How I Met Your Mother – Nona Temporada | Review

HIMYM se despede da TV em alta

How I Met Your Mother season 9

Minha relação com How I Met Your Mother é bem recente. A série pode ter começado lá em 2005, mas eu comecei a conferir seus mais de 200 episódios apenas em outubro do ano passado. Não tinha mais nada para assistir e resolvi fazer uma maratona louca para alcançar a atual temporada, a nona e última. Alcancei em janeiro. E que estrada percorri. Não serei clichê a ponto de dizer que foi legendário, porque não acho que a série está no top 5 de comédias de todos os tempos, mas certamente é uma das mais queridas da última década – preencheu a lacuna deixada por Friends, que por sua vez tinha preenchido o vazio de Seinfeld com o passar dos anos. Em comum, todas elas falam sobre um grupo de amigos em Nova York, mas cada uma delas com suas peculiaridades.

Daisy

Pra mim, a série foi boa de verdade até a terceira temporada. O caminho até a última temporada foi bem sinuoso. A estória foi perdendo força, as situações já não tinham mais a mesma graça e o desenvolvimento dos personagens enfraquecia. Sem contar que Ted (Josh Radnor) conseguiu se tornar um personagem tão chato quanto Ross em Friends – mas deu pra mudar essa situação em ambos os casos, ainda bem! Eu até fiquei de mal com a série por um tempo. Fiquei um mês parado na sétima temporada. Estava difícil. Mas então criei coragem e cheguei à nona. Não houve arrependimentos a partir do episódio um do ano de despedida da série.

HIMYM season 9 - 02

HIMYM tinha sofrido com o tempo e os criadores tiveram a melhor ideia para renovar o espírito dela e dar o gás necessário para o último ano: fazer toda a temporada em cima da semana de casamento de Robin (Cobie Smulders) e Barney (Neil Patrick Harris). Quem acompanha a série sabe muito bem que foi por conta desse casamento que Ted conheceu a Mother (Cristin Milioti). Com essa mudança nas estruturas da série, os roteiristas puderam fazer coisas que nunca fizeram antes, além de fazer uma história bem mais fechadinha e coesa, fazendo com que fosse necessário ver um episódio para entender o outro. Em sitcoms isso não costuma ser preciso, mas HIMYM fez dessa temporada um arco inteiro que precisa de todas as suas partes para fazer sentido.

Slapsgiving 3: Slappointment in Slapmarra

Apesar de se passar na semana do casamento, a série consegue utilizar de seus subterfúgios costumeiros. Os flashbacks e flashforwards estão presentes. Com isso, há episódios que se passam numa lembrança do passado e acabam rolando fora do contexto do casamento. No entanto, não soa como aleatório, mas sim necessário. Os roteiristas também dão conta de ir amarrando cada vez mais a narrativa com os eventos que aconteceram no passado, ali na semana do casamento e lá no futuro. As pontas soltas (ok, nem todas, mas as mais importantes, quase como Lost… ou não) começam a se amarrar, deixando o espectador cada vez mais ansioso para o ápice de como Ted encontrou a Mother – e o que acontece após isso.

HIMYM season 9 - 04

A temporada se beneficia da continuidade imediata dos episódios e dá a oportunidade de criar situações tanto hilárias quanto altamente afetivas. Pra mim, uma das melhores piadas que permeiam o nono ano é o pedido de Lily (Alyson Hannigan) para que o garçom Linus não deixe o seu copo vazio jamais. É incrível como a piada não envelhece e continua engraçada em toda sua recorrência. A outra é a do urso que deveria servir de dama de honra e entregar as alianças, algo que Barney diz brincando e Robin começa a ficar irritada, achando que é verdade. E, claro, a irritação de Robin com Patrice (Ellen D. Williams), uma dinâmica que nunca perde a graça.

How Your Mother Met Me

Uma das marcas registradas da série sempre foi a relação de amizade entre o quinteto Ted, Barney, Robin, Lily e Marshall (Jason Segel). Nesta reta final presenciamos a importância de cada um na vida do outro e como esse tipo de relação é o que verdadeiramente nos marca pro resto dos nossos anos – prova disso é o papo que Ted tem com a Mother em um momento no futuro ali naquele hotel em que se conheceram. As histórias de Ted são todas baseadas nas experiências que teve ao lado dos amigos. Por mais que a premissa da série seja a busca pelo amor da vida do rapaz, HIMYM se tornou muito mais sobre amizade do que qualquer outra coisa.

HIMYM season 9 - 11

Uma das citações mais marcantes do ano foi a seguinte:

“Os amigos, os vizinhos, os parceiros de bebida e os parceiros de crime que você ama tanto quando é jovem, à medida que os anos passam, vocês perdem contato. Vocês ficarão chocados quando descobrirem como é fácil se separar das pessoas pra sempre. É por isso que quando encontra alguém que você quer manter por perto, você faz algo a respeito”.

Sunrise

A citação de Ted Mosby é o resumo do que foi a série para ele. Quem amou de verdade, ele manteve por perto. Sua relação com Robin, que sempre fora tênue em se tratando de amor ou amizade, nunca deixou de existir. Ted desistiu de relacionamentos por causa dela. Nem sempre por achar que ainda ficaria com ela no final, mas porque ele genuinamente a amava e não suportaria ficar sem ela em sua vida, mesmo que como apenas amiga. O mesmo vale para os demais integrantes da patota. A citação vai além da realidade da série e serve para nossas vidas. Quantas pessoas nós já juramos amor eterno, parceria e tudo mais, e hoje não passam de uma mera lembrança? Não é com muita regularidade que isso acontece, mas HIMYM, quando se inspira de verdade, consegue ir fundo na alma. E quanto mais perto do final a temporada se encontrava, mais no fundo ela ia nos tocando.

The Locket

O ápice certamente foram os episódios 16 e 17. “How Your Mother Met Me” deu espaço para Cristin Milioti provar o porquê foi escolhida para o papel. Enquanto isso, o seguinte, “Sunrise”, coloca um ponto final na paixão platônica de Ted por Robin no episódio mais significativo, emocionante e até mesmo engraçado da série.

HIMYM season 9 - 08

Em suma, HIMYM fez desta nona temporada o ápice de toda a série. Trouxe consigo uma grande carga emocional, voltou a ser engraçada, se reinventou ao fugiu do seu lugar comum estabelecido nas demais temporadas, e colocou um ponto final satisfatório, com lágrimas e risadas. O duplo episódio final, aliás, é fantástico – apesar de deturpar todo o sentido da série nos últimos dois minutos. O seriado pode ter vacilado ao longo dos anos, mas esses personagens e as situações que viveram não deixaram de fazer ligação com o nosso cotidiano. O fato é que a conexão com esses personagens não termina com esse adeus. HIMYM não foi a melhor comédia de todos os tempos, mas certamente foi uma das mais adoradas e se despede em seu ápice.

"Last Forever", series finale of HIMYM

How I Met Your Mother: Season Nine
EUA, 2013/2014
Comédia
24 episódios

Criado por:
Carter Bays, Craig Thomas
Elenco:
Josh Radnor, Jason Segel, Cobie Smulders, Cristin Milioti, Alyson Hannigan, Neil Patrick Harris, Bob Saget, Lyndsay Fonseca, David Henrie

4 STARS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.