The Killing – Quarta Temporada | Review

Retornando dos mortos pela segunda vez, enfim série chega ao final por conta própria 

the killing season 4 poster

Por Rodrigo Ramos

Não dá nem para comparar The Killing com Jesus, porque o homem mais conhecido do planeta ressuscitou apenas uma vez – estamos no aguardo da próxima. Talvez a série se equipare com Goku, que voltou à vida diversas vezes.

the killing season 4 photo 01

O seriado policial foi cancelado ao final de seu segundo ano. Mas a FOX, uma de suas produtoras, juntamente com um empurrãozinho do Netflix, fizeram com que a AMC, canal exibidor, desse mais uma chance através de um acordo. Fomos então premiados com uma das melhores temporadas da temporada 2013/2014, inclusive com um dos episódios mais marcantes do ano.

Quando o terceiro ano terminou daquele jeito que acabou, os fãs esperavam por mais uma temporada. Então a AMC cancelou de vez e disse que não tinha jeito. Porém, o site de streaming Netflix impediu que a série fosse finalizada daquela maneira e produziu, por conta própria, mais seis episódios para dar um desfecho digno (e planejado) para The Killing.

The Killing season 4 netflix pic 07

O quarto e decisivo ano de The Killing inicia logo na sequência dos eventos do último episódio da terceira temporada. Linden (Mireille Enos) e Holder (Joel Kinnaman) deram fim no carro e no corpo do Skinner, tendo agora que encobertar todos os seus passos para que ninguém descubra o que fizeram. E com isso, a verdade sobre os assassinatos das crianças ficam igualmente submersos. Enquanto tentam disfarçar, criar histórias e fazer pokerface, os dois ainda recebem uma nova tarefa: investigar uma chacina. Uma família com pai, mãe e duas filhas foram mortos à queima roupa dentro de casa. O filho, Kyle (Tyler Ross), que também foi alvo do ataque, acabou sobrevivendo, mas é o principal suspeito. O rapaz estuda em uma academia militar só para garotos e a diretora, a Coronel Margaret Rayne (Joan Allen), quer de todas as formas impedir que os detetives protagonistas cheguem nele, ao mesmo tempo que colabora (mas bem pouco) com a investigação.

The Killing - Quarta Temporada

Assim como nas temporadas anteriores, a série não se apressa para nos revelar quem é o culpado – apesar de que agora é bem mais ágil, uma vez que nesta temporada o número de episódios cai por mais da metade. De mesmo modo, as pistas são diversas, utilizadas tanto para nos enganar e nos apontar a direção correta. A série tem aquela mania de nos induzir a pensar que é uma pessoa e logo em seguida acusar outro. Não é ótimo isso? A atmosfera soturna e chuvosa, com fotografia em tons cinzentos e azulados estão lá, mantendo o clima da série intacto.

the killing season 4 photo 02

A temporada traz temas bons de serem debatidos. O primeiro deles, o mais evidente, é o embate entre os costumes normais e os militares. A Coronel Rayne é a figura autoritária da qual Linden, uma eterna rebelde tanto no trabalho quanto na vida, tem um confronto inevitável. O duelo de atuação entre as duas atrizes é lindo de ver. Entra dentro desse embate a forma como os homens são colocados na linha, muitas vezes de maneira cruel, seja pelos militares nos níveis mais altos da hierarquia ou através do tratamento dos próprios colegas.

the killing season 4 photo 03

Outro tema recorrente nesta temporada foi o da família. A convivência e a criação são objetos de análise dos personagens, cada um num momento. Kyle é o garoto traumatizado porque sua mãe não o considerava como filho já que é filho de outra mulher; Rayne nunca foi casada, então enxerga em Kyle o filho que nunca teve, por isso o protege como se fosse seu; Linden não sabe como ser uma boa mãe porque não teve uma – que a abandonou quando criança; Holder está prestes a ser pai e isso mexe com ele de diversas maneiras. Claro, existem outros detalhes nessas tramas, mas deixemos não ditas algumas surpresas. Os dois temas se fundem e ajudam a conduzir a narrativa, que se encaixa muito bem, fazendo com que a relação entre os personagens se aproxime.

the killing season 4 photo 07

Mesmo numa temporada tão curta, dá tempo de explorar as figuras introduzidas aqui, enquanto o caso Skinner ainda continua assombrando e tirando o sono de Linden e Holder. Talvez por ser mais enxuta e objetiva, a temporada consegue passar em uma única sessão sem que o espectador se canse. O esmero vem diante da maneira com que destrincha os fatos, com sutileza, naturalidade, uma verdadeira escavação minuciosa e uma porrada emocional.

the killing season 4 photo 04

Linden e Holder desempenham o papel de uma dupla predestinada a nunca ser feliz. Ambos são desgraçados na vida e um futuro é improvável para eles diante das circunstâncias, apesar de terem alguns lampejos de felicidade, ironicamente na área familiar. A química entre eles ainda é fantástica, uma das melhores duplas já vistas nas telas. Interessante notar como um é o equilíbrio do outro. Quando um perde a cabeça, o outro está lá para segurar a barra. A certo ponto, nota-se que os dois são iguais e confiança é algo que somente existe ali, nessa dinâmica conturbada, cheia de tragédias e assassinatos ao redor. É inegável que são os melhores amigos e o afeto que existe na relação transforma The Killing em uma série que vai além do mero seriado policial.

the killing season 4 photo 05

O que The Killing de oferece de diferente dos demais do seu gênero é pegar crimes difíceis de serem solucionáveis, mas que têm saída. As pistas não caem do céu, a polícia erra (assim como as pessoas, em geral) e os assassinos nunca são psicopatas doentios. Eles têm motivações – nem sempre boas, mas estão lá. Os últimos minutos quase estragam o desfecho chocante e satisfatório, saindo totalmente do tom de todos os 44 capítulos, mas não estraga a experiência. O que The Killing faz de tão bem, afinal, é desenhar seus personagens e suas tramas como se fizessem parte de uma realidade tão fria e cruel quanto a nossa. E vamos sentir falta disso no ar.

the killing season 4 photo 04

The Killing: Season Four EUA, 2014 – 6 episódios Drama / Policial

Desenvolvido por: Veena Sud Baseado na série: Forbrydelsen, de Søren Sveistrup Elenco: Mireille Enos, Joel Kinnaman, Joan Allen, Gregg Henry, Tyler Ross, Sterling Beaumon, Levi Meaden, Amy Seimetz, Liam James, Jewel Staite, Billy Campbell

4 STARS

https://www.youtube.com/watch?v=qZGC6lsDX78

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *