Os Melhores Episódios de Friends

Selecionamos os episódios mais marcantes da história da série

Friends

No dia 22 de setembro de 1994 ia ao ar, pelo canal NBC, o piloto de Friends, série criada pela dupla David Crane e Marta Kauffman. Despretensiosa, ela tinha por objetivo mostrar o cotidiano de seis amigos na cidade de Nova York, entre os romances, amizades, conflitos, empregos, família e por aí vai. Indo no embalo de Seinfeld, mas com uma pegada diferente, o enredo dos amigos Rachel, Monica, Phoebe, Chandler, Joey e Ross acompanharam uma geração nos quase 11 anos (e 10 temporadas) em que ficou no ar.

No dia 6 de maio, completou-se 10 anos desde a exibição do último episódio da série. Já faz um bom tempo, mas parece que foi ontem que esses personagens saíram de nossas vidas. Apesar disso, o sexteto ainda parece fazer parte da nossa história e suas experiências ao longo de 236 episódios parecem se confundir com nossas próprias vidas. Essa relação afetiva e de fácil identificação foram itens que fizeram com que Friends se tornasse uma das séries mais amadas pelos amantes da TV. Além, é claro, das ótimas piadas, afinal não há capítulo em que a risada não seja o alvo do seriado.

Com 59 prêmios na bagagem, incluindo um Globo de Ouro de melhor atriz (Jennifer Aniston) e sete prêmios Emmy, incluindo melhor série de comédia em 2002, e tendo o quarto episódio final de maior audiência da história da televisão com 52,5 milhões de espectadores, Friends entrou para o hall de seriados inesquecíveis. Por conta de tudo isso, o Previamente elaborou uma lista com os 10 melhores episódios do show, que você pode conferir logo abaixo.

Friends 2

10. S04E01: The One With the Jellyfish (1997) – Direção: Shelly Jensen

Quando sai do lugar comum, a série costuma ganhar força. Afinal, estamos quase sempre acostumados com os mesmos cenários numa sitcom. E quando o elenco sai das quatro paredes convencionais, há oportunidade para explorar novos desafios. Neste episódio em questão, dá-se sequência ao finale em que o grupo de amigos vai para uma casa de praia onde Rachel (Jennifer Aniston) convence a atual namorada de Ross (David Schwimmer) a raspar o cabelo e acaba tendo mais um caso com ele. E agora Ross precisa decidir com qual das duas ficará. Ao aceitar Rachel, ela dá para ele uma carta de 18 páginas com as condições para eles voltarem. Enquanto isso, Monica (Courteney Cox) é queimada por uma água-viva na praia. Ross finge que leu a carta – mas só depois descobre com o que consentiu. É aqui que relembramos a famosa frase “WE WERE ON A BREAK”. Já Monica, Chandler (Matthew Perry) e Joey (Matt LeBlanc) passam por uma das situações mais nojentas, traumatizantes e hilárias de toda a série.

 FRIENDS S04E01 The One With the Jellyfish

9. S08E023/24: The One Where Rachel Has a Baby (2002) – Direção: Kevin S. Bright

O bebê de Ross e Rachel finalmente ganha vida! Ok, demora um pouco. Cinco mulheres passam pela sala de espera das grávidas até Rachel dar a luz. Uma delas, inclusive, é Janice, uma das personagens recorrentes da série e certamente uma das mais marcantes. Os gritos de contração dela são puramente irritantes, como não poderia deixar de ser. Ainda há espaço para a relação entre Chandler e Monica ficar mais intensa, procurando um lugar para ele fertiliza-la, enquanto Phoebe tenta um romance com um paciente do hospital. É mais um daqueles episódios em que a série dosa o bom humor com uma colher cheia de emoção.

FRIENDS S08E23-24The One Where Rachel Has a Baby

8. S02E14: The One With the Prom Video (1996) – Direção: James Burrows

Como prova de amizade, Joey compra a Chandler uma pulseira de ouro escrita “para o meu melhor companheiro”. Awkward! Chandler passa por momentos desconfortáveis ao longo do episódio, mas o verdadeiro foco aqui é o momento do vídeo de formatura de Monica que dá início ao passado da juventude dos amigos. O legado da Monica gorda, da Rachel nariguda e do Ross com bigode – e o mais importante, o seu amor por Rachel. A encenação é de fazer qualquer um chorar de tanto rir, além de adicionar aquela dose de emoção que conquistou o público através dos anos pelo romance dos protagonistas.

Friends S02E14 The One With the Prom Video

7. S04E23/24: The One With Ross’s Wedding (1998) – Direção: Kevin S. Bright

A ida para Londres traz momentos inesquecíveis para a série. O passeio de Joey pela cidade contrastada na cara de “saco cheio” de Chandler; a briga dos pais de Ross e Emily (a noiva) por causa dos custos do casamento; Phoebe (Lisa Kudrow) há quilômetros de distância, grávida, tentando impedir que Rachel destrua o casamento de Ross; a ponta de Hugh Laurie como o passageiro do avião que se irrita com o fato de Rachel estar indo no casamento do ex para dizer que o ama (e ele concorda que eles estavam dando um tempo!); a primeira noite de Chandler e Monica; e, por fim, quando Ross diz no altar que aceita Rachel e não Emily.

Friends S04E23-24 The One With Ross’s Wedding

6. S10E17/18: The Last One (2004) – Direção: Kevin S. Bright

É o momento de despedida. Sozinho, não tem tanta força, mas depois de 234 episódios de série, o duplo capítulo final é um doce adeus aos personagens. Cada um está movendo em frente, com o nascimento dos gêmeos da barriga de aluguel de Monica e Chandler, enquanto Rachel está prestes a se mudar para Paris. Porém, Ross irá fazer alguma coisa para impedir que a filha Emma e sua amada partam para outro continente? Vocês já sabem o final desta história. É aquele balanço perfeito entre momentos divertidos e situações de balançar o coração. Está entre um dos melhores series finales de todos os tempos? Não. Mas é satisfatório e não divide opiniões como o de How I Met Your Mother, por exemplo.

