Tá no Ar: A TV na TV | Primeiras Impressões

ta no ar 04

Por Jefferson Luchtenberg

A chamada exibida antes da estreia já alertava: “Não, você não errou de canal”. O que se viu a seguir realmente causou estranheza, foi algo inédito! A Rede Globo desceu de seu pedestal para rir de si mesma e dos concorrentes. Esse foi o tom adotado por Tá no Ar: A TV na TV, novo programa de Marcelo Adnet e Marcius Melhem. A atração surpreendeu pela liberdade editorial e referências claras às outras emissoras e suas atrações. O programa é compacto, com 25 minutos de duração, baseado em esquetes rápidas e será exibido às quintas-feiras, na terceira linha de shows da emissora.

ta no ar 02

O que se viu na tela foi a experiência de zapear por outros canais sem sair da Globo. Até mesmo uma barra de programação, característica da TV a cabo na troca de canal e com informações sobre o programa exibido, é usada pra criar essa ilusão. O expediente já foi usado por Adnet na época do Comédia MTV. Alias, esse parece o grande trunfo do programa, a volta de Marcelo da época da emissora musical.

ta no ar 10

O programa atirou para todos os lados e acertou na graça. Desde propagandas famosas até os programas jornalísticos e seriados foram ironizados. A Friboi de Roberto Carlos virou a Fribofe, onde um garçom serve uma refeição para um deputado de cabelos impecáveis e seu amigo forte e másculo. “Mas o Deputado não era contra?”. “Mas esse rapaz é Fribofe”, responde o político com um sorriso. A extinta Sex in the City vira “Sexy Indecisa” sobre uma mulher, variações de humor e suas amigas.

ta no ar 11

Cidade Alerta e Brasil Urgente, da Record e Bandeirantes, viram “Jardim Urgente”, um programa policial sobre os crimes infantis. O âncora do programa, claramente uma mistura de Datena e Rezende, pede aos gritos a redução da maioridade penal para um ano e meio. O fenômeno infantil Galinha Pintadinha aparece na versão candomblé, a “Galinha Preta Pintadinha” com músicas sobre macumba.

ta no ar 03

Os jornalistas de opinião também foram satirizados, com colegas e emissora desautorizando a opinião sem base dada pelo profissional. Algo que lembra a trajetória de Raquel Sheherazade e o repúdio de seus colegas do SBT. Ainda entraram na roda o ícone Silvio Santos que diz estar na emissora errada e Dr. House que vira Dr. Sus, o médico de um único diagnóstico: é virose!

ta no ar 08

O cenário político também não escapou. Criança Esperança virou “Fiança Esperança” para arrecadar dinheiro para políticos condenados pelo mensalão. E durante todo o programa um ativista/crítico reclama das escolhas de Rede Globo de Televisão e seu pensamento retrógrado. Numa das falas o personagem diz que a Globo não autoriza a menção do nome das concorrentes e cita SBT, Rede TV e Bandeirantes até a transmissão ser cortada.

ta no ar 06

O elenco do programa é grande, mas nele se destaca Renata Gaspar. A moça era a única coisa boa do extinto Saturday Night Live brasileiro. No programa de Rafinha Bastos ela dava show interpretando Carminha e Nina, numa paródia de Avenida Brasil. Ela também é queridinha da publicidade e pode ser vista em diversos comerciais atualmente.

ta no ar 01

As críticas nas redes sociais foram positivas, geralmente no comparativo com TV Pirata, humorístico do final dos anos 80. Encerrando o programa foram ao ar simulações de falas de telespectadores. “Aquele Adnet era mais engraçado na MTV”, diz uma delas e a outra acrescenta: “Ainda bem que eles debocharam foi dos macumbeiros e deixaram meu Jesus em paz”, uma deixa para o rap de JC de Nazaré. A temporada de estreia segue no ar até o dia cinco de junho e recebe Fátima Bernardes para uma participação especial.

ta no ar 09

Assista ao primeiro episódio na íntegra neste link.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.