Há 10 Anos na TV | Review Retrô

Dos finais de Friends e Sex and the City às estreias de House e Lost, tudo o que aconteceu na TV em 2004

Por Rodrigo Ramos

Previamente resolveu fazer um grande especial, um Review Retrô com o que aconteceu há dez anos na cultura pop, abraçando o cinema, a TV e a música. Nós olhamos o passado com bons olhos e curtimos uma nostalgia caprichada.

Nesta segunda edição, o foco é a TV. Quais séries foram premiadas? O que aconteceu de marcante para a história da televisão de alguma maneira? Quais seriados entraram no ar e quais se despediram da grade de programação? Tudo isso e um pouquinho mais você confere logo abaixo.

Marcos na TV!

No dia 25 de janeiro aconteceu a 61ª edição do Globo de Ouro. Nela três títulos se destacaram. Nas categorias principais deu The Office (versão britânica) e 24 Horas como melhor série de comédia e dramática, respectivamente. A primeira ainda faturou o troféu de ator cômico (Ricky Gervais), enquanto a segunda levou só uma estatueta pra casa. No entanto, o maior vencedor da noite foi a minissérie da HBO Angels in America, com cinco prêmios – melhor ator (Al Pacino), atriz (Meryl Streep), ator coadjuvante (Jeffrey Wright), atriz coadjuvante (Mary-Louise Parker) e minissérie ou telefilme. Outros vencedores da premiação foram: Sarah Jessica Parker por Sex and the City (melhor atriz em comédia), Frances Conroy por Six Feet Under (atriz em drama) e Anthony LaPaglia por Without a Trace (ator em drama).

Al Pacino e Meryl Streep humilham a concorrência com a minissérie Angels in America no Globo de Ouro
Al Pacino e Meryl Streep humilham a concorrência com a minissérie Angels in America no Globo de Ouro

No dia 19 de setembro rolou a 56ª edição da maior premiação da televisão, o Emmy Awards. O quebrador de recordes foi a minissérie Angels in America, entrando pra história da premiação como o primeiro programa a ganhar as sete principais categorias em que disputou – melhor ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, direção, roteiro e minissérie ou telefilme.

A minissérie Angels in America venceu todas as premiações que disputou em 2004
A minissérie Angels in America venceu todas as premiações que disputou em 2004

O grande vencedor do prêmio mais cobiçado da noite, o de melhor série dramática, ficou para The Sopranos, levando pela primeira vez o troféu pra casa, tirando finalmente The West Wing do poder, já tendo vencido na categoria quatro vezes consecutiva. The Sopranos conquistou quatro prêmios no total (série dramática, ator e atriz coadjuvantes e roteiro). Logo atrás, com três títulos, ficou Arrested Development (melhor série cômica, direção e roteiro). Conquistaram três prêmios também The Practice e Frasier.

Outros vencedores de destaque foram: Sarah Jessica Parker por Sex and the City (atriz em comédia), Allison Janney por The West Wing (atriz em drama), Kelsey Gramer por Frasier (ator em comédia) e James Spader por The Practice (ator em drama).

A trupe de The Sopranos recebe o prêmio de melhor série no Emmy 2004
A trupe de The Sopranos recebe o prêmio de melhor série no Emmy 2004

No dia 6 de maio, Friends chegou ao fim! Após 10 temporadas e 236 episódios na conta, a série cômica se tornou um dos maiores marcos da televisão. Prova disso foi o seu series finale. O seriado teve o quarto episódio final de maior audiência da história da TV com 52,5 milhões de telespectadores.

 Confira Os Melhores Episódios de Friends

No dia 15 de maio, Jimmy Fallon se despediu do elenco do Saturday Night Live na season finale da 29ª temporada do programa cômico.

No dia 26 de maio, aconteceu a final da terceira edição do American Idol, que teve como vencedora a cantora Fantasia Barrino.

No dia 8 de outubro, Amy Poehler assumiu o posto de co-âncora de Tina Fey no quadro Weekend Update do Saturday Night Live. Poehler substituiu Fallon, formando a primeira dupla feminina a apresentar o quadro.

Várias emoções no último episódio de Friends
Várias emoções no último episódio de Friends

O adeus aos programas que marcaram sua infância ou pré-adolescência!

Dois mil e quatro foi um ano em que várias animações famosas dos canais Nickelodeon e do Cartoon Network deixaram de existir e tiveram seus últimos episódios exibidos pelas emissoras. O desenho de maior carreira certamente foi Rugrats – Os Anjinhos, que começou lá em 1991 e, depois de 172 episódios e nove temporadas, chegou ao fim no dia 8 de junho. Outro nicktoon que chegou ao final no mesmo dia foi Hey Arnold! após 100 episódios exibidos desde 1996. Ainda na Nickelodeon foram canceladas as animações CatDog (1998-2004) depois de 68 episódios e Rocket Power (1999-2004) após 61 episódios.

