Uma doce Fernanda!

A série Doce de Mãe traz uma Fernanda Montenegro inspirada e foge do lugar comum das ambientações do eixo Rio-SP

Doce de Mãe

Por Jefferson Luchtenberg

O tom do seriado soa familiar, não porque falte originalidade ao roteiro, mas porque a família nele retratado tem os elementos de proximidade ideais com o telespectador. A começar pela matriarca Picucha, interpretada magistralmente por Fernanda Montenegro. A mãe de quatro e avó de cinco apresenta de maneira sutil e engraçada os efeitos da velhice. Esse é o argumento central da história escrita e dirigida pela dupla Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo, concebida originalmente como um especial de fim de ano, um telefilme para o mercado internacional, exibindo no final de 2012. Em 2013 a obra foi inscrita no Emmy Internacional e rendeu a indicação de Fernanda Montenegro na categoria Melhor Atriz. O prêmio veio pro Brasil e impulsionou a criação do seriado.

doce de mãe 5

Sua primeira temporada é formada por 14 episódios onde a personagem central percebe que não pode mais morar sozinha e se vê ainda as voltas com os problemas de seus filhos. O elenco do telefilme foi mantido, bem como sua ambientação em Porto Alegre (RS), e traz nomes bastante conhecidos como Daniel de Oliveira, Louise Cardoso, Marco Ricca e Matheus Nachtergaele. Drica Morais é a novidade interpretando Rosalinda, uma suposta filha bastarda do falecido marido de Picucha. Logo nos primeiros capítulos, antes de ir voluntariamente para um asilo, a senhorinha aluga seu apartamento para moça e assim passa a investigar sua suposição com a ajuda do genro.

doce de mãe 4

Os episódios foram gravados no Rio Grande do Sul, numa parceira da Rede Globo com a Casa de Cinema de Porto Alegre. Esse é um dos diferenciais do seriado que vem com sotaque gaúcho e foge do lugar comum das ambientações em São Paulo ou Rio de Janeiro. O humor do seriado começa com a trilha sonora de abertura, uma versão rock and roll do hino “Mamãe” eternizado por Angela Maria e Agnaldo Timóteo. Boas tiradas são a marca do roteiro que é uma crônica bem humorada das mudanças comportamentais experienciadas pela família brasileira atualmente.

doce de mãe 3

A vovozona interpretada pela primeira brasileira vencedora de um Emmy pode ser assistida às quintas-feiras, logo após o BBB. Ao que tudo indica a temporada será a primeira e única, pois Fernanda já está escalada para a nova novela de Gilberto Braga. A trama é a segunda da fila na sucessão de na faixa das 21 horas e nela viverá um par romântico com Nathalia Timberg.

doce de mãe 2

Confira todos os episódios exibidos da série no site http://globotv.globo.com/rede-globo/doce-de-mae/

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.