Império | Primeiras Impressões

Com personagens e narrativa bem definidos, trilha esperta e uso de flashbacks, a nova novela das 9 agrada mais que sua antecessora

Império 01

Por Jefferson Luchtenberg

No alto do Monte Roraima, após a chegada de helicóptero, um pai conta para a filha sua história de vida e lhe apresenta o túmulo de seu melhor amigo, um homem que conheceu por poucos dias, mas foi decisivo em seu destino. Alexandre Nero é José Alfredo, um homem que construiu um império com o contrabando de pedras preciosas e mostra para sua filha Maria Clara, interpretada pela atriz Andréia Horta, onde tudo começou. Com essa deixa a trama nos leva para 1980 e nos apresenta uma versão jovem de Zé Alfredo agora interpretado por Chay Suede.

Império 03

Zé chega na cidade em busca de emprego e se hospeda na casa do irmão Evaldo (Thiago Martins). O jovem falha na missão de encontrar um emprego, mas é bem sucedido numa missão menos nobre: trai seu irmão ao se envolver emocionalmente com sua cunhada Eliane (Vanessa Giácomo). A atração entre os dois é tamanha que os leva a planejar uma fuga que é impedida pela onipresente e amargurada Cora (Marjorie Estiano), irmã de Eliane. Cora começa a demonstrar seus traços de vilania e destrói Zé Alfredo emocionalmente.

Império 02

Aos prantos, o jovem é abordado na rodoviária por Sebastião (Reginaldo Faria), que lhe oferece um emprego. A bondade injustificada de Sebastião leva o protagonista para o Monte Roraima onde ele conhece os garimpos de pedras preciosas. Esse território sem lei lhe tira seu novo amigo que, ao morrer em um conflito, lhe deixa de herança seus contatos e seu império ilegal.

Império 04

A primeira semana da trama foi marcada por comentários nas redes sociais sobre a trilha sonora, especialmente a música escolhida para abertura, e os atores Chay Suede e Marjorie Estiano. Chay foi tratado como novidade e estreante, sem menções ao seu surgimento no reality show Ídolos e o passado como ator da novela teen Rebelde, ambos da Record. A trilha, apesar de cool, também não é novidade e segue os passos de tramas recentes apresentadas pelo canal, como a minissérie Amores Roubados e O Rebu, nova novela das 23h. O destaque fica por conta de “Lucy In The Sky With Diamonds” logo na abertura, um clássico dos Beatles na voz de Dan Torres. E Marjorie foi extremamente elogiada por sua interpretação como vilã.

https://www.youtube.com/watch?v=ZqXmBy1_qOQ

Um dos diferenciais da trama em relação a sua antecessora está justamente na fase de flashback, onde os primórdios da história são apresentados. Ao contrário de Manoel Carlos, que nos deu diversos personagens em seus anos dourados, Aguinaldo Silva concentrou sua primeira fase em apenas quatro personagens que seguem na trama e seus filhos. Mas repete o erro de Em Família com escalações improváveis de pais e filhos. Em Império, o caso mais gritante é de Alexandre Nero, com seus 44 anos, pai de Caio Blat e Andréia Horta, de 34 e 30, respectivamente.

Império 05

A volta ao passado durou apenas três capítulos, mas antes de ser encerrada na quarta-feira, apresentou a formação do casal José Alfredo e Maria Marta (Adriana Birolli/Lília Cabral), a morte de Evaldo e o nascimento de Cristina (Leandra Leal) filha bastarda de Zé Alfredo, bem como seus filhos legítimos José Pedro (Caio Blat), Maria Clara (Andreia Horta) e João Lucas (Daniel Rocha). Ainda nesse tempo nos apresentou o conflito de Zé para largar o contrabando com ajuda de Maria Joaquina (Regina Duarte).

Império 06

O autor acertou em simplificar a apresentação do passado dos personagens principais e ao nos dar uma trama marcada, com personagens e suas histórias definidas. As chamadas nos intervalos comerciais estão bem explicativas, deixando tudo claro para os telespectadores. No capítulo de sexta-feira, a trama volta para cena de abertura da novela, com pai e filha repetindo os diálogos no alto do Monte Roraima. A primeira semana não mostrou todos os personagens, mas cobriu a maioria, deixando claro que ainda há muitas linhas para explorar. Ainda é cedo para decretar o sucesso, mas o ibope da faixa já respondeu significativamente, subindo de 29 para 33 pontos. Agora nos resta acompanhar os próximos capítulos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *