Skid Row visitava constantemente a parada do Disk MTV no começo da década de 90, tendo “Wasted Time” como o clipe mais presente no programa.

https://www.youtube.com/watch?v=okawX34uhq4

O Rappa – “Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)” (1999)

Eu cansei de ligar a TV e ver esse clipe na primeira posição. Confesso que houve momentos em que não aguentava mais e torcia contra. Era meio em vão. “Minha Alma” ficou na para do Disk por várias semanas, mas hoje em dia já fiz as pazes com o clipe e a música é soberba.

Racionais MCs – “Diário de um Detento” (1997)

A narrativa de Mano Brown é marcante, assim como o videoclipe, que se fez presente por um longo tempo na MTV. Um dos mais importantes clipes brasileiros da década de 90.

Skank – “Resposta” (1998)

O clipe é bom? Não. Mas a música é uma das melhores da banda mineira, que ao longo dos anos passou pelo programa com qualquer clipe que lançassem.

Spice Girls – “Wannabe” (1997)

O fenômeno musical Spice Girls foi um dos casos bem sucedidos de girlband da década de 90. Nenhum clipe do curto período de existência ativa das meninas britânicas ficou de fora da parada, seja “2 Become 1”, “Spice Up Your Life” ou “Holler”.

OutKast – “Hey Ya!” (2004)

Apesar de ter sido lançado em 2003, foi em 2004 que a canção estourou e grudou na mente de todas as pessoas no planeta. O hit daquele ano, sem dúvida.

Eminem – “The Real Slim Shady” (2000)

As rimas sagazes e rápidas, os clipes satíricos e a imaturidade de jovem rapper branco. Esse era Eminem. Esse cara também é um daqueles casos de artista que nunca largava o top 10 da MTV. São tantos clipes marcantes, mas só dá pra escolher um.

Silverchair – “Miss You Love” (2000)

A baladinha tristonha da banda australiana chegou a ficar no topo da parada e encheu os olhos das menininhas de lágrimas – mas convenhamos, é boa mesmo.

R.E.M. – “Losing My Religion” (1991)

Um dos melhores clipes de todos os tempos possui uma das canções mais poderosas que já passaram pelo Disk MTV. Sim, houve um tempo em que isso liderava a preferência do público. Deu saudades né? Trívia: o vídeo faturou seis prêmios, incluindo o melhor do ano, no VMA daquele ano.

https://www.youtube.com/watch?v=if-UzXIQ5vw

Nirvana – “Come As You Are” (1992)

As pirações de Kurt Cobain ficaram registradas em seus clipes e “Come As You Are” é um bom exemplo disso. Seja lá qual fosse a música do Nirvana, era batata: entrava na parada.

Red Hot Chili Peppers – “Californication” (2000)

Os clipes da banda sempre foram inventivos e “Californication” foi uma invenção de pura diversão, transformando seus integrantes em personagens em um jogo de videogame. Quer algo mais legal do que isso? Podia ter sido “Otherside” também, mas qualquer um dos do RHCP tá valendo.

Madonna – “Ray of Light” (1998)

Se alguém recebe o título de rainha, é porque há algum motivo. Madonna não recebeu a denominação de Rainha do Pop de graça. Seus videoclipes, assim como os do rei MJ, sempre trouxeram inovação no meio videoclíptico. “Ray of Light” é um desses exemplos, sendo considerado um dos melhores clipes da história.

https://www.youtube.com/watch?v=a4tD8dy9Reg

Britney Spears – “…Baby One More Time” (1999)

Quem diria que essa doce colegial se tornaria… Bem, a Britney, bitch. Não dá pra pensar na história da MTV sem pensar em Britney Spears e seus clipes. “Oops!…I Did it Again”, “Sometimes”, “I’m a Slave 4 U”, “Toxic”. São vários os hits que passaram pelo Disk MTV, mas nenhum é mais marcante do que o clipe de estreia da ex-namorada de Justin Timberlake.

‘N Sync – “Bye Bye Bye” (2000)

Justin Timberlake com cabelo de miojo. Marionetes. Dancinha tosca e cara de mau dos integrantes da boyband. Uma música com refrão grudento. Sucesso né, galera.

Guns N’ Roses – “November Rain” (1992)

Qualquer coisa que Axl Rose e companhia faziam ia parar direto no Disk MTV. Dos clipes mais simples até às novelas mexicanas como é o caso de “November Rain”, a banda hitou até dizer chega e a banda se desfazer.

Bon Jovi – “It’s My Life” (2000)

Uma das músicas mais pedidas no karaokê perto da sua casa. Um dos hinos mais cantados pelas pessoas ao redor do globo. A canção mais pegajosa e viciante do grupo liderado por Jon Bon Jovi. É suuuuuuuuucessoooooo!

blink-182 – “All the Small Things” (2000)

Na lista de bandas que gostam de tirar sarro de si mesmos e dos outros em seus clipes está blink-182, que esteve constantemente nas paradas ainda com “What’s My Age Again?”, “I Miss You”, “Feeling This”, entre outros.