Friends - S10E17-18 The Last One

5. S03E02: The One Where No One’s Ready (1996) – Direção: Gail Mancuso

Antes de Community, nos dias atuais, mostrar que é possível manter um episódio inteiro dentro de um único recinto, Friends já conseguiu fazer isso anos antes. Não, aqui ninguém fica sentado no mesmo local, um olhando pra cara do outro. Mas os 20 e poucos minutos do episódio passam inteiramente dentro da sala do apartamento de Monica. Ross fará um discurso num evento do museu em que trabalha e precisa que todos fiquem prontos o quanto antes, já que ele não pode se atrasar. O problema é que ninguém parece estar preocupado com o horário. Monica fica obcecada com uma ligação de Richard, seu ex-namorado, sem saber se a mensagem é nova ou não; Rachel precisa escolher a roupa; Phoebe precisa de algo que esconda a mancha de seu vestido; Chandler e Joey disputam para ver quem ficará com o lugar da poltrona. Enquanto isso, Ross está prestes a explodir no meio dessa confusão. Roteiro de primeira.

FRIENDS S03E02 The One Where No One’s Ready

4. S04E12: The One With the Embryos (1998) – Direção: Kevin S. Bright

Enquanto Phoebe se prepara para sua gravidez com os espermas do irmão, um aparentemente inocente jogo de adivinhações toma conta do apartamento de Monica. Afinal, quem se conhece melhor? Joey e Chandler sabem tudo sobre Monica e Rachel, ou é ao contrário? Ross desenvolve um fantástico quiz que começa com uma mera aposta envolvendo 100 dólares e no fim a aposta sobe para o apartamento das duas ou a morte das aves dos garotos. Que disputa genial, vai.

Friends S04E12 The One With the Embryos

3. S07E23/24: The One with Monica and Chandler’s Wedding (2001) – Direção: Kevin S. Bright

Um dos momentos mais esperados por todos os fãs da série: o casamento de Monica e Chandler. Claro, não poderia acontecer assim, sem nenhum contratempo. Chandler dá uma de, bem, Chandler, e surta quando se depara com o futuro de Sr. & Sra. Bing. Há vários momentos de destaque como a procura incessante de Ross e Phoebe por Chandler; as tentativas de Rachel de distrair Monica para que ela não suspeite do sumiço do noivo; a participação de Gary Oldman como um ator bêbado que contracena em um filme com Joey; as trocas de farpas entre a mãe e o pai travesti de Chandler; e, é claro, a revelação da gravidez de Rachel, além do casamento em si.

Friends S07E23-24 The One with Monica and Chandler's Wedding

2. S06E24/25: The One With the Proposal (2000) – Direção: Kevin S. Bright

Chegou a hora de pedir Monica em casamento! É claro que nada sai do jeito planejado. Richard, o ex-namorado de Monica, aparece e estraga os planos de Chandler. Depois de os amigos cometerem a gafe de pedirem para ver a mão dela, Chandler começa a agir como se a última coisa que desejasse na vida fosse casar, só para despistar. O problema é que enquanto isso Richard está tentando convencê-la a se unir no sagrado matrimônio com ele. Ops! Em outra vertente, Rachel leva Phoebe e Joey num evento de caridade. A loira enche a cara já que é open bar e Joey compra um veleiro. São vários os momentos hilários, intercalados com outros mais intimistas. A série mostra mais uma vez que consegue mesclar perfeitamente a hora de fazer piada com o instante de inserir uma cena intensamente sentimental. E o pedido de casamento é de arrancar qualquer sorriso a força.

FRIENDS S06E24-25 The One With the Proposal

1. S05E14: The One Where Everybody Finds Out (1999) – Direção: Michael Lembeck

De longe, o episódio mais engraçado de toda a série. Bem menos focado no romance de Chandler e Monica (apesar de acabar realçando a paixão dos dois), o capítulo traz à tona o relacionamento entre eles, descoberto finalmente por Phoebe e Rachel. Joey parece aliviado porque finalmente vai poder parar de mentir, porém as duas preferem tirar vantagem deles e começam a jogar. Logo Monica e Chandler sacam a zoeira e resolvem retribuir e entram no jogo. É aí então que Chandler e Phoebe disputam um duelo de “sedução” para ver quem é que vai mais longe. Além disso, há a aparição do famoso Naked Guy do apartamento do outro lado da rua, do qual Ross pretende alugar para si. A essência da série resumida aqui: piadas afiadas, situações constrangedoras, ironia, tiração de sarro, afetuosidade e uma pitada de romance. Ou seja, amizade de verdade.

FRIENDS S05E14 The One Where Everybody Finds Out

Fizeram parte desta eleição:
Rodrigo Ramos, Leonardo Costa, Bruna Osmari, Bruna Haut e Jefferson Luchtenberg – jornalistas;
André Fellipe da Silva – colaborador do site Série Maníacos e Previamente;
Pedro Henrique Homrich e Bruna Brehmer – fãs incondicionais da série.

Friends finale

Por Rodrigo Ramos

Anúncios

5 opiniões sobre “Os Melhores Episódios de Friends”

  1. Muito bom! Adorei… Só achei, e digo “achei” porque é uma opinião extremamente pessoal, que faltou os episódios: “Aquele do Futebol Americano” e “Aquele em que Rachel e Ross dão um tempo”, que além de ser muito triste e emocionante, é um dos episódios mais-mais da série.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s