Rugtras - Os Anjinhos é o segundo desenho original da Nickelodeon - o primeiro é Doug
Rugtras – Os Anjinhos é o segundo desenho original da Nickelodeon – o primeiro é Doug

No canal concorrente, Cartoon Network, duas animações queridas do público saíram do ar. No ar desde 1997, Johnny Bravo chegou ao seu final no dia 27 de agosto depois de 67 episódios exibidos. No dia 25 de setembro foi dia de dar adeus para Samurai Jack (2001) após 52 episódios.

Apesar de não ser uma animação, um programa infanto-juvenil marcante também se despediu da TV. Estrelado por Hilary Duff (por onde ela anda, aliás?), Lizzie McGuire teve 65 episódios divididos em duas temporadas entre janeiro de 2001 e fevereiro de 2004, exibidos pelo Disney Channel.

Johnny Bravo foi o segundo desenho original criado pelo Cartoon Network - o primeiro fora O Laboratório de Dexter
Johnny Bravo foi o segundo desenho original criado pelo Cartoon Network – o primeiro é O Laboratório de Dexter

Séries que chegaram ao fim

Não foram só programas voltados para as crianças e Friends que chegaram ao fim. Aqui estão alguns dos que deram seu último suspiro:

Space Ghost Costa a Costa (1994) – 10 temporadas – 110 episódios – criador por: Mike Lazzo, Alex Toth (personagens) – exibição do último episódio: 12 de abril.

Sex and the City (1998) – 6 temporadas – 94 episódios – criado por: Darren Star – prêmios: 45, incluindo 8 Globos de Ouro e 7 Emmys – exibição do último episódio: 22 de fevereiro.

Sex and the City: ótima série, péssimos filmes
Sexo, moda e relacionamentos na cidade são os temas de Sex and the City

Angel (1999) – 5 temporadas – 110 episódios – criado por: Joss Whedon, David Greenwalt – prêmios: 12 – exibição do último episódio: 19 de maio.

Frasier (1993) – 11 temporadas – 264 episódios – criado por: David Angell, Peter Casey, David Lee – prêmios: 112, incluindo 3 Globos de Ouro e 37 Emmys (sendo 5 vezes vencedor do prêmio de melhor série de comédia) – exibição do último episódio: 13 de maio.

Uma das comédias de maior sucesso da TV, Frasier é um spin-off de outro grande boom televisivo, o seriado Cheers (1982-1993)
Uma das comédias de maior sucesso da TV, Frasier é um spin-off de outro grande boom televisivo, o seriado Cheers (1982-1993)

As principais estreias do ano

Algumas das séries que estrearam em 2004 foram marcantes e significativas para a história da TV. Sem exagero. De mistérios sobrenaturais, criminais e médicos até o dia-a-dia de um grupo de lésbicas e outro de donas de casa, o ano foi bem variado e com agradáveis surpresas. Algumas duraram por anos, enquanto outras foram canceladas muito cedo.

A lista começa com um seriado mexicano que fez muito sucesso no Brasil e em muitos países pela América Latina. Produzida pela Televisa, ia ao ar no dia 4 de outubro o primeiro episódio de Rebelde (ou RBD, para os íntimos). Poucos sabem disso, mas a telenovela é um remake (sim!) de uma novela argentina chamada Rebelde Way (sério!), que foi ao ar entre 2002 e 2003 na Argentina. RBD teve 440 capítulos ao todo.

Trívia: Dulce Maria, de RBD, é sobrinha-neta da pintora Frida Kahlo (sério!)
Trívia: Dulce Maria, de RBD, é sobrinha-neta da pintora Frida Kahlo (sério!)

No Brasil, tivemos uma série muito divertida que durou quatro anos. A Diarista estreou dia 13 de abril na Rede Globo após o sucesso do especial de fim de ano exibido em dezembro do ano anterior. Estrelado por Cláudia Rodrigues, ela deu vida à empregada Marinete e a série acompanha o seu trabalho. Destaque para a melhor amiga, a poia Solineuza, interpretada brilhantemente por Dira Paes. Atualmente é possível relembrar os bons dias da série pelo Canal Viva.

Equipe de A Diarista
Parte do elenco de A Diarista

Marcou sua primeira aparição na TV também o programa infantil-educativo LazyTown, famoso no Brasil por sua exibição no Discovery Kids. Meus primos menores assistem isso e eu realmente acredito que esse programa deve danificar o cérebro de alguma forma. Poucos sabem, mas a atração é uma co-produção entre Islândia e EUA.

Em Portugal, Lazy Town se chama Vila Moleza
Em Portugal, Lazy Town se chama Vila Moleza

Existem alguns seriados que, particularmente, não fazem diferença na minha vida. O primeiro deles é Joey, spin-off de Friends estrelando Matt Le Blanc. O piloto foi exibido pela NBC no dia 9 de setembro e ainda durou duas temporadas. Foi longe até perto do desastre que é. Nasceu neste ano mais um derivado de CSI. Muita investigação em CSI: NY, que estreou no dia 22 de setembro e foi cancelado recentemente, em 2013, após nove temporadas. Uma série com uma legião de fãs é a ficção científica militar Battlestar Galactica, que nasceu no dia 18 de outubro, teve quatro temporadas, venceu alguns prêmios técnicos no Emmy e até entrou na lista das 100 melhores séries de todos os tempos da Revista Time.

Battlestar Galactica é uma franquia, que teve sua primeira versão na TV em 1978
Battlestar Galactica é uma franquia, que teve sua primeira versão na TV em 1978

Deadwood é um western que mistura fatos com ficção ambientado nos anos de 1870. Estreou no dia 21 de março e teve apenas três temporadas, o que causou insatisfação dos fãs e até dos críticos (a série era uma daquelas queridinhas, faturando oito prêmios Emmy e um Globo de Ouro). A HBO prometeu que iria fazer dois filmes para finalizar a história decentemente, porém nunca saiu do papel. Outra série querida por muitos e que teve uma vida mais curta do que deveria é Veronica Mars, que estreou no dia 22 de setembro. Com apenas três temporadas, a série de investigação estrelada por Kristen Bell teve um destino diferente de Deadwood e conseguiu em 2014 colocar um ponto final com o lançamento do filme de mesmo título, realizado com dinheiro dos fãs através de crowdfunding.

Deadwood ocupa a 8ª posição na lista divulgada em 2013 pela revista TV Guide sobre "séries que foram canceladas cedo demais"
Deadwood ocupa a 8ª posição na lista divulgada em 2013 pela revista TV Guide sobre “séries que foram canceladas cedo demais”

Uma série que também vai ganhar filme é Entourage, mas não porque teve vida curta na telinha. Pelo contrário. As crônicas de um astro em Los Angeles foram contadas em oito temporadas, tendo seu primeiro episódio em 18 de julho.

Diferente de Friends, Entourage vai ter um filme! O longa deve estrear em 2015
Diferente de Friends, Entourage vai ter um filme! O longa deve estrear em junho de 2015

Houve espaço para novas séries focadas no público feminino. A primeira delas, The L World, estreou no dia 18 de janeiro. O seriado contava o dia-a-dia de um grupo de mulheres homossexuais e durou seis temporadas. Já Desperate Housewives teve vida mais longa, com oito temporadas, seis prêmios Emmy e três Globos de Ouro no currículo. A narrativa das mulheres que moram num subúrbio nos EUA e todas as mentiras e segredos por trás das belas fachadas começou sua longa carreira no dia 3 de outubro.

Desperate Housewives é a série protagonizada só por mulheres que mais tempo ficou no ar, ultrapassando Charmed por dois episódios - num total de 180
Desperate Housewives é a série protagonizada só por mulheres que mais tempo ficou no ar, ultrapassando Charmed por dois episódios – num total de 180

Um dos maiores fenômenos da TV na década passada certamente fora Lost, que estreou no dia 22 de setembro e durante seis temporadas criou muito mistério, teorias, fãs fanáticos e outros indignados. A história você deve lembrar. Um avião cai numa ilha e os sobreviventes tentam, bem, sobreviver. A série recebeu 10 prêmios Emmy (incluindo melhor série, em 2005), um Globo de Ouro de melhor série dramática em 2006 e entrou em 27º lugar na lista do Sindicato dos Roteiristas de Hollywood das 101 melhores séries de todos os tempos.

– Confira a lista dos 101 Melhores Programas de TV de Todos os Tempos

4, 8, 15, 16, 23, 42
4, 8, 15, 16, 23, 42

A última estreia de grande relevância do ano aconteceu dia 16 de novembro: House. Estrelada por Hugh Laurie, a trama trazia um médico rabugento que detesta pessoas, porém proporcional à sua arrogância é seu brilhantismo em desvendar as doenças dos pacientes. Foram oito temporadas, cinco prêmios Emmy (incluindo melhor direção pelo episódio “House’s Head”, penúltimo capítulo da 4ª temporada, uma das melhores coisas que já vi na TV), dois Globos de Ouro, além de figurar na lista das 101 melhores séries de todos os tempos na 74ª posição e ter sido o programa televisivo mais assistido no planeta em 2008.

 Confira Os Melhores Episódios de House

House não era só um ótimo médico como também filósofo. Ao longo da série, várias citações do protagonista trouxeram notoriedade ao programa. A mais conhecida é "Everybody lies" (em português, "todo mundo mente")
House não era só um ótimo médico como também filósofo. Ao longo da série, várias citações do protagonista trouxeram notoriedade ao programa. A mais conhecida é “Everybody lies” (em português, “todo mundo mente”)

Isso é tudo, pessoal! Esperamos que você retorne para a terceira parte do especial Review Retrô sobre tudo o que de mais importante aconteceu na Cultura Pop em 2004. Na próxima edição, o que rolou na música dez anos atrás.

Perdeu a edição anterior? Confira o que aconteceu em 2004 no cinema clicando aqui.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.