Oasis – “Wonderwall” (1995)

O Britpop dos irmãos Gallagher conquistou o mundo inteiro, e a arrogância e brigas constante deles destruíram a banda. Ainda assim, eles foram bem longe na carreira, lançando canções memoráveis, como é o caso do estrondoso hit “Wonderwall”, presença constante em qualquer parada mundial, não somente no Disk MTV.

Backstreet Boys – “Show Me The Meaning Of Being Lonely” (2000)

Em 2000, praticamente não teve para ninguém. Foram praticamente três meses direto na primeira colocação do Disk MTV. Foram as raras exceções em que o vídeo perdeu o posto. Duas, para ser mais exato, foi o número de vezes: para “Otherside”, do RHCP, e “If Only”, dos Hanson. A música é meio xarope e os caras têm clipes e canções bem melhores, mas fazer o quê. Faz parte da história da parada.

Menções honras para clipes que poderiam estar nesta lista, mas é muito difícil se decidir:

Coldplay – “Yellow”
Blur – “Song 2”
The Verve – “Bitter Sweet Symphony”
Natalia Imbruglia – “Torn”
Cássia Eller – “O Segundo Sol”
Pitty – “Equalize”
Aerosmith – “Crazy”
The White Stripes – “Seven Nation Army”
Hanson – “Mmmbop”
Green Day – “Basket Case”
Couting Crows – “Mr. Jones”
Creed – “My Sacrifice”
Nickelback – “How You Remind Me”
Gabriel O Pensador – “Cachimbo da Paz”
Alanis Morissette – “Ironic”
Shakira – “Estoy Aqui”
Beastie Boys – “Sabotage”
No Doubt – “Don’t Speak”
Celine Dion – “My Heart Will Go On”
Charlie Brown Jr. – “Proibida Pra Mim”
The Hoobastank – “The Reason”
Avril Lavigne – “Sk8er Boi”
Aqua – “Barbie Girl”
Sandy & Junior – “Desperdiçou”
Savage Garden – “Truly Madly Deeply”
Daft Punk – “Around the World”
t.A.T.u. – “All the Things She Said”
Gorillaz – “Clint Eastwood”

Gostou da seleção? Não curtiu? Acha que foi injusta e que está faltando algum nome nessa relação? Dê sua opinião!

9 thoughts on “Os Clipes Mais Marcantes do Disk MTV | MTV Brasil 24 Anos

  1. Cade blind melon no rain,everything about you,faith no more epic,iron maiden,metálica,mamonas,Marisa monte,van halen,link Park,como não tem a mais marcante de todas a madona,eu podia ficar lembrando horas,eu assisti a MTV desde sua estréia até o final,eu acho que essa lista tem que ser refeita,os mais marcantes não estão.

    1. Na verdade essa lista está bem concentrada entre 1999 e 2000. Uma banda (que eu não gosto) que não pode faltar em qualquer lista sobre a MTV é o Guns ‘n’ Roses, uma das bandas mais importantes da história do canal. No mais, concordo com a Fabiana, a lista não está bem feita, aliás foi feita aparentemente com base no gosto pessoal de quem a fez, não com a intenção de refletir as mais marcantes. Só pra constar, acompanhei a MTV desde o início, como a Fabiana, embora apenas até o início dos anos 2000.

  2. É tão bom encontrar ex-MTViciados na rede. hehehehehehe… Bons tempos aqueles. Também concordo com os comentários acima, pois faltou várias bandas e artistas. Enfim. Vamos considerar como “apenas para citar alguns” rsrsrs. Valeu pela lista e as lembranças.

  3. Esse clipe dos Backstreet Boys ficou 21 semanas em 1º lugar do Disk MTV e Top 20 BR , ou seja, 6 meses. Eu tenho um caderno com as paradas de 1998 a 2004. De resto você fez uma seleção ótima com clipes muito significativos para audiência.

  4. É claro que não é possível fazer uma lista perfeita, mas algumas ausências são verdadeiros pecados. “Here we go”, do Shelter, foi um verdadeiro fenômeno praticamente motivando a banda a tocar aqui no Brasil.
    “Big bang baby” – Stone Temple Pilots.
    “Perry Mason” – Ozzy Osbourne.
    “Like a rolling stone” – The Rolling Stones.
    “Tubthumping” – Chumbawamba.
    “Beautiful Life” – Ace of Base.
    “Dignidade” – Sr. Banana.
    “Peaches” – The Presidents of the United States of America.
    “A Tempestade” – Maskavo Roots.
    “Eu não aguento” – Titãs.
    Mas eu também estou esquecendo algumas.
    Abraços e obrigado pelas boas lembranças.